Cargos e salários

Plano de cargos e salários para sua empresa: Como fazer?

Quando cargos de confiança não são preenchidos com candidatos adequados, todas as estratégias e metas de uma empresa estão em risco!

Mesmo os bons gestores podem se complicar na hora de escolher o candidato perfeito para ocupar uma posição essencial dentro da organização. Afinal de contas, escolher o melhor entre dois candidatos que possuem qualificações e habilidades técnicas não é uma tarefa fácil.

New call-to-action

Sob este aspecto, criar um plano de cargos e salários se torna uma ferramenta valiosa para atrair e reter talentos, além de assegurar que os cargos de confiança sejam ocupados pelos colaboradores que mais se encaixam nos perfis exigidos.

Vamos conhecer as vantagens e como fazer um plano de cargos e salários bem estruturado!

Por que criar um plano de cargos e salários?

Um plano de cargos e salários pode ser considerado uma estratégia competitiva, pois é um recurso que tem como objetivo adquirir o equilíbrio organizacional, definindo as funções, deveres e direitos de cada cargo.

Após a idealização e implantação deste plano, os colaboradores começam a conquistar as habilidades e as experiências para que se tornem profissionais de alta performance e, assim, são capazes de trazer mais resultados à empresa.

O plano de cargos e salários traz uma série de vantagens para a empresa e para os colaboradores.

Vantagens em fazer um plano de cargos e salários para sua empresa

A implantação de um plano de salários em uma empresa é vantajoso para todos!

Para as empresas, os benefícios são:

  • Ficar entre as empresas mais importantes de seu segmento e de acordo com o seu porte;
  • Redução da rotatividade de colaboradores. Um plano de carreira e salários permite que o colaborador saiba quais são as promoções que pode conquistar e quais o caminho que precisa seguir até chegar até elas;
  • Atração e retenção de talentos;
  • Colaboradores mais engajados e ajustados com a cultura, missão e valores da empresa;
  • Colaboradores que se tornam porta-vozes de suas empresas.

Para os colaboradores, as vantagens de um plano de cargos e salários são:

  • Saber exatamente qual o seu papel e sua importância para a empresa;
  • Conhecer as promoções e seus respectivos benefícios que pode alcançar;
  • Ter a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e habilidades;
  • Conhecer os critérios que precisa alcançar para conquistar novas oportunidades;
  • Saber que seu desempenho e desenvolvimento pessoal são valorizados e recompensados pelos gestores;
  • Se sentirem parte de uma organização.

Como fazer um plano de cargos e salários para sua empresa?

Veja a seguir o passo a passo para criar um plano de cargos e salários para sua empresa.

Conheça a estrutura atual de sua empresa

Antes de começar com o novo, é preciso compreender o que já está implantado. Por esse motivo, o primeiro passo é conhecer a estrutura organizacional atual da sua empresa!

Faça uma tabela com todos os cargos, descrições das funções e salários atuais. Além disso, descreva a hierarquia organizacional para que fique a situação atual e o que precisa ser mudado fiquem bem claros.

Conheça, também, as políticas internas da empresa, as estratégias, processos administrativos e tudo o que envolva o relacionamento com o colaborador.

Outro ponto importante é conhecer a tabela salarial praticada no mercado, afinal, cada função do plano de cargos e salários deve estar de acordo com as outras empresas. Quando isso não acontece, o colaborador pode migrar para um concorrente.

De posse desses dados, é chegado o momento de pensar sobre o tipo de plano de carreira!

Defina o plano de carreira para seus colaboradores

A definição do plano de cargos e salários que vai oferecer aos seus colaboradores é o passo mais importante da criação. É por meio deste plano que a empresa alcançará os benefícios listados acima.

Há vários modelos de planos de cargos e salários e, certamente, um deles é o mais adequado para sua empresa. Porém, há três tipos de planos de cargos e salários que são amplamente utilizados por organizações bem-sucedidas e que possuem colaboradores de alta performance.

1. Plano de cargos e salários em I

Nesse tipo de plano de cargos e salários, o caminho que o colaborador precisa seguir para alcançar as promoções é único e em linha reta, na vertical, como sugere a forma da letra I.

Portanto, nesse tipo de plano de carreira, a hierarquia da empresa segue a linha reta, na vertical e é assim que as promoções acontecerão, ou seja, sempre para cima na hierarquia. O colaborador pode ir de um cargo mais baixo para um mais alto, mas nunca o contrário.

2. Plano de cargos e salários em Y

Mais uma vez, o plano de cargos e salários segue a forma da letra. No caso da letra Y, há um momento em que o colaborador terá duas opções de crescimento e precisará escolher qual caminho seguir.

Como no modelo anterior, a linha de promoção é sempre para cima, ou seja, o colaborador sempre ocupará um cargo superior ao seu, não inferior. No entanto, ele terá que escolher entre dois cargos, por exemplo, de gestor ou analista.

3. Plano de cargos e salários em W

O terceiro plano de cargos e salários mais utilizado pelas organizações bem-sucedidas é o plano W.

Como nos exemplos anteriores, no plano de cargos e salários em W, o colaborador ascende (nunca descende), mas possui uma terceira opção de caminho a seguir.

Ele poderá seguir para dois cargos distintos ou um cargo que representaria a junção de dois. O colaborador pode se tornar um líder e manter suas especialidades paralelamente.

Estabeleça os critérios para promoções e aumento de salários

Os critérios para que os colaboradores possam conquistar as promoções e os aumentos de salários devem ser bem claros e objetivos. Todos, colaboradores e gestores, devem estar cientes desses critérios.

Assim, todos conseguirão acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores e saber exatamente onde querem chegar!

Dentre os requisitos que podem entrar como critério na avaliação, destacam-se:

  • Resultados obtidos
  • Tempo de empresa
  • Qualificações e especialidades
  • Feedback positivo de ações executadas
  • Engajamento, etc

Priorize os quesitos fundamentais para a sua empresa para compor os critérios do plano de cargos e salários de sua empresa.

Deixe claro que o sucesso é um desejo de todos

Embora a criação de um plano de cargos e salários para a empresa seja responsabilidade da direção e do RH, os gestores de todos os departamentos podem – e devem – aproveitar a oportunidade e oferecer a ajuda na descrição dos cargos e planejamento de carreira para os cargos sob suas responsabilidades.

Os líderes de cada departamento precisam compreender a importância do papel deles na implantação e desenvolvimento do plano de cargos e salários. Além disso, participar da elaboração do plano de carreira dá a eles a oportunidade de permitir que todos compreendam que tipo de habilidades e especializações os colaboradores de seus departamentos precisam ter e desenvolver.

Divulgue plano de cargos e salários da sua empresa

Se você seguiu este pequeno guia para montar seu plano de cargos e salários da sua empresa, então está na hora de documentá-lo e divulgá-lo!

Esta etapa final exige ainda mais transparência. Por esse motivo, é preciso planejar como será feita a divulgação.

Veja abaixo três maneiras eficientes que podem ser utilizadas para a divulgação do plano de carreira:

  1. Nas empresas de pequeno e médio portes, ainda é possível marcar uma reunião com cada colaborador e apresentar o plano de carreira. No entanto, pode ser uma tarefa trabalhosa e que exija tempo do departamento de RH e dos gestores.
  2. Se a empresa possui diversos departamentos, uma boa solução é fazer a divulgação com uma reunião em cada um dos setores. Neste caso, além do RH, a presença do gestor de cada departamento será apreciada e trará mais confiança aos colaboradores.
  3. Caso seja possível, uma ação motivacional coletiva, com todos os colaboradores e gestores presentes, é excelente para divulgar o novo plano de cargos e salários da empresa.

Depois de divulgado e implantado, é importante acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores de cada setor, colhendo informações diretamente com os gestores ou, ainda, contando com a ajuda da tecnologia.

O que pode ser esperado do plano de cargos e salários?

Mesmos em tempos atuais, onde todo o tipo de informação precisa estar acessível para todos, incluindo dentro do ambiente empresarial, existem os colaboradores que ainda não possuem dimensão de todas as possibilidades de carreira que existe em uma organização.

O investimento em plano de cargos e salários traz retornos muitos positivos, como:

  • Melhoria da motivação dos profissionais;
  • Aumento considerável da produtividade, já que o colaborador entende que quanto melhor for os resultados obtidos, melhores serão as oportunidades de melhoria de salário;
  • Redução das “conversas de corredor”, já que todos entendem quais são as possibilidades concedidas pela empresa para promoções e aumentos salariais;
  • Redução do turnover.

É possível entender o plano de cargos e salários como uma poderosa ferramenta de gestão de pessoas, pois colabora diretamente com a atração de profissionais que estão disponíveis no mercado para ingressar na empresa, e para retenção de talentos.

Já que os benefícios oferecidos e o clima organizacional, promovem um ambiente onde o colaborador está satisfeito em fazer parte do time. Favorecendo a imagem da empresa no mercado, e a motivação do colaborador.

Gerenciar o plano de cargos e salários precisa ser feito com cuidado, de forma cautelosa, e se não for cumprido, além da falta de conhecimento e informação por parte dos colaboradores, pode gerar queda na motivação, turnover e insatisfação.

É necessário que os colaboradores ao ingressar na empresa, possuem o objetivo de crescer, e precisam conhecer todas as possibilidades para alcançar seus objetivos dentro do ambiente corporativo, através de orientação constante e feedback sobre o desenvolvimento de novas habilidades e competências.

Desafios enfrentados pelas organizações na implantação de um plano de cargos e salários

Mesmo que as empresas são distintas e possuem ritmos diferentes, quando falamos em um tema tão sensível quanto cargos e salários.

New call-to-action

Sempre existem desafios que precisam ser superados, como a falta de rigor na execução dos processos descritos em políticas, implantação do programa no ambiente corporativo ou por ausência de disseminação da informação internamente.

Podemos citar dois grandes desafios para as organizações:

  1. Atração de novos profissionais: Para que os profissionais que estão abertos ao mercado de trabalho, é imprescindível que aconteça uma demonstração clara das vantagens que são oferecidas pela empresa, e uma dessas vantagens precisa ser detalhado o plano de cargo e salários.
  2. Retenção de talentos: Para os profissionais que se identificaram com a cultura da empresa e os benefícios oferecidos pela organização, é importante para que eles permaneçam no quadro de funcionários, indicar quais são as oportunidades de melhoria, quais são as possibilidades para o crescimento profissional e quais são os

Para os dois desafios apontados, o investimento em plano de cargos e salários é uma das melhores soluções, tanto para a empresa, quanto para os colaboradores.

Veja também: Ginástica laboral em Home Office: 5 exercícios para praticar!

Gostou das dicas sobre plano de cargo e salários ? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau