ilustração de ssma

SSMA: o que é e benefícios para as empresas

A adoção da política de SSMA tem se tornado cada vez mais comum entre diferentes tipos de empresas. Ela tem diretrizes que auxiliam no cumprimento das normas, na relação com os colaboradores e até mesmo na produtividade.

Por isso, implementá-la é uma forma de garantir uma série de benefícios à corporação. Isso acontece porque as bases dessa política são de grande importância e impactam diretamente no dia a dia dos colaboradores e consumidores.

O que é SSMA?

SSMA é uma sigla que representa Segurança, Saúde e Meio Ambiente. Estes são os três pilares da gestão de empresas que aplicam este conceito. Ela é inspirada na sigla inglesa HSE, que por sua vez significa Health, Safety and Environment.

New call-to-action

Uma empresa que assume a bandeira SSMA, portanto, é uma corporação que atua com foco nas bases dela. Isso significa que ela possui ações que promovem a saúde e a segurança dos colaboradores e consumidores, bem como o cuidado com meio ambiente.

Essas ações estão relacionadas com políticas de reconhecimento de riscos e de prevenção. Elas são de grande importância e podem trazer inúmeros benefícios para a empresa.

Como funcionam os pilares do SSMA?

O SSMA se baseia em três pilares, de modo que possui responsabilidades em relação a cada um deles. Veja como funciona:

  • Segurança: este pilar se relaciona com o cumprimento de normas de segurança pela empresa. Também, da promoção de um ambiente de trabalho seguro, o que envolve práticas de prevenção contra acidentes de trabalho, como a distribuição e a gestão de EPI (equipamentos de proteção individual);
  • Saúde: refere-se à promoção do bem-estar dos colaboradores, de modo que haja equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal. Trabalha com a prevenção contra doenças ocupacionais, com cuidados em relação à saúde física e mental;
  • Meio ambiente: corresponde ao cumprimento de normas ambientais. Do mesmo modo, de ações sustentáveis e que visam evitar impactos da produção empresarial na natureza.

Em cada um desses pilares, a gestão SSMA atua de modo a reconhecer riscos. Igualmente, a desenvolver soluções que os evitem. Igualmente, buscam práticas que sejam mais benéficas do que aquelas que são atualmente aplicadas.

Quais são os benefícios em implementar o SSMA na sua empresa?

A gestão pautada em segurança, saúde e meio ambiente oferece muitas vantagens às empresas. Por isso, cada vez mais corporações buscam se posicionar como promotoras desta bandeira.

Redução de custos

Empresas que possuem gestão SSMA podem reduzir seus custos. Isso acontece por meio da redução de acidentes e da incidência de doenças do trabalho.

Com isso, limitam-se o número de indenizações de gastos com contratações de substitutos.

Além disso, uma vez que há a promoção da capacitação em relação ao uso de materiais, evitam-se desperdícios.

Atração e retenção de talentos

Uma empresa que se importa com a saúde e a segurança dos seus colaboradores também se torna mais atrativa para os profissionais. Afinal, quem não deseja trabalhar em um local que é referência nos cuidados com os trabalhadores?!

Isso se torna um fator não apenas de atração, mas de retenção de talentos. Os colaboradores se sentem bem no local onde estão, de modo que vagas na concorrência não representam um risco para a sua empresa.

Para além das questões de segurança e saúde, a promoção de cuidados com o meio ambiente também é importante neste quesito. Cada vez mais pessoas se preocupam com o futuro do planeta e com ações sustentáveis.

New call-to-action

Desse modo, fazer parte de uma empresa que atua com o objetivo de impactar menos a natureza com suas ações se torna uma satisfação.

Aumento da produtividade

Trabalhadores saudáveis e seguros também são mais produtivos. Isso acontece especialmente por causa do engajamento que as ações de segurança e saúde podem gerar. Há um sentimento de valorização e de cuidado.

Outro fator que auxilia nisso é o investimento em tecnologias que decorre das ações de SSMA. Existem diferentes ferramentas que tornam o trabalho menos desgastante e burocrático. Também, que impactam de menor forma a natureza.

Ao mesmo tempo em que possuem tais características, também são capazes de diminuir o tempo necessário para a execução de tarefas. Ou o número de atividades em si.

Cumprimento de normas

Com políticas de SSMA as empresas passam a ter maior ciência quanto às normas de saúde e segurança no trabalho.

A mesma coisa acontece em relação às leis ambientais. Isso lhes permite traçar um plano para que sua atuação se dê conforme as normativas.

Melhoria da imagem da empresa

O uso de políticas de saúde, segurança e meio ambiente impacta na imagem da empresa. Isso significa que ela se torna uma referência. Como já vimos, isso aumenta seu apelo com os profissionais, mas não apenas com eles.

O público consumidor tende a notar a empresa com mais facilidade e a lhe dar preferência. As parcerias também são facilitadas, pois se torna interessante para outras empresas e profissionais atrelar suas imagens à da corporação SSMA.

Quais são as práticas de SSMA?

Não basta se dizer uma empresa SSMA, também é importante atuar de modo a colocar em prática os pilares dessa política. Conheça algumas práticas relacionadas a ela.

Treinamentos de segurança

Treinamentos de segurança preparam os colaboradores para eventuais emergências. Além disso, para lidar com equipamentos de modo a manter a segurança do local e das pessoas ali presentes.

Gestão de EPI

A gestão de EPI envolve reconhecer os equipamentos necessários, concedê-los, treinar os colaboradores quanto ao uso.

Ainda, requer a troca recorrente dos equipamentos e ações da empresa que fomentem a utilização deles.

Ergonomia do ambiente

A ergonomia interfere diretamente na saúde dos colaboradores. Por isso, é importante que a empresa tenha equipamentos ergonômicos, confortáveis e adaptados aos seus funcionários.

Qualidade de vida dos colaboradores

A qualidade de vida envolve o equilíbrio entre as atividades profissionais e a vida pessoal, a flexibilidade no trabalho, metas não abusivas, políticas de reconhecimento. Igualmente, benefícios como vale academia.

Promoção da saúde mental

A promoção da saúde mental pode se dar tanto pelo compartilhamento de materiais quanto pela disponibilização de profissionais da psicologia que possam orientar os colaboradores.

Ainda, envolve um ambiente saudável de trabalho, boa comunicação e respeito.

Gestão de resíduos

A gestão de resíduos é essencial para uma empresa SSMA. Ela condiz ao tratamento de resíduos de produção antes de que eles voltem à natureza.

Busca de soluções sustentáveis

As empresas também devem buscar soluções que substituam o atual formato de trabalho de modo que ele se torne mais sustentável.

Por exemplo, pela substituição de documentos físicos por digitais e pelo uso de técnicas que não usem recursos não renováveis.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau