Sistema de ponto eletrônico

Sistema de ponto eletrônico: Quais as vantagens de usar um?

Um sistema de ponto eletrônico pode ser uma carta na manga para melhorar a gestão de pessoas, seu RH e o funcionamento geral da empresa.

Duvida? Pois nós aceitamos o desafio de lhe comprovar que isso é possível!

New call-to-action

Abaixo, listamos vários motivos do porquê sua empresa deve rever agora mesmo o seu sistema de registro de horário caso ele ainda não seja eletrônico! Porém, se ele já é e ainda não é da Oitchau, esse também é um motivo para conferir o artigo!

Sumário

Vantagens em apostar em um sistema de ponto eletrônico

Existem inúmeros benefícios em contratar um sistema de ponto eletrônico para a sua empresa. Conheça, em detalhes, quais são.

Modernize sua empresa

Primeiramente, já se foi o tempo de controlar o horário dos colaboradores com crachá. Ou, pior ainda, com livro físico! No primeiro, perdas e esquecimentos deles são comuns. Ainda, os relógios de ponto não são capazes de dar informações em tempo real.

Já os livros de ponto são um verdadeiro desastre. Fáceis de rasurar, eles são falhos, não raro são ilegíveis e, ainda, são muito expostos às fraudes, que costumam ocorrer diariamente contra eles.

Portanto, eles não são opções quando se tem no mercado alguns sistemas capazes de controlar o registro de ponto em poucos segundos, de forma organizada e sem perigo de fraude! 

Chega de viver no passado.

Qualquer empresa que queira se manter relevante deve modernizar, muito antes de atualizar sua imagem, suas estruturas internas. Por isso, adotar um sistema de ponto eletrônico como o da Oitchau é um passo para o futuro.

Automatize funções burocráticas

Outra questão que demonstra claramente as vantagens do sistema de ponto eletrônico é que ele é capaz de automatizar funções burocráticas do dia a dia do seu RH!

Ou seja, você livra os colaboradores para realizarem as atividades de gestão que realmente necessita deles e do raciocínio deles!

A automatização se dá para inúmeras questões. Por exemplo:

  • Para a organização de dados de escala e horários;
  • Cálculos de horas extras e de descontos;
  • Atualização e organização (com cálculos) do banco de horas;
  • Fechamento de horas ao final do mês.

Veja que isso é parte importante das questões burocráticas e repetitivas das quais os colaboradores do RH se responsabilizam. Assim, ao automatizá-las você pode usar de melhor forma a capacidade de deles e conhecimentos para projetos de gestão.

Acabe com erros no fechamento de pontos

Não é apenas mais rápido e cômodo automatizar o fechamento de ponto da sua empresa quando se tem um sistema eletrônico moderno. Os erros nos cálculos e informações também são exterminados.

Por isso, veja que é uma grande vantagem! Isso permite que se suspendam os prejuízos à empresa ou aos colaboradores, no caso de pagamento a mais ou a menos, respectivamente.

Os cálculos são precisos e não passam por qualquer chance de erro. Assim, aposte em um sistema eletrônico de ponto para automatizar com segurança e precisão o seu controle de ponto!

Diminua os riscos legais do seu controle de ponto

Ao corrigir erros em cálculos de jornada que envolvem horas extras, banco de horas e descontos, você diminui os riscos legais que seu registro de ponto encara.

Considere que uma das principais causas de ações trabalhistas se ilustra justamente pelo pagamento de horas extras, respeito aos intervalos, etc. Portanto, ter um sistema seguro de ponto é imprescindível.

New call-to-action

Com ele, você conta com:

  • Comprovação de todos os horários (entrada, saída e intervalos);
  • Dados de bancos de horas;
  • Todas as informações de registro que a lei requer;
  • Organização de todos os registros de forma clara e facilmente acessível para eventuais auditorias de órgãos públicos e sindicais;
  • Comprovação do pagamento correto das horas;
  • Registros de documentos como atestados e outros que comprovem a justificativa de faltas, eventuais motivos por não aceitação do documento, negociações sobre ausências programadas, férias e uso do banco de horas.

Portanto, com um sistema eletrônico de ponto como o da Oitchau você garante todas essas informações à mão em poucos cliques.

Tenha informações completas em tempo real

Ainda, o sistema de ponto eletrônico, diferentemente do relógio tradicional, permite a consulta aos dados a qualquer hora. Isso é possível porque ele capta automaticamente todos os registros.

Assim que um colaborador marca o horário ou faz um registro dentro do sistema, este sinaliza e utiliza as informações registradas. Com isso, é possível ter uma gestão de ponto mais efetiva, com o controle das horas extras e do respeito às regras internas de jornada.

Agilize a marcação de ponto

Um sistema eletrônico de ponto tende a ser mais rápido no que diz respeito à própria marcação. 

Para se ter noção, o sistema Oitchau conta com marcação por leitura da biometria facial a partir do ativamento do sistema por comando de voz. Tudo isso leva apenas 3 segundos e, ainda, evita o toque físico do funcionário com o sistema.

Ou seja, eficiente, rápido, higiênico e seguro.

Garanta acesso ao sistema de ponto eletrônico ao pessoal em home office e trabalho externo

Desde 202 o home office é uma realidade cada vez mais latente às empresas. E, saiba, controlar os horários a fim de pagamento correto de suas horas extras ainda é necessário.

E um sistema eletrônico permite esse controle. Afinal, ele não depende de um relógio de ponto físico. Permite acesso por celular para marcação com biometria facial – como é o caso do Oitchau – e controle em tempo real.

Integrações de sistemas

Ainda, um sistema de ponto eletrônico como o da Oitchau permite a integração entre o sistema que controla os horários e o de geração de holerites.

Note, então, que em poucos cliques é possível ter em mãos os cartões de ponto e, ainda, os holerites que se baseiam em parte – com relação às horas extras, descontos de atrasos, etc. – na jornada.

Com isso, é possível agilizar ainda mais a gestão de pessoas no que diz respeito às atividades burocráticas e passíveis de automatização.

Por isso, não deixe de considerar obter um sistema eletrônico de ponto para a sua empresa! Para tanto, conte com a Oitchau, que oferece o sistema mais seguro e completo da atualidade.

New call-to-action

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau