homem explicando os resultados obtidos pelo nine box

Nine Box: o que é? Quais são as vantagens?

Avaliar o desempenho dos colaboradores é de grande importância. O Nine Box, então, pode ajudar a sua empresa a realizar isso de forma bastante simples. Aliás, não apenas simples de aplicar, mas também de avaliar os resultados.

Com isso é possível manter uma política de feedback baseada em avaliações de forma que a empresa como um todo fique constantemente em busca da melhoria.

Para saber mais sobre essa estratégia e como ela funciona continue lendo e confira!

O que é Nine Box?

pessoas em uma mesa falando sobre nine box

Essa é uma ferramenta de avaliação de desempenho. Ela ajuda a medir o desempenho do colaborador frente a capacidade ou à expectativa dela. Assim, é um método que pode ser bastante interessante para gestores e para o RH.

Para que serve a Nine Box?

De forma bem concisa: para avaliar. Isto é, para saber como está o desenvolvimento de um colaborador e das atividades que ficam sob a responsabilidade dele. Com isso, a ferramenta dá um norte para as decisões de gestão e de capacitação.

A avaliação dos colaboradores, por si só, já é muito importante. Afinal, ela dá informações que serão preciosas para:

  • Melhorar a constituição das equipes;
  • Direcionar promoções e transferências;
  • Aplicar capacitações;
  • Engajar os colaboradores;
  • Melhorar os processos de seleção;
  • Reter talentos;
  • Direcionar responsabilidades em projetos, etc.

Portanto, sendo um método de avaliação, a Nine Box se mostra importante justamente por garantir os aspectos acima. Ela concede dados que embasam decisões do RH, gestores e da diretoria.

Como funciona a Nine Box?

Ela funciona de um modo bem simples: por meio de uma tabela inspirada no método cartesiano. Assim, ela se vale de um elemento visual para oferecer informações importantíssimas que decorrem da avaliação dos trabalhadores.

O eixo horizontal, X, corresponde ao desempenho do profissional. Isto é, como ele se mostrou ao desenvolver uma atividade específica. Ou, então, como ele apresentou em um projeto específico.

Por outro lado, o eixo Y é o vertical. Ele corresponde às expectativas que os gestores possuíam sobre a capacidade do colaborador naquela atividade ou projeto. Ou seja, o que se esperava que ele fizesse.

Dessa forma, é possível determinar por meio de um gráfico visual como ficou a relação entre a Expectativa x Realidade. Como se imaginou que seria e como realmente foi. Isso é bastante interessante no sentido que permite à empresa demonstrar como ela enxergava o colaborador e como ele se saiu.

Veja nos itens abaixo quais são os graus de potencial e quais são os desempenhos correspondentes para cada um em sua linha:

  • Alto: Enigma; Forte desempenho; Alto potencial;
  • Médio: Questionável.; Mantenedor; Forte desempenho;
  • Baixo: Insuficiente; Eficaz; Comprometido.

Quanto maior a expectativa, então, de um ponto mais alto sai o gráfico; contudo, quanto menor o desempenho, maior a queda.

Como colocar o Nine Box em prática?

pessoas falando sobre nine box

Para isso, primeiramente, constitua uma tabela baseada no modelo cartesiano conforme indicamos acima. Logo depois, então, siga esses passos:

  • Determine quais são os indicadores-chave de performance (KPI) que são importantes nessa avaliação;
  • Combine outros métodos avaliativos que permitam chegar a um resultado em que se saiba qual foi o desempenho (por exemplo, relatórios, etc.);
  • Desenvolva os gráficos e converse com os colaboradores sobre eles. Ainda, busque soluções de acordo com o resultado.

Quais são as vantagens no uso da metodologia Nine Box?

Veja quais são as principais vantagens de aplicar essa metodologia de avaliação na sua empresa.

Ferramenta visual de fácil entendimento

Primeiramente, essa é uma excelente metodologia por ser fácil de compreender. Afinal, ela se vale de elementos visuais. Ou seja: é bater o olho e entender o resultado da avaliação.

Com isso, tanto você quanto os colaboradores podem em poucos segundos entender a avaliação. Isso facilita a busca de soluções.

Saiba como anda o desempenho dos seus colaboradores

Saber como é o desempenho dos seus colaboradores é imprescindível. Como vimos acima, brevemente, existem várias vantagens em avaliá-los e é isso que o Nine Box promove: a avaliação.

Simplicidade

O Nine Box é muito simples tanto de desenvolver quanto de analisar. Por isso, ele é prático e realmente efetivo. Ele comprova que é possível ser simples e compreensível sem firulas.

Melhor desenvolvimento de políticas de gestão de pessoas

Seus colaboradores não apresentam o desempenho que você esperava? Isso pode ajudar em muito no desenvolvimento de políticas de gestão de pessoas. Afinal, a partir disso buscam-se soluções para os motivos desse baixo desempenho.

Ele pode se revelar, por exemplo, no desinteresse nos tipos de prêmios oferecidos. Ou, então, na falta de engajamento pela incompatibilidade com as atividades que lhes foram designadas. 

Existem vários motivos que podem fazer com que haja a queda da produtividade e do desempenho. Uma vez que é possível observar se houve tal queda por meio do Nine Box, não deixe de usá-lo como ponto de partida par a busca de soluções.

Melhore o desempenho dos colaboradores

O Nine Box, como outras políticas de avaliação e desempenho, ajuda em muito na melhoria do desempenho dos colaboradores. Com o seu resultado é possível que gestor e colaborador investiguem o porquê da queda do desempenho, por exemplo. 

Ainda, a empresa demonstra ao colaborador que possui interesse em ajudá-lo com seu desenvolvimento profissional. Portanto, pode ser uma ótima ideia!

Promova a comunicação interna

A comunicação interna em uma empresa é de extrema importância. E com uma política de avaliações essa comunicação aparece de forma natural entre os colaboradores e os gestores.

A partir do diálogo e da avaliação dos resultados é possível que juntos eles cheguem a conclusões e soluções que possam ajudar em muito no desenvolvimento das atividades e na melhoria delas.

Projetos de capacitação

Por fim, usar o Nine Box também é interessante por ajudar no desenvolvimento das políticas de capacitação. Ou melhor, para direcionar essas capacitações para que o colaborador possa melhorar o seu desempenho e corresponder à sua expectativa. Ou aumentá-la também, mas correspondendo ao que entrega.

Dessa forma, essa se mostra como uma ótima ferramenta de avaliação. Use a seu favor a simplicidade e facilidade de compreensão que ela oferta!

Enviar comentário

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau