ilustração de capacitação contínua

Capacitação contínua: o que é, importância e como o RH pode ser um agente transformador

A capacitação contínua é uma aliada das empresas que querem se manter produtivas, atrativas para os profissionais do mercado e criativas.

Ela faz parte das estratégias de gestão de pessoas e oferece inúmeros benefícios para as corporações.

Ela se volta à noção de que o conhecimento é imprescindível para a execução de atividades. Contudo, vai além da ideia de disponibilizar uma palestra, workshop ou curso para os colaboradores. Ela se liga à noção de continuidade e de permanência.

O que é capacitação contínua?

A capacitação contínua ou continuada é o conceito que entende que o aprendizado não se encerra em um único momento ou esforço.

Em outras palavras, corresponde ao reconhecimento de que a capacitação dos colaboradores não deve se limitar a um momento de suas jornadas. Ela deve ter continuidade, ser constante.

Este conceito decorre do entendimento de que o conhecimento está em constante transformação. Isso é evidente, especialmente quando paramos para analisar quantas ferramentas tecnológicas surgiram nos últimos anos.

New call-to-action

Elas não só deram acesso a novos conhecimentos, como também trazem novas formas de executar certas atividades. Uma vez que suas transformações e novidades são constantes, o aprendizado também o deve ser.

Em caso contrário, equipes e colaboradores não serão capazes de acompanhar tais novidades. Isso é prejudicial na medida em que elas trazem novos pontos de vista para diferentes temas, bem como facilidades para a realização de atividades.

A capacitação contínua, então, nada mais é do que a ideia de que aprender é um ato constante. Os colaboradores devem ser capacitados de maneira recorrente, a fim de que não percam de vista tendências e novidades que impactam no seu trabalho.

Ela não apenas envolve esse reconhecimento. Também se revela pela organização de oportunidades de conhecimento constante, bem como no incentivo da empresa, em relação aos colaboradores, para que se mantenham em aprendizado recorrente.

Por que a capacitação contínua é importante?

A capacitação continuada é capaz de oferecer muitos benefícios para as empresas. Por isso, não se trata de uma única vantagem, mas de um conjunto de pontos positivos.

Aumento da produtividade

A capacitação permite que os colaboradores tenham acesso a ferramentas e novos conhecimentos. Isso faz com que eles passem a ter mais intimidade com eles, de modo a reconhecer quais são úteis na rotina de trabalho.

Desse modo, a capacitação contínua leva ao aumento da produtividade. Isso também ocorre porque as dúvidas quanto aos temas de trabalho se tornam menos frequentes.

Tudo isso faz com que não haja desperdício de tempo e de oportunidades. Além disso, existem ferramentas de gestão de produtividade que podem contribuir positivamente para ter uma gestão mais assertiva.

Engajamento dos colaboradores

Uma empresa que investe na educação dos seus colaboradores geralmente consegue construir uma relação melhor com eles. Isso é um reflexo natural do reconhecimento das equipes quanto ao investimento que se volta a elas.

Portanto, trata-se de um empurrãozinho para que os colaboradores passem a vestir a camisa da empresa.

Retenção de talentos

Colaboradores engajados e que reconhecem investimentos voltados a eles também tendem a valorizar seu vínculo de emprego. Dessa maneira, a capacitação continuada é uma forma de reter talentos e de evitar a rotatividade massiva.

Fortalecimento da imagem da empresa

Empresas que investem em conhecimento e no desenvolvimento de seus colaboradores conquistam bons reflexos em relação à sua imagem. Afinal, demonstra preocupação com qualidade e com a qualificação de suas equipes.

Ao fortalecer sua imagem, a empresa se torna mais atrativa para os talentos do mercado. Igualmente, tende a conquistar mais público e a aumentar suas chances de fazer parcerias relevantes para os negócios.

Modernização dos setores

A partir da capacitação contínua dos colaboradores os setores vão, naturalmente, modernizando-se.

Esse é um fator que decorre do acúmulo de conhecimentos sobre novidades teóricas e práticas das áreas, que podem ser implementadas ali.

Existem diversas ferramentas no mercado que permite tornar a rotina mais simples de diversas áreas, como ferramentas de gestão de processos e projetos, controle de ponto digital, entre muitas outras.

Aumento da criatividade

A criatividade naturalmente aumenta quando a empresa investe na capacitação continuada. A soma de novos conhecimentos, experiências e contato com pessoas da área faz com que novas ideias e soluções se tornem constantes.

O exercício do conhecimento é uma maneira de melhorar o raciocínio, especialmente se considerando que, para isso, os colaboradores passam a ter ciência das novidades disponíveis nas áreas.

Formação estratégica das equipes

A capacitação contínua é crucial para a formação estratégica das equipes. Por meio dela é possível combinar diferentes conhecimentos, bem como fomentar a busca da expertise em áreas em que a empresa carece de profissionais qualificados.

Qual é o papel do RH na capacitação contínua?

O RH assume um importante papel na capacitação continuada dos colaboradores. Ao setor cabe identificar as necessidades das equipes, as formas de capacitação e maneiras de disponibilizá-las.

Igualmente, o RH deve incentivar os colaboradores a se manterem em capacitação de forma contínua. Para isso, pode fazer reuniões de feedback e de orientação, bem como campanhas de divulgação quanto aos cursos disponíveis.

Como o RH pode promover a capacitação contínua?

Que é papel do RH promover a capacitação continuada já sabemos. Resta entender como o setor pode atuar em prol disso para conquistar o conjunto de benefícios citado.

Existem diversas estratégias que se mostram interessantes para esse fim. Elas não apenas instigam os colaboradores, como também os direcionam.

Plano de Desenvolvimento Individual

O Plano de Desenvolvimento Individual ou PDI é uma estratégia eficaz para a capacitação contínua. Ele consiste na análise do perfil de cada profissional e dos objetivos dele, bem como das necessidades que o setor em que está inserido possui.

New call-to-action

Desse modo, é possível desenvolver um plano com passos a serem seguidos, inclusive no que se refere à educação e aprendizado. O RH atua como um guia do conhecimento e de como obtê-lo.

Parcerias com instituições de ensino

Para dar acesso à capacitação continuada, a empresa também deve considerar firmar acordos com instituições de ensino. Com isso, os colaboradores têm à disposição formas de estudar e de se qualificarem.

Formar uma biblioteca, assim como disponibilizar e-books e acesso a palestras e workshops também faz parte deste plano.

Reconhecimento e recompensas

O RH pode estabelecer recompensas para colaboradores que estão constantemente em busca de conhecimento e se capacitando.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau