principais indústrias

Quais são as principais indústrias no Brasil? Como operam?

A Revolução Industrial foi sucedida pelo desenvolvimento das atividades fabris e da produção de bens de consumo de forma extraordinária e isso é sentido mesmo no Brasil, onde operam diversas organizações desse tipo. Você sabe quais são as principais indústrias do Brasil e como operam?

Isso é importante para entender como funciona o mercado brasileiro em relação à produção industrial, assim como analisar quais os setores mais promissores e até mesmo as melhores formas de fechar negócios com essas empresas.

New call-to-action

Abaixo, preparamos para você uma explicação quanto às classificações industriais, assim como apontamos quais são as organizações fabris que mais se destacam no território brasileiro. Confira!

Indústrias no Brasil: Um breve apanhado histórico

Por muito tempo o Brasil se dedicou somente ao desenvolvimento industrial primário, concernente à produção agropecuária e ao extrativismo vegetal, mineral e animal. Nesse caso, o país se dedicava à produção e extração de matérias-primas que poderiam ser faturadas por outros tipos de indústrias.

Pode-se afirmar que o maior desenvolvimento da indústria nacional ocorreu, realmente, a partir de 1930, embora esforços tenham sido vistos desde 1808, quando a família Real Portuguesa se estabeleceu no Brasil e procurava formas de abastecer economicamente a colônia de forma a permitir seu sustento.

A partir do século XX, os lucros obtidos com a indústria de café permitiram maiores investimentos industriais, o que foi reforçado pela chegada de milhares imigrantes ao país. Estes já possuíam experiência de trabalho em fábricas que já operavam a todo vapor na Europa.

Finalmente, um empurrão decisivo para esse desenvolvimento foi a dificuldade de importação de bens durante a Primeira Guerra Mundial, em que diversos países europeus estavam comprometidos. A necessidade de bens e a impossibilidade de comprá-los de fora auxiliou em muito no aumento produtivo industrial brasileiro, dando início ao desenrolar das indústrias brasileiras.

A partir de então foi possível ver o verdadeiro desenvolvimento industrial no Brasil. Inicialmente, a siderurgia e outras usinas ganharam espaço, sendo sucedidas pela adição de fábricas de bens duráveis e não duráveis.

Quais são as principais indústrias brasileiras?

Atualmente a produção industrial brasileira é grande e responsável por empregar milhões de brasileiros. Cabe destacar que a variedade de organizações é acompanhada pelos inúmeros tipos de produções que são realizados tanto por empresas de origem nacional quanto por estrangeiras que possuem filiais e produções no Brasil.

É possível citar alguns ramos nos quais o país se destaca. Confira quais são eles na lista que fizemos abaixo!

  • Petrobrás: Principal representante da indústria brasileira. Possui natureza estatal e não só realiza a extração de minérios e petróleo como produz combustíveis ao mesmo tempo em que estuda novas formas de desenvolvê-los;
  • Vale: empresa que inicialmente era pública e hoje é privada, a Vale também é especializada na produção energética;
  • Volkswagen: Primeira da nossa lista que não possui origem brasileira, mas alemã, essa é uma das principais indústrias do Brasil na medida em que realiza grandes operações na produção de veículos diversos;
  • Fiat: Assim como o item anterior, corresponde ao setor de auto indústria que nada mais é do que a produção de veículos automotores no Brasil;
  • AmBev: Essa é uma gigantesca do ramo alimentício que produz inúmeros tipos de bebidas e outros bens de consumo relacionados à alimentação;
  • Bunge Alimentos: Outra das indústrias que não poderia ficar de fora, a Bunge é responsável pela produção de alimentos dos mais diversos tipos. Eles são correlacionados à produção agroindustrial brasileira.

Distribuição das indústrias em território brasileiro

Embora a maioria das indústrias brasileiras esteja localizada na Região Sudeste brasileira, especialmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, é possível encontrar importantes organizações de produção industrial por todo o país.

Na Região Sudeste se concentram indústrias de produção energética, como a Petrobrás, de produção têxtil, automobilística e alimentícia.

A Região Sul se encontra em segundo lugar quanto à detenção das principais indústrias do Brasil. Ganham destaque as indústrias que manufaturam produtos primários, principalmente relacionados à agropecuária que é muito forte nessa parte do Brasil. Esses locais possuem fortes centros de produção metalúrgica.

Já as regiões Norte e Centro-Oeste possuem menor expressão no setor industrial brasileiro. Pode-se citar que suas atividades são intimamente ligadas aos setores primários de extrativismo e produção agroindustrial.

O Nordeste vem se desenvolvendo em relação à industrialização, principalmente pela criação de polos que são dedicados à indústria informacional.

Indústrias do Brasil de acordo com a finalidade

Essa primeira classificação busca agrupar instituições fabris de acordo com as finalidades para as quais operam. Ela é uma das mais comuns formas de classificar as indústrias na medida em que auxiliam em análises locais econômicas e sociais.

1.      Indústria de bens de produção

São consideradas como entidades industriais de bens de produção aquelas organizações que se dedicam à produção de matéria-prima que posteriormente será utilizada por outra indústria que, então, transformará esse elemento no produto final.

A indústria brasileira é muito ativa nessa área, tendo em vista a riqueza natural do território do Brasil.

2.      Indústria de bens de capital

A indústria de bens de capital de certa forma é responsável por criar materiais que auxiliem outras indústrias a cumprir seus papeis.  Isso se deve, pois, ao fato de que é responsável pela produção de maquinários e outros equipamentos que serão aplicados por fábricas.

É possível se encontrar um grande trabalho industrial brasileiro nessa área, sendo que aqui estão algumas das principais indústrias do Brasil.

3.      Indústria de bens de consumo

O terceiro e último dos tipos de indústrias conforme essa classificação é a de bens de consumo. Nesse caso, elas transformam a matéria-prima em um produto final que é oferecido em mercados diversos.

Naturalmente o Brasil possui inúmeras indústrias que o representam nessa área. Tanto empresas de natureza estrangeira quanto nacional produzem diversos itens em território brasileiro. Dentre esses produtos estão bebidas, alimentos, tecnologias e produtos têxteis, como roupas e calçados.

New call-to-action

Principais indústrias do Brasil com base no setor de atividade

1.      Indústria extrativa

Esse tipo de indústria está interligado à extração de produtos naturais. Conforme apontado, o Brasil inicialmente trabalhava apenas com esse tipo de atividade industrial. Apesar do desenvolvimento para outros ramos, este continua sendo muito ativo e lucrativo!

Aqui se enquadram todas as atividades agropecuárias, por exemplo, e de extração de minérios.

2.      Indústria de transformação

As organizações fabris que operam no Brasil também encontram muitos representantes no setor de transformação, que condiz na utilização de matéria-prima para a produção de um produto final que será oferecido ao consumidor.

Principais indústrias do Brasil com base no tipo de produção

1.      Energética

As indústrias que se dedicam à produção de energia ou de combustíveis encontram espaços no Brasil e, inclusive, representantes brasileiros. É o caso, por exemplo, da Petrobrás e da Vale.

2.      Alimentícia

O Brasil também é um grande produtor de alimentos, seja no setor agropecuário seja em relação ao processamento alimentício. Aqui estão incluídas as indústrias que produzem bebidas e comidas, sendo que uma das principais representantes que atuam no Brasil é a Ambev.

3.      Construção Civil

Condiz ao levantamento de casas, edifícios e outras construções, assim como de restaurações operadas sobre outras edificações.

4.      Informacional

Esse tipo de indústria se dedica à produção de softwares e outros tipos de tecnologia não palpável, de forma que são comumente chamadas de “fábricas sem chaminé”. Nesse caso, existem diversas regiões brasileiras que concentram polos de produção de tecnologia, como é o caso do Porto Digital, em Pernambuco.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau