precificação de mercado

Pricing: Conheça a estratégia de precificação de mercado

Para precificação de mercado, existem diversas estratégias, e dentre elas podemos citar o pricing. Que leva em consideração diversos aspectos que não são apenas internos, mas relacionados às demais organizações do ramo e variações mercadológicas.

Para auxiliar nós separamos especialmente para você quais são as principais estratégias dessa natureza, quando e como elas podem ser aplicadas e quais são as suas importâncias. Veja abaixo e não deixe de considerar colocá-las em prática para garantir o sucesso dos seus produtos no mercado de indústrias ou varejo.

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Estratégias de Pricing: Por que adotar?

O sucesso de uma empresa e de seus produtos ou serviços perante o mercado não está atrelado apenas à qualidade deles. O preço é um fator que influencia de sobremaneira na escolha de um consumidor.

É por isso que é tão importante que as estratégias de definição de preços sejam estudadas e levadas em consideração. O valor de um produto está diretamente atrelado às suas possibilidades de venda e de concorrência no mercado.

Isso não significa que apenas produtos muito baratos obtêm sucesso no mercado. Sua empresa não necessita comercializar abaixo do valor de mercado para se destacar e sequer deve fazê-lo, apenas em situações específicas de conquista de um novo local, quando muito.

A análise que envolve o pricing (precificação, em inglês) precisa se atentar a muitos aspectos. Eles irão desenvolver qual é o valor mais justo pra um produto ou serviço para que ele não esteja muito abaixo ou acima dos demais.

Nesse cenário eventual valor muito superior aos demais de mesma natureza que estão no mercado nesses casos será justificado pela diferenciação das demais mercadorias e serviços realizados por empresas do mesmo ramo.

Passos das estratégias de precificação

As estratégias são colocadas em prática a partir de 06 importantes etapas que permitem que a organização privada conheça os principais aspectos que são relevantes para definir o preço final da mercadoria ou serviço oferecidos, bucando vender mais.

São esses passos:

  • Análise quanto ao objetivo buscado na determinação de preços: Nesse ponto a empresa busca compreender o que ela pretende ao alterar os valores das mercadorias, o que pode ser o aumento no número de consumidores ou do próprio volume de compras por consumidor. Outros pontos relevantes condizem à expansão em novos territórios e à fidelização da clientela;
  • Determinação da demanda: A definição de valores crucialmente deve se atentar à demanda dos produtos ou serviços no mercado em que a organização está inserida e no qual disponibiliza suas mercadorias;
  • Estimativa de custos: Deve-se colocar na ponta do lápis todas as despesas que são desenvolvidas em razão da produção e distribuição do produto. Compra de matérias-primas, transporte, custo de colaboradores e de sistemas devem entrar nessa conta;
  • Análise dos concorrentes: O desenvolvimento de estratégias de precificação somente obtém sucesso e é realizado de maneira completa quando a organização estuda seus concorrentes e os preços e ofertas praticados por eles;
  • Seleção de um método para estipulação de preço: para isso é preciso analisar a natureza do produto ou serviço oferecido, o que veremos com maiores detalhes abaixo;
  • Seleção do preço final: a última fase pretende definir de uma vez qual é o valor com o qual será possível oferecer os produtos da empresa perante o mercado e somente é possível após a análise de todos os itens anteriores.

Tipos de estratégias de precificação de mercado

Conheça agora quais são as principais estratégias de precificação para produtos e mercadorias. Cada uma delas é destinada para um tipo de produtos.

1.      Estratégia Premium

Essa estratégia de pricing é indicada para a análise do valor de produtos que costumam ser destinados a nichos específicos e que sejam caracterizados pela alta qualidade e valor superior às mercadorias comuns.

Quando a estratégia Premium é adotada a empresa opta por lançar seus produtos com valor superior aos da concorrência no mercado para então se destacar como superior. Ressalte-se que ela somente é possível quando a mercadoria em questão realmente apresenta atributos que justifiquem seu valor superior, de forma que ele deve se diferenciar.

Em caso contrário a estratégia poderá não obter os resultados esperados e até mesmo poderá se traduzir em diminuição do número de vendas. Isso ocorre principalmente em duas ocasiões: quando o produto não oferece diferenciais ou quando ele não sabe destacar os que possui.

2.      Estratégia de Skimming

O segundo tipo de estratégia de precificação de mercado que separamos para você é a Skimming, voltada para o desenvolvimento de valores para comercialização de produtos que se mostrem inovadores.

Os investimentos são altos nesse caso e podem se refletir nos produtos que no início são comercializados acima da média e possuem grandes demandas. Aqui o preço mais elevado é utilizado pra mostrar que a mercadoria realmente se diferencia e traz novidades inexistentes nos demais produtos semelhantes.

3.      Estratégias de Penetração

Conforme o nome já indica, aqui a metodologia de desenvolvimento do valor do produto ou serviço se destina à colocação do que é oferecido no mercado. Pretende-se a captação de clientela.

Diferentemente do que se viu acima, essa estratégia não aposta nos preços altos para demonstrar eventual superioridade perante a concorrência. Em verdade aqui são aplicados métodos em que os valores iniciais se mostram menores perante o mercado.

O público tem sua atenção atraída pelo fato de que o preço se mostra menor do que os demais produtos semelhantes e por isso se vê atraído a experimentar a nova mercadoria. Quando o produto ou marca já estiver estabelecido no mercado os preços aumentam para ao menos o mesmo patamar daqueles oferecidos pela concorrência.

4.      Estratégia de Preço Psicológico

Essa última estratégia se refere a pequenas ações que são aplicadas para convencer o público a comprar determinado produto. Aqui são aplicadas ideias que de certa forma iludem o comprador em relação ao preço.

Para exemplificar, considere produtos que são vendidos a R$ 19,99 ao invés de R$ 20. Muitas pessoas se deixam levar por preços que possuem diferença de centavos e que estão em casas decimais diferentes. O primeiro número se torna sempre mais atrativo do que o último.

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Essas são as principais estratégias de pricing que realizam a precificação. Independentemente da natureza do produto comercializado ou do serviço oferecido elas são muito importantes e podem ser cruciais para o sucesso da empresa!

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