ilustração de equipes multifuncionais

O que são equipes multifuncionais?

As equipes multifuncionais fazem uso de um formato de trabalho e de colaboração únicos, que podem ser muito úteis para diferentes tipos de empresas. Plurais, elas são ambientes efervescentes de ideias e criatividade.

Isso acontece porque este tipo de equipe não segue um padrão em que cada grupo conta com pessoas de um determinado perfil ou formação.

Aqui a ideia é misturar diferentes competências a fim de que as equipes sejam autossuficientes.

Essa suficiência não significa que ela não colaborará com outras equipes, mas que possui capacidade para lidar com problemas de diferentes naturezas sem precisar recorrer a terceiros.

O que são equipes multifuncionais?

Uma equipe multifuncional é um grupo de profissionais que contam com diferentes habilidades e conhecimentos. Estes, então, são usados para alcançar objetivos específicos, como desenvolver um projeto ou oferecer inovações tecnológicas. 

New call-to-action

Ela funciona diferentemente do que ocorre com as equipes tradicionais, em que cada um dos membros desempenha funções específicas relacionadas a uma única área.

Afinal, aqui os profissionais possuem competências, habilidades e experiências diversificadas.

Com isso, são capazes de promover uma abordagem integrada dos desafios e com diferentes pontos de vista, o que aumenta as chances de que apareçam soluções diferentes e eficazes.

Do mesmo modo, nas equipes multifuncionais os profissionais podem assumir diferentes tarefas no dia a dia. Elas variam de acordo com as necessidades da empresa em cada época.

Como é composta uma equipe multifuncional?

O conceito da equipe multifuncional depende, necessariamente, da existência de diversidade. Portanto, nela devem existir profissionais com habilidades complementares entre si.

Por exemplo, uma equipe de desenvolvimento de software pode ser composta por diferentes tipos de profissionais. Dentre eles estão programadores, designers e especialistas em UX/UI. Também, profissionais de marketing.

A ideia é que todos os colaboradores atuem conjuntamente para que possam alcançar um objetivo. Eles podem assumir diferentes tarefas no dia a dia, mas todas elas os direcionam para uma meta específica.

Exemplos de equipes multifuncionais

Para que haja uma melhor compreensão sobre como funcionam estas equipes e quais são as vantagens que elas reúnem, confira alguns exemplos.

Equipe de inovação em tecnologia

Este é um tipo de equipe que pode ser formada por diferentes profissionais. Dentre eles estão engenheiros de software, designers e especialistas em segurança cibernética.

Equipe de lançamento de produto

O lançamento de um produto conta com diferentes necessidades que, por sua vez, exigem profissionais diversificados que sejam capazes de dar conta delas. Por isso, reúne pessoas de diferentes departamentos.

Dentre os profissionais necessários aqui estão os da área de pesquisa e desenvolvimento, de marketing e de produção e logística. As atividades de todos eles são essenciais para que um produto possa ser colocado no mercado.

Tipos de equipes multifuncionais

Existem diferentes tipos de equipes multifuncionais. O conceito é capaz de se adaptar de acordo com as necessidades específicas que a empresa possua, sendo bastante abrangente, portanto.

Conheça nos itens abaixo alguns tipos de equipes formadas por profissionais de diferentes áreas.

Equipes temporárias mulifuncionais

Essas são as equipes multifuncionais que são formadas para atender projetos específicos e pontuais. 

Dessa maneira, são criadas para lidar com eles e, depois, são desfeitas assim que concluírem suas tarefas de maneira satisfatória.

Neste caso, os profissionais retornam para as atividades e grupos aos quais pertenciam originalmente.

Equipes virtuais

As equipes multifuncionais não precisam ser formadas por profissionais que se encontrem no mesmo local, de modo que não são afetadas por barreiras físicas.

Quando as equipes são formadas por membros que estão em diferentes cidades, estados ou países, os profissionais colaboram entre si com auxílio de tecnologias de comunicação online, arquivos na nuvem e softwares de colaboração.

Equipes permanentes

Nesta hipótese, a equipe é parte integrante da organização. Portanto, é fixa e não depende de projetos específicos para funcionar.

Aqui os profissionais assumem diferentes desafios de acordo com as habilidades existentes no grupo.

Como funciona a liderança de equipes multifuncionais?

Uma vez que se trata de uma equipe formada por diferentes tipos de profissionais, pode suscitar dúvidas quanto ao estabelecimento da liderança e à atuação enquanto gestor.

Pois bem, no que diz respeito à escolha do líder, isso pode ser feito de diferentes formas. Por exemplo, com a escolha daquele que está há mais tempo na empresa.

Ou, então, daquele cujas habilidades são indispensáveis para a execução das tarefas.

Outra possibilidade que se aplica especialmente nas equipes multifuncionais temporárias é que os próprios colaboradores elejam, entre si, quem assumirá a liderança.

Quanto ao papel do líder, ele deve promover a colaboração entre os colaboradores.

Isso, por sua vez, depende do estabelecimento de uma boa comunicação, a qual deve ser aberta e ser capaz de aproveitar as diferentes perspectivas dos profissionais.

Neste caso, é comum que o líder assuma uma abordagem mais preocupada em facilitar a colaboração entre os profissionais do que para controlá-los.

Quais são as vantagens da equipe multifuncional?

As equipes multifuncionais, que assumem um formato em que diferentes colaboradores, de áreas diversas, trabalham conjuntamente, reúnem uma série de benefícios.

Eles, então, justificam o crescimento da adoção deste tipo de formação.

Conheça, nos itens abaixo, quais são as principais vantagens de levar para a sua empresa o conceito de equipe multifuncional.

Inovação

Uma das principais vantagens das equipes multidisciplinares corresponde à inovação, que tende a crescer. Isso ocorre justamente porque ali há um espaço de diversidade de habilidades e de experiências.

Isso, então, fomenta a criatividade e a inovação, pois existem diferentes pontos de vista trabalhando conjuntamente. Com isso, é comum surgirem soluções mais eficazes e originais.

Tomada de decisões

Uma equipe que combina conhecimentos e habilidades diferentes tem o poder de tomar decisões mais informadas, que se baseiam na soma de diferentes perspectivas.

New call-to-action

Flexibilidade operacional

Um dos benefícios do formato multifuncional é que ele tem maior capacidade de adaptação às mudanças.

Desenvolvimento profissional

Nas equipes multifuncionais os profissionais têm a oportunidade de aprender com colegas de outras áreas. Com isso, expandem suas habilidades, interesses e capacidades.

Engajamento de equipes multifuncionais

Uma vez que a equipe multifuncional valoriza as diferentes experiências e perspectivas, ela também cria um espaço em que a participação ativa de todos é natural.

Isso cria o sentimento de pertencimento e importância, que leva ao engajamento.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau