ilustração de liderança 4.0

O que é liderança 4.0?

Com o passar dos anos, os processos que compõem uma empresa sofreram mudanças, ocasionadas principalmente pelos avanços da humanidade. Assim também ocorre com a gestão, que tem de se adaptar à liderança 4.0.

New call-to-action

Você provavelmente já ouviu falar desse termo sendo ligado a outras áreas, como a indústria 4.0, o marketing 4.0 ou a logística 4.0. Mas você sabe como um líder 4.0 se comporta e quais habilidades agregadas a ele?

Confira como a liderança 4.0 impacta a realidade atual das empresas, quais as características de um líder conectado com o presente e quais habilidades ele deve desenvolver para se tornar um gestor moderno.

O que é liderança 4.0?

A liderança 4.0 é o conjunto de práticas relacionadas a forma de gerir equipes e processos, em um mundo onde as mudanças são cada vez mais rápidas, motivadas pela transformação digital.

Para compreender melhor o papel da liderança 4.0, é necessário avaliarmos as suas funções anteriores.

A liderança 1.0 é caracterizada pela revolução industrial e tinha como foco atingir o máximo de potência dos sistemas produtivos.

Já a liderança 2.0, se firmou no mesmo espaço de crescimento das indústrias, porém voltada à melhoria do desempenho e da qualidade da empresa.

Enquanto a liderança 3.0 tinha como foco a criação e gerenciamento de negócios que se aventuravam pelo novo mundo da internet.

Seguindo os avanços históricos, a liderança 4.0 vem para consolidar o uso da tecnologia, fazendo com que as empresas acompanhem as mudanças de pensamento junto às pautas da sociedade, como o relacionamento saudável no trabalho e o cuidado com o meio ambiente.

Quais são as características de um líder 4.0?

As principais características do líder 4.0 são a adaptabilidade às mudanças propostas pelas tecnologias, o espírito inovador, o perfil colaborativo e empático, a coragem e a liderança pelo exemplo.

Confira um pouco mais sobre cada uma dessas características abaixo:

Adaptável

O gestor 4.0 não pode ter o pensamento engessado. Durante anos os negócios mantiveram o mesmo padrão de pensamento em suas lideranças.

Porém, no século XXI as novas tecnologias dão as cartas e podem mudar as regras do jogo rapidamente. A liderança 4.0 deve ser adaptável e pronta para alterar a rota quando for preciso, formulando novas linhas de raciocínio com o avanço do mundo digital.

Inovador

Assim como a adaptabilidade deve fazer parte do dia–a-dia do líder 4.0, ele também deve respirar inovação. 

As maiores empresas do mundo têm demonstrado cada vez mais como a disputa pelos espaços corporativos se dará por meio dela, enquanto se conecta com as pautas da sociedade.

Esse espírito inovador trazido para o ambiente de trabalho estimula a equipe, agregando a mentalidade de que há sempre coisas novas para serem criadas e melhoradas.

Colaborativo

A figura do gestor durão e que se mantém em um pedestal não combina com a liderança 4.0. O líder, diferente do perfil padrão de chefe, deve ter um perfil colaborativo, agregando em discussões com novos insights, aprendendo com os seus colaboradores e inclusive assumindo os seus erros. 

Empático

Cada vez mais presente nas pautas sociais a empatia é uma característica fundamental para quem deseja ser um líder bem-visto e capaz de motivar os seus colaboradores.

Se colocar no lugar do outro pode ser uma tarefa difícil, mas é a partir dela que o líder se conectará profundamente com sua equipe, tendo um conhecimento individual sobre cada profissional que facilitará o trabalho de todos.

Corajoso

O universo digital e as mudanças do mundo têm demandado das empresas e dos seus líderes cada vez mais posicionamento.

A liderança 4.0 assume para si esse papel, demonstrando coragem ao levantar uma bandeira, o que tem sido fundamental para que os consumidores passem a se identificar mais com a empresa.

Exemplar

Por fim, a característica que une todas as outras, a liderança 4.0 aplica o seu papel através do exemplo e não pela força. 

Se você deseja que a sua equipe também incorpore essas características, permitindo que todos acompanhem as mudanças e trabalhem em consonância, o exemplo partindo do líder é fundamental. 

Quais as novas habilidades na gestão 4.0?

Além das características, que podem ser aprendidas e colocadas em prática, a liderança 4.0 precisa dominar habilidades fundamentais nesses novos cenários, elas são: o domínio das tecnologias, o entendimento de diversas áreas e as habilidades interpessoais.

Saiba um pouco mais sobre cada uma dessas habilidades abaixo:

Domínio das tecnologias

As empresas têm sido compostas cada vez mais por processos digitalizados, se antes o bom líder sabia como funcionava cada processo manual da empresa, agora ele deve possuir um domínio mínimo das tecnologias.

A liderança 4.0 exige que o gestor saiba lidar com o terreno virtual, seja o aparente, como as redes sociais, ou aquele que não é visto, como a programação de softwares e do maquinário da empresa.

Entendimento de diversas áreas

Cada vez mais comum, a ocupação de cargos de gestão por pessoas de formações variadas, é uma das características da liderança 4.0.

Quanto mais abrangente a área de estudos do gestor, maiores as características de diferentes áreas ele conseguirá incorporar na empresa e na equipe, tornando o ambiente mais rico e permitindo a análise de diferentes perspectivas.

Habilidades interpessoais

As habilidades de comunicação interpessoais permitem que o líder se relacione com os demais de colaboradores de maneira saudável, extraindo dessa troca melhores resultados e a satisfação daqueles compõe a equipe.

Entre essas habilidades estão a capacidade de sair da zona de conforto, a inteligência emocional e a ética. 

Como desenvolver habilidades do líder 4.0?

As habilidades que compõem a liderança 4.0 podem ser adquiridas através de cursos, palestras e livros. Porém, serão absorvidas apenas por aqueles que se mantiverem antenados, prontos para encarar novos desafios e abraçar os diferentes perfis de pessoas que compõem uma empresa.

New call-to-action

Continue aprimorando o seu processo de gestão de pessoas e se torne uma liderança 4.0

Como você viu, o líder moderno está antenado às mudanças tecnológicas e as pautas sociais, trazendo elas para dentro da empresa e garantindo melhores resultados junto à evolução do negócio e da equipe.

Para continuar aprimorando o seu processo de gestão, confira outros conteúdos no blog da Oitchau e se prepare para ser uma liderança 4.0!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau