Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
indústrias

Dicas para diminuir desperdícios nas indústrias

As indústrias são as empresas responsáveis pelo desenvolvimento de produtos a partir de matérias-primas processadas ou retiradas diretamente da natureza.

Suas produções costumam ser de grande porte, o que desemboca em altos gastos. Existem algumas dicas simples e importantes que podem auxiliar a diminuir desperdícios no interior dessas organizações.

Existem algumas alternativas que podem ser de grande auxílio ao limitar os gastos das empresas sem que a produção seja afetada, o que aumenta, claramente, o lucro da organização.

Abaixo, confira algumas formas inteligentes e práticas que podem auxiliar qualquer indústria na limitação dos gastos mensais!

Como melhorar a relação custo x benefício de uma indústria?

O faturamento de uma organização não diz respeito apenas ao quanto essa instituição produz e vende, mas aos gastos que são demandados para que a criação desses produtos, o transporte, o armazenamento e a comercialização sejam possíveis.

As organizações industriais não dependem apenas do quanto conseguem produzir e comercializar, mas do quanto se investiu para que essa produção fosse possível.

Quando são implementadas ações que são destinadas à limitação dos gastos e investimentos mensais o lucro tende a crescer em médio e em longo prazo. Sendo o lucro o principal objetivo de uma empresa, não há por que deixar essas ações de lado, não é mesmo?

Pensando nisso separamos para você 07 importantes dicas que podem garantir a diminuição dos gastos que são realizados na produção industrial de sua empresa e aumentar a margem de lucro!

01.  Otimizar o uso dos materiais é importante

A matéria-prima utilizada para a produção de uma indústria é considerada como custo primário industrial. Isso se deve ao fato de que é impossível produzir uma mercadoria, independentemente da sua aplicabilidade, sem que se tenham em mãos os materiais necessários para que ela seja possível.

Os metais, plástico e outros componentes básicos que muitas vezes se relacionam à própria produção agrícola são essenciais para que a atividade da organização se desenvolva. Não é possível eliminar os gastos que são decorrentes da obtenção da matéria-prima.

Isso não significa que não haja maneiras de diminuir custos industriais em relação aos materiais. Infelizmente, geralmente a há diferenças entre a quantidade de materiais necessária e o quanto realmente é utilizado, havendo excedentes que se transformam em desperdícios.

Uma boa forma de limitar gastos industriais condiz ao cuidado quanto à margem de erro da quantidade de materiais necessários. Em alguns casos é possível a reutilização do excedente ou mesmo sua reciclagem. Se esse for o caso da sua empresa, não deixe de considerar isso!

02.  Controle adequadamente o estoque

Diferentemente do que muitos acreditam, a manutenção de um estoque em indústrias que contenha materiais de produção parados ou mesmo materiais que não foram vendidos não é sinônima de lucratividade ou de organização.

Pelo contrário, a manutenção de matéria-prima e de produtos não escoados ao mercado em estoque é prejudicial na medida em que demanda gastos que podem facilmente ser evitados. Dentre eles estão aquelas diretamente relacionadas ao armazenamento.

É preciso, muitas vezes, adequar-se temperatura e luz do local para que os produtos não sofram avarias. Não raro as empresas alugam depósitos e outras formas de colocação de materiais. É inegável que esse armazenamento gera gastos ao menos em relação ao consumo de energia e de obtenção espacial.

Uma boa forma de contornar esse problemas é por meio da produção imediata, obtenção de matérias-primas e transformação delas em produtos finais apenas quando houve demanda de público.

A compra de material, por exemplo, é feita tendo-se em mente que ele já possui um destino certo. o gasto na obtenção das matérias-primas já é coberto desde logo com o valor pago nos produtos em que elas serão transformadas ao invés de gerar despesas cuja previsão de retorno financeiro é desconhecida.

03.  Manutenção de equipamentos ativos

Os equipamentos que são utilizados para uma produção industrial são de extrema importância na medida em que sem eles não é possível que o processo produtivo tenha continuidade.

Muitas empresas não realizam a devida manutenção dessas máquinas, de forma que gera desperdícios causados por problemas do maquinário que teriam sido previstos caso as manutenções fossem periódicas.

A prevenção aos problemas, que demandaria apenas algumas horas e menor custo é substituída pela tentativa de remediá-los, o que para completamente a produção e custa muito mais.

Além de ser ideal a realização de manutenções periódicas e não evitá-las como tentativa de economia, é importante que a empresa, caso seja possível, valha-se de maquinários reservas que podem ser utilizados enquanto a manutenção e alterações são feitas.

04.  Automatize a linha de produção

Existem diversos softwares de automatização da linha de produção que vão muito além das esteiras de fábrica, pois fazem integração de dados e a sincronização entre as operações, que podem ser feitas com maior perfeição, agilidade e produtividade.

Automatizar a linha de produção pode ser crucial. Embora demanda maior investimento inicial, essa automatização traz frutos que são perceptíveis em pouco tempo. Aqui estamos diante de um investimento em indústrias e não em despesas infundadas.

05.  Reduza o consumo de energia

O consumo energético costuma ser um desafio que é imposto à maioria das empresas que lidam com a atividade industrial. Esses gastos são provenientes do maquinário e do seu abastecimento de energia, não se limitam a isso.

Deve-se considerar dentre os gastos, a energia utilizada em escritórios administrativos, assim como à própria manutenção dos produtos após sua fabricação.

Diante disso, a energia deve receber a devida atenção para que seu consumo não se traduza em desperdício. Boas formas de diminuir gastos nesse ponto correspondem à busca de aparelhos com menor consumo energético ou o investimento em energias alternativas, tais como solar.

06.  Digitalize parte do processo administrativo

A produtividade de uma empresa e a dos empregados estão completamente interligadas com a lucratividade que a organização pode conquistar. Quando é possível automatizar pelo menos uma fatia das atividades, a empresa deve optar por fazê-lo.

Por mais que as atividades numa indústria sejam automatizadas, isso não deve se limitar ao chão de fábrica, mas abarcar outras tarefas de natureza administrativa. O desenvolvimento de cartões ponto e folhas de pagamento, por exemplo, podem ser feitos por um software de controle digital de ponto.

O software realiza algumas atividades burocráticas e que são compatíveis à automatização. Assim, tempo que o colaborador perderia para realizar essas tarefas burocráticas pode ser aplicado em outra ação mais importante ou que realmente demande sua atenção enquanto o software produz automaticamente.

07.  Terceirize serviços complementares

Nossa sétima e última dica para quem busca alternativas de como evitar desperdícios em indústrias é a possibilidade de terceirização daqueles serviços que são complementares à empresa e que não correspondem, exatamente, nas atividades fins que ela produz.

Considere a hipótese de uma unidade fabril que produz automóveis. Embora a administração das atividades e planejamentos financeiros e gestão de pessoas estejam completamente relacionadas às atividades finais, na medida em que as controlam, o processo de limpeza local não está.

É possível, assim, terceirizar algumas atividades que não deixarão de ser realizadas, apenas passam a ser de responsabilidade de outra empresa. Os setores administrativo, financeiro e de RH, por exemplo, deixam de se preocupar com a gestão dessas pessoas que deve ser realizada por terceiros.

A probabilidade é que a qualidade dessas mesmas atividades seja aumentada, pois as ações serão colocadas sem prática por uma empresa experiente e competente no assunto.

Com essas dicas, é possível que indústrias diminuam seus gastos e aumentem suas margens de lucro sem que isso afete negativamente a produtividade dos seus colaboradores!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau