reputação digital

Reputação digital: como cuidar da sua empresa na internet?

A reputação digital de uma empresa é imprescindível para o seu crescimento e para se tornar uma referência no mercado para os consumidores, a concorrência e os profissionais da área!

Ela é construída passo a passo e é algo a ser feito em longo prazo. Isso significa que sua reputação não será construída de uma hora para outra, mas continuamente.

New call-to-action

Para ver como é possível construir a reputação na internet da sua empresa de modo promissor continua lendo e confira dicas preciosas.

Reputação digital: O que é?

Esse tipo de reputação significa a imagem que a sua empresa apresenta na internet. É a percepção pública das pessoas em relação a uma instituição.

Ela irá influenciar as decisões dos consumidores ao fecharem negócios ou realizarem compras com a organização. Influencia outros pontos importantes como o interesse de profissionais prestarem serviços para você e parceiros na jornada de trabalho praticada na empresa.

A internet se tornou uma ferramenta importante para todos e isso vai muito além das relações sociais e facilidades para realização de trabalhos, com automatização das atividades.

Ela é um meio de se encontrar empresas e ver o que os outros consumidores, os seus colaboradores e a própria mídia a vêem. Outro ponto importante é que a própria ausência de uma empresa na internet já é negativa e de forma óbvia demonstra sua baixa ou inexistente reputação digital.

Nesse cenário a reputação é importante por permitir que as estratégias de marketing dentro da internet e fora dela sejam desenvolvidas.

Considere uma empresa que já tenha se envolvido em algum tipo de escândalo ou tenha sido notícia por uma ação trabalhista. Isso demonstra que as ações devem ser feitas para contornar esses aspectos e mostrar a mudança da postura da empresa ou que esses eventos foram pontuais.

Essa reputação influencia de sobremaneira o público em geral ao se relacionar com a sua empresa. É por isso que ela deve ser analisada com cuidado e desenvolvida constantemente.

Atrair o público e os melhores profissionais e parceiros do mercado estão entre uma das obrigações das empresas que desejam se manter relevantes. Como construir a reputação você confere abaixo!

Como construir a reputação digital da sua empresa?

Separamos algumas dicas importantes de como é possível desenvolver e construir uma boa reputação para a sua empresa no mundo online.

01. Desenvolva um site institucional

É essencial que a sua empresa tenha um site institucional bem estruturado. Não basta estar na internet e possuir uma página online, ela deve transparecer a imagem que a sua empresa deseja assumir e atrair constantemente o público.

A sua página deve ser completa, com página inicial, informações “Sobre nós”, imagens, sessões de produtos ou serviços relacionados ao e-commerce e outros. É interessante apresentar quem são as pessoas que constroem a empresa e prestam serviços, a opinião delas sobre o trabalho feito na instituição e outras estratégias.

Tudo isso influencia e muito na reputação que uma empresa tem no mundo digital. Quando não se encontram informações completas sobre o que é e o que faz a empresa e dados para contato ela não transparece qualquer tipo de confiabilidade.

Outro fator relevante é que quando não se apresentam as pessoas que fazem parte da empresa e que permitem que suas atividades sejam relacionadas, a organização fia desumanizada.

São vários os pontos que devem ser estudados ao desenvolver um site institucional para a sua empresa. Dente eles estão:

  • Informações de contato, como telefone, Whatsapp e e-mail, redes sociais e endereço;
  • Dados sobre o desenvolvimento da empresa, áreas de atuação e quem ali atua;
  • Objetivos sociais da empresa e projetos nos quais se envolve;
  • Imagens, dados completos sobre produtos e outros.

É claro que essas informações não ficarão bagunçadas e jogadas em uma só página. O seu site deve contar com sessões que o deixem organizado e que permita uma boa navegação.

02. Esteja presente nas redes sociais

É indispensável que as empresas que queiram desenvolver e aumentar sua reputação digital estejam presentes nas redes sociais.

Estude quais são as mais relevantes para o seu negócio. Elas devem ser atualizadas constantemente e apresentar informações mais diretas. A linguagem é outro fator importante nesses espaços e varia de acordo com o objetivo e o público-alvo da empresa.

Outros pontos importantes é monitorar os tipos de comentários e mensagens que a sua empresa recebe. Isso é crucial para a reputação empresarial nesse meio digital. É preciso estar atento para responder dúvidas e em caso de reclamações buscar solucioná-las e entender o que causou o desagrado do consumidor.

A forma de abordagem sempre deve ser aberta e buscando entender o problema encontrado pelo consumidor, seja relacionado à reclamação ou dúvidas relacionadas aos serviços e outras.

03. Faça uso do marketing digital

Como já citamos, o uso da linguagem, a abordagem e os conteúdos são importantes dentro das redes sociais e dos sites institucionais. Considere que esses são os principais espaços de atuação digital da empresa.

Para melhorar sua linguagem e garantir que seus conteúdos sejam relevantes paro os consumidores que já te acompanham e atrair novas pela colocação em ferramentas de pesquisa você deve fazer uso do marketing digital.

Ele é responsável por criar conteúdos interessantes, estuda a legibilidade e o uso de palavras-chave relacionadas ao seu negócio e busca qual é a forma de usar suas ferramentas digitais para atrair o público.

New call-to-action

Com o uso do marketing digital você pode melhorar sua reputação na internet e se tornar mais relevante para o público, há o direcionamento de campanhas, engajamento do público e melhor colocação em ferramentas de pesquisa. É como se a sua empresa ganhasse holofotes.

04. Seja um exímio cumpridor das normas trabalhistas

O último ponto de destaque e que sempre deve ser considerado pelas empresas que desejam melhorar e manter uma boa reputação digital é o cumprimento das normas trabalhistas.

Atualmente existem ferramentas próprias para pesquisas de processos judiciais, que em raras exceções são privados, sendo em regra públicos. Uma empresa com muitas ações trabalhistas ou condenações não demonstra confiança.

Isso desestimula os profissionais do mercado e reflete-se perante o público da mesma forma. É obrigação da empresa cumprir com as normas do trabalho e com as outras relacionadas ao consumo.

A reputação exige que elas sejam seguidas de maneira correta e que a empresa demonstre na prática seus valores sociais.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau