Layoff

Layoff: O que é e como gerir essa crise?

O layoff é um termo comum especialmente em tempos de crise econômica ou em situações excepcionais, como tragédias naturais, escassez de matérias-primas, dentre outras.

Em suma, ele ocorre quando empresas enfrentam dificuldades financeiras e precisam tomar medidas drásticas para garantir sua sobrevivência.

Nesse contexto, o layoff surge como uma estratégia de gestão de crise que visa evitar demissões em massa.

Dessa maneira, é importante ao buscar formas de permitir à empresa reestruturar-se e superar os desafios enfrentados.

Ele pode se aplicar em diferentes nichos e tipos de atividades. Por isso, conhecê-lo é crucial aos gestores. Saiba mais sobre o assunto.

O que é layoff de uma empresa?

O layoff é uma medida temporária que é adotada pelas empresas para reduzir custos com mão de obra.

Para isso, optam geralmente por diminuir a jornada de trabalho dos funcionários ou, então, pela suspensão do contrato enquanto o trabalhador passa por cursos de qualificação. 

Em suma, ele corresponde às estratégias que são limitadas no tempo e que podem reduzir os custos da empresa para que ela se reorganize para voltar à produção total.

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Isso acontece, por exemplo, quando são descobertos rombos financeiros.

Ou, então, quando estruturas da empresa se viram prejudicadas por fenômenos naturais, como tempestades e tornados, de modo que precisam interromper as atividades temporariamente até que haja sua reconstrução.

Durante o período de layoff, os colaboradores continuam vinculados à empresa, mas têm suas atividades profissionais temporariamente interrompidas ou reduzidas.

Essa medida é implementada para enfrentar situações de crise econômica.

Também, é útil na retração do mercado ou em outros eventos que afetem negativamente o desempenho da empresa.

Um bom exemplo de épocas em que o layoff foi essencial corresponde à pandemia de Covid-19, especialmente em 2020 e 2021.

Todavia, é importante ressaltar que a aplicação das técnicas de suspensão do contrato de trabalho ou da interrupção dele somente podem acontecer em algumas situações específicas.

Quando a empresa pode optar pelo layoff?

O layoff é uma opção em épocas de crise, mas não tem livre aplicação. Primeiramente, ele deve ter previsão na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. 

Além disso, para reduzir a jornada e o salário do trabalhador, a empresa deve se enquadrar em uma destas situações:

  • Ter o encerramento total ou parcial de suas atividades em razão de determinação judicial ou de autoridades da fiscalização do trabalho/saúde;
  • Suspender de forma total ou parcial suas atividades por suspensão de negócios ou crises na área;
  • Ter registrado redução de pelo menos 40% da sua produção em relação ao último mês.

Já para suspender o contrato de trabalho, situação em que o trabalhador não presta serviços, mas também não recebe salários.

E o vínculo continua ativo, somente se aplica quando ocorrer para fins de qualificação profissional do trabalhador, na licença não remunerada.

Veja o que diz a CLT:

Art. 476-A.  O contrato de trabalho poderá ser suspenso, por um período de dois a cinco meses, para participação do empregado em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador, com duração equivalente à suspensão contratual, mediante previsão em convenção ou acordo coletivo de trabalho e aquiescência formal do empregado, observado o disposto no art. 471 desta Consolidação.

Em suma, o layoff que suspende o contrato de trabalho se limita à aplicação em situações em que a empresa concede um curso de qualificação durante 2 a 5 meses, com a licença não remunerada.

É por isso que o mais comum é a escolha pela diminuição da jornada com consequente diminuição salarial.

Suspensão do contrato de trabalho utilizada na pandemia não está mais disponível

Ainda que durante a crise econômica que acompanhou a pandemia de Coronavírus a suspensão do contrato de trabalho foi permitida às empresas, é importante ressaltar que essa medida essa específica e pontual.

Isto é, ela não pode mais ser aplicável.

As regras que foram criadas à época apenas foram válidas durante a manutenção do estado de calamidade declarado. Portanto, uma vez que ele já foi encerrado, as suspensões do contrato naqueles termos também foram.

Assim, atualmente a suspensão do contrato de trabalho se limita apenas às situações de licença não remunerada, bem como das licenças previdenciárias, como é o caso do recebimento de auxílio-doença, por acidente e outros benefícios do INSS.

Além disso, é importante não confundir a suspensão do contrato de trabalho nestes termos com aquele que se refere à punição do trabalhador.

Este último caso é uma penalidade em caso de faltas recorrentes, como desídia, falta de comprometimento, etc.

Soluções para lidar com o layoff: 4 dicas especiais

Gerir o layoff de forma eficiente é essencial para minimizar os impactos negativos tanto para a empresa quanto para os colaboradores envolvidos.

Comunicação transparente

É fundamental que a empresa mantenha uma comunicação clara e transparente com os colaboradores afetados pelo layoff. Explique as razões para a adoção dessa medida, os objetivos esperados e o plano de ação para superar a crise. 

Esse tipo de comunicação aberta e honesta ajuda na manutenção de um ambiente de confiança e a reduzir a incerteza entre os funcionários quanto ao futuro de seus empregos.

Apoio emocional

O layoff pode ser uma experiência emocionalmente desafiadora para os funcionários. Oferecer apoio emocional, seja através de sessões de aconselhamento ou programas de suporte psicológico, pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade gerados pela situação.

Treinamento e desenvolvimento

Durante o período de layoff, aproveite a oportunidade para investir no treinamento e desenvolvimento dos funcionários.

Aliás, isso é indispensável quando a medida abarcar a suspensão do contrato de trabalho, mas também pode se aplicar quando a empresa optar pela redução da jornada e do salário.

Programas de recolocação profissional

Durante o período de layoff, algumas empresas investem em programas de recolocação profissional para seus funcionários.

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Esses programas oferecem apoio na busca por novas oportunidades de emprego.

Eles incluem, por exemplo, treinamento em entrevistas, elaboração de currículos e networking.

Ao auxiliar os funcionários nessa transição, a empresa demonstra preocupação com seu bem-estar e aumenta as chances de sucesso na recolocação no mercado de trabalho.

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