Profissional High Potential

Profissional High Potential: quem são e como contratar?

O Profissional High Potential também é conhecido como o talento-chave que faz parte de uma empresa, são as pessoas que fazem a diferença dentro do negócio.

Esses profissionais são responsáveis por desenvolver e contribuir para alcançar um bom resultado. Por conta disso, é essencial criar estratégias para que o profissional high potential seja retido em seu negócio.

Quando esses talentos são retidos, eles contribuem para continuar fazendo a diferença no futuro, causando um impacto ainda maior e melhor.

Trata-se dos 20% dos profissionais que estão produzindo, mas que alcançam 80% dos resultados almejados.

Por conta disso, muitas vezes as empresas precisam se adaptar às formas de trabalhos atuais, como o home office, que podem ser as preferidas de profissionais capazes de gerar resultados. 

Confira mais sobre esse perfil de profissional tão necessário para empresas que almejam o crescimento.

O que é Profissional High Potential?

Ao analisarmos uma empresa como um todo, é possível verificar quais são os fatores importantes que estão presentes em uma equipe.

Alguns dos profissionais dessas empresas têm a naturalidade de se desenvolver de forma mais rápida, onde trabalham para apresentar ideias diferentes e executam os seus projetos, os quais atingem um resultado melhor do que o almejado.

Profissional High Potential

Quando um colaborador desse nível for identificado, ele é um profissional high potential.

O termo surgiu quando o RH passou a ter uma abertura cada vez maior para analisar com profundidade o perfil e as habilidades que cada profissional possui, a partir de análises comportamentais e evolução tecnológica do setor.

Além de analisar profundamente, o RH também passou a receber maior investimento para que pudesse criar programas para incentivar, engajar e reter talentos que estão presentes nas equipes das empresas.

Atualmente, esse é um conceito bastante utilizado para salientar os talentos que se destacam no mercado.

Mas um profissional high potential não possui, necessariamente, mais experiência que os demais profissionais. O seu perfil é de rápida adaptação e aprendizado, o que faz com que ele consiga performar acima da média.

Isso porque o conceito está ligado diretamente com as habilidades pessoais e naturais que os profissionais possuem. Também na maneira como ele demonstra o intuito de aprender e buscar por mais.

Eles também são um dos fatores de maior relevância quando o assunto é inovação e agilidade.

Por essas qualidades, o mercado está atento a esses profissionais, e buscando cada vez mais! E as empresas, por sua vez, estão mais envolvidas em ações de retenção desses talentos.

Quem são? E onde encontrar?

Quando as empresas falam sobre times e líderes inteligentes, eles estão comentando sobre os profissionais que fazem parte da equipe e que contam com uma visão sistêmica e estratégica do negócio.

Sendo assim, é fundamental compreender alguns conceitos básicos da inteligência corporativa, são elas:

  • Aprendizagem Contínua
  • Gestão do Conhecimento
  • Inovação

Todos esses princípios devem fazer parte das atividades que uma empresa segue diariamente.

Mas quando o assunto são talentos da equipe, pode haver alguns subjetivismos para identificar quais são e trabalhar em sua formação.

O conhecimento é um fator fundamental e estratégico que deve estar presente nas corporações e organizações, sendo assim, um colaborador-patrão foi modelado.

A mudança iniciou-se com a pregação da palavra “colaboradores-empresa”. Dessa maneira, os chefes são vistos como líderes agora.

E, os colaboradores, passam a fazer parte da equipe e dos times das empresas.

Mas não foi porque a mudança no vocabulário ocorreu que, necessariamente, uma evolução dentro das empresas aconteceu.

Mesmo assim, essa mudança ocorreu por modelos mentais para tratar a gestão de pessoas.

Para evidenciar essa mudança, em diversos casos, existiu a substituição da gestão por cargos e salários e, em seguida, passou a ser uma gestão de competências.

O profissional high potential recebe conhecimento a partir das experiências constantes que é imposto.

Eles precisam de combustível para que a resposta adequada seja entregue às necessidades pessoais e profissionais de cada um deles.

Como identificá-los?

A gestão deve estar de olhos abertos para analisar quais são esses talentos dentro da empresa ao longo da jornada de trabalho. Isso é válido para os líderes e liderados de uma organização.

Profissional High Potential

Quando uma análise detalhada do perfil de cada um dos colaboradores é realizada, será percebido aqueles que estão atualmente em sua zona de conforto e quem está preparado para ser desafiado.

Vale ressaltar que o profissional high potential deve possuir um perfil de liderança dentro das empresas. Eles podem ser operacionais, táticos ou estratégicos.

Sendo assim, a equipe deve ser mesclada com todos esses perfis em sua composição.

É possível observar os seguintes fatores que mostram um profissional com esse talento:

  • Pensar “fora da caixa”
  • Entregas em alta performance
  • Busca por desafios constantes

Quais estratégias podem ser seguidas para desenvolver um profissional high potential?

Se o seu objetivo é desenvolver profissionais de alto valor na empresa, algumas iniciativas podem fazer toda a diferença.

Um deles é fazer investimentos em programas de treinamento a cada três meses. Isso pode ser realizado sempre que um novo projeto for iniciado ou, ao menos, durante duas vezes ao ano.

Com essa iniciativa, além de incentivar o conhecimento desses talentos, a empresa também chama a atenção do resto da equipe, fazendo com que novas oportunidades apareçam em breve.

Criar programas que incentivem a busca por novos desafios, como a troca de segmento dentro da empresa, pode ser uma experiência interessante. Um profissional high potential de marketing por outro de design, por exemplo.

A troca possibilita que os colaboradores tenham uma visão mais ampla sobre a empresa e o que ocorre no mercado. Além de trazer ganhos relevantes para as áreas e para a empresa.

Aposte em diversidade e qualidade de vida

Uma equipe diversificada é essencial para o sucesso da empresa.

Isso porque, quando uma equipe possui colaboradores que possuem diferentes experiências, conhecimentos e vivências, as chances de encontrar um profissional high potential, ou desenvolvê-lo, são amplas.

Profissional High Potential

Tenha em mente que um ambiente com diversidade sempre será um cenário para visualizar e encontrar novos talentos.

Esse tipo de profissional está em busca de empresas que focam na qualidade de vida e de um ambiente de trabalho saudável. Por isso, alguns benefícios podem ser atrativos, como:

  • Flexibilidade na jornada de trabalho;
  • Reconhecimento;
  • Plano de carreira consistente;
  • Plano de saúde, vale-refeição e alimentação;
  • Programas adicionais que visam a qualidade de vida;
  • Convênios com instituições de ensino.

A cultura organizacional também deve ser fortalecida, incentivando a troca de experiências entre as áreas e entre os colaboradores, um ambiente saudável faz toda a diferença.

Essas são estratégias que podem ser adotadas pelo RH como uma forma de incentivar os talentos que já estão na empresa, e atrair a atenção daqueles que estão no mercado.

Somente dessa maneira será possível alcançar os objetivos e se surpreender com os resultados desses talentos.

Continue aprimorando o seu processo de gestão de pessoas através do blog da OiTchau, e capte os melhores profissionais para sua equipe.

Enviar comentário

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau