Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
indicadores de RH

Indicadores de RH: por que sua empresa precisa repensá-los?

Os indicadores de RH são essenciais para que a sua empresa possa desenvolver melhor as ações internas. Com o correto uso deles é possível aumentar a produtividade, a satisfação dos empregados e a diminuição da rotatividade.

Muitas empresas ainda usam de maneira muito restrita esses indicadores e não conhecem todas as melhorias que elas podem trazer à organização. A aplicação dos resultados não pode se limitar à seleção de novo talentos e ao treinamento de empregados.

Eles podem e devem ser utilizados para melhorar a produção dos funcionários e o alcance de metas da empresa, estabelecendo-se perante o mercado.

Quais são os principais indicadores de RH?

Existem indicadores que são tradicionais e outros que são considerados novos para uso do RH. Todos eles trazem informações importantes que devem ser utilizadas para direcionamento de políticas na empresa que levem à melhoria dos seus serviços.

Conheça agora os principais indicadores.

Absenteísmo

Esse é um importante indicador para as empresas e para o setor de recursos humanos. Ele corresponde à taxa de ausências e atrasos dos empregados. Nesse caso eles indicam se o empregado segue ou não as regras de jornada.

Existem faltas justificadas e injustificadas. As primeiras são previstas em lei e correspondem às questões de saúde acompanhadas de atestado, licenças por casamento, falecimento de familiar e outros casos.

Analisar o absenteísmo auxilia não apenas a verificar o comportamento dos empregados para eventuais dispensas. Ele pode ser utilizado para:

  • Análise de melhoria no controle de ponto;
  • Desenvolvimento de regras internas de horas extras;
  • Necessidade de criação de um adicional de assiduidade, que premia os empregados que não tiveram faltas ou atrasos em certo período de tempo;
  • Redirecionar os empregados e dar conselhos de comportamento, melhorando todo o funcionamento interno da empresa.

Esses são apenas alguns dos pontos que podem ser analisados a partir do indicador de RH de absenteísmo. Os dados desse indicador são possíveis de captação por meio de um sistema digital de jornada.

Ele é capaz de colher automaticamente as informações registradas no ponto e disponibilizá-las no mesmo momento ao RH.

O departamento e os gestores podem verificar a qualquer hora a quantas anda a jornada de trabalho dos empregados, quais estão realizando muitas horas extras, quais apresentam muitos atrasos os ausências e outros.

Outro ponto interessante do controle de ponto como indicador de RH é que o sistema digital é capaz de permitir aos empregados a apresentação de documentos que comprovem a necessidade de falta.

O relatório se torna completo e as informações completamente seguras e livres de qualquer tipo de perda.

Rotatividade

A rotatividade é outro dos indicadores de RH. Ela representa o número de contratações e rescisões e indica muitas coisas para a empresa. Dentre os dados que podem ser analisados a partir dela estão:

  • Políticas internas da empresa que atraiam os funcionários;
  • Distribuição de tarefas;
  • Desenvolvimento de plano de cargos e salários;
  • Atratividade da empresa para os empregados;
  • Vantagens da empresa para seus colaboradores em relação à concorrência;
  • Efetividade das contratações.

Esse é o indicador que pode ser aplicado para analisar o sistema de contratação da empresa e se os fatores considerados no processo seletivo realmente são importantes para a empresa.

Muitas vezes se consideram qualidades e destrezas que o candidato tem e que sequer são possíveis de aplicação no ramo da instituição.

A forma como a empresa atrai os empregados e suas benesses em relação a eles entram em foco na medida em que uma empresa deve ser interessante para o empregado. Ela não deve apenas corresponder à possibilidade de remuneração e sim à melhor opção de vínculo empregatício para o empregado.

Metas

O alcance de metas é outro dos indicadores de RH. A empresa as estabelece e após um período pode analisar como foi a taxa de adesão e cumprimento delas.

Cabe ressaltar que esse tipo de indicador pode ser utilizado para analisar a empresa e o empregado. A análise da organização ocorre para entender se as metas são justas e realmente apresentam condições de serem alcançadas.

Em relação aos empregados existe a possibilidade de estudo do porquê alguns não cumpriram as metas em detrimento de outros e quais são as tecnologias e instrumentos que a empresa pode adotar para melhorar o alcance delas.

O engajamento dos empregados é analisado da mesma maneira com as metas. E ele permite que a organização novamente se volte para si mesma, entendendo como pode melhorar o interesse dos colaboradores pelas atividades.

Para isso devem ser pensados em inúmeros fatores que incluem premiações, estrutura física da empresa, criação de espaços para debate de idéias e valorização do colaborador.

Indicador de diversidade

Aqui está um dos indicadores de RH que são considerados novos no mercado e cuja importância tem crescido cada vez mais. O indicador de diversidade corresponde à análise quanto a presença de pessoas diferentes na sua empresa.

A diversidade inclui sexualidade, gênero, raça e tipos físicos. Ela é cada vez mais importante no mercado de trabalho, sendo cobrada pelo público consumidor e pelos profissionais.

Uma empresa que deseja se manter relevante deve necessariamente pautar por um quadro de empregados realmente diversificados.

Com esses indicadores é possível:

  • Analisar como a empresa pode atrair empregados diferentes;
  • Melhorar os processos seletivos para torná-los mais atrativos à diversidade;
  • Estudar como são dadas as oportunidades internas e outros.

Eles são obtidos a partir de dados justamente das contratações e rotatividade. Outro ponto onde eles devem necessariamente ser colhidos se refere aos cargos de gestão e quem os ocupa.

A empresa deve estudar a distribuição da diversidade dentro da empresa da mesma forma.

Veja se o número de empregados não caucasianos, homossexuais e outros não se encontram apenas em cargos considerados de menor grau hierárquico e o motivo dessa concentração pode ser justamente a ausência de oportunidades.

Com todos esses indicadores de RH a empresa possui em mãos os dados que lhe permitirão melhorar os processos seletivos, a tratativa dos empregados, o controle de horários e a evasão deles. Outros pontos relevantes se referem à possibilidade de aumento da produtividade e da imagem da empresa perante o público.

É por isso que eles devem ser utilizados amplamente e não apenas para aplicação de novos treinamentos e seleção. Não basta contratar, a organização deve ser capaz de manter os talentos que lhe prestam serviços e com eles desenvolver um espaço mais rico e produtivo.

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau