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Mulher trabalhando em inbound recruiting

Inbound recruiting: o que é? E as vantagens desse modelo de contratação?

A sua empresa já aplica aos processos seletivos o inbound recruiting? Pois saiba que essa é uma estratégia que pode fazer com que ela chegue a ainda mais profissionais. Não apenas isso, mas que se adapte aos novos perfis de talentos.

Afinal, com o tempo não é apenas o perfil dos consumidores que muda. O dos profissionais também passa por mudanças constantes, de modo que o mercado necessariamente precisa se readaptar pra contar com os melhores talentos.

Sumário

O que é inbound recruiting?

Pessoa trabalhando com inbound recruiting

Já imaginou como seria aplicar estratégias de marketing digital para atrair novos talentos? Com isso, sua empresa ganharia fama no mercado de trabalho, facilitaria a atração de profissionais de qualidade e a divulgação da corporação e de suas vagas.

Ou seja, permitiria que a empresa chegasse a novos espaços de divulgação, certo? Pois é exatamente isso que o inbound recuiting trabalha! Da mesma forma que o marketing dessa natureza, ele busca atrair pessoas.

Contudo, enquanto o inbound marketing se volta à atração de consumidores, o recuiting é especialmente voltado ao recrutamento e à seleção de novos talentos. Isto é, aplicam-se estratégias que divulguem a empresa a fim de atrair profissionais.

Como funciona o inbound recruiting?

Como vimos acima, quando falamos que algo é “inbound” isso significa que a sua atuação se volta à atração. Isto é, a chamar atenção de um público e, com isso, atrai-lo para a sua empresa, tornando-o um interessado nas suas ações e soluções.

Assim, quando se fala no inbound marketing, estamos falando nas estratégias que visam o público consumidor. Ele atua de acordo com um funil de vendas. Este nada mais é do que o posicionamento do consumidor em relação à atuação da sua empresa.

Primeiramente, o consumidor sequer tem noção de que possui um tipo de problema ou necessidade. Assim, ele está no todo, de modo que passa a tomar conhecimento da situação, das soluções e da sua marca até o momento de se aproximar dela, contatá-la e fazer negócios.

Até aí tudo bem. Mas e o inbound recruiting? Ele segue a mesma lógica doesse formato de marketing. Isto é, trabalha de modo a divulgar a sua empresa. Contudo, em invés de se voltar aos consumidores, volta-se aos profissionais do mercado.

Aqui, então, há o uso das estratégias e das lógicas do inbound marketing dentro dos processos de seleção e recrutamento. Para isso, a empresa se faz presente na internet, faz adaptações ao site e ao blog, cria conteúdos e usa outros profissionais que já a conhecem como divulgadores dela.

Nesse sentido, assim como há um funil de vendas, também há um funil que delimita e que demonstra em que pé está a relação da empresa com cada um desses profissionais do mercado.

Fases do inbound recruiting

Conheça cada uma das fases que esse tipo de estratégia de seleção e recrutamento com uso de noções de marketing:

  • Desconhecido: aqui o profissional ainda não conhece a sua empresa, não tem noção dos seus serviços e de sua fama no mercado. Pode conhecê-la por meio de páginas de carreiras, anúncios em redes, etc.;
  • Visitante: nesse ponto já ocorreu uma conversão que torna o profissional um visitante, que passa a ter conhecimento sobre o que sua empresa oferta e como trabalha;
  • Contatos: no terceiro ponto do funil de inboung recruiting o profissional já tem interesse em fazer negócios com a empresa. Por exemplo, ao se inscrever em páginas como “Trabalhe conosco”;
  • Candidato: após candidatar-se, então, o profissional se torna efetivamente um candidato que passa pelos processos de seleção;
  • Funcionário: esse é o estágio final, em que o profissional já tem vínculo com a empresa. Então, ele pode passar a ser um divulgador dela e dos seus serviços.

Quais são, então, as vantagens do inbound recruiting?

homem trabalhando com inbound recruiting

Abaixo, para que não restem dúvidas sobre a importância no uso de estratégias de inbound marketing para a seleção e o recrutamento de talentos, separamos as principais vantagens que isso traz. Continue lendo e confira.

Encontre profissionais mais alinhados à empresa

Primeiramente, ao fazer uso dessas estratégias você poderá encontrar profissionais que já estejam alinhados à empresa. Por exemplo, aos princípios da corporação, bem como ao que ela faz, como e onde o faz.

Afinal, nesse caso o profissional se candidata após ter conhecimento da empresa, que oferta informações e dados por meio de produções de conteúdos e uso de estratégias em redes sociais (profissionais ou não) e site corporativo.

Apresente-se em novos espaços

O inbound recruiting permite que a empresa acesse novos espaços e, com isso, chegue a novos profissionais. Isso é importante porque são diferentes os locais em que esses talentos se apresentam hoje. Por isso, a empresa também deve ocupá-los e se mostrar.

Aumente a diversidade da empresa

Ao chegar em novos espaços e divulgar de maneira mais efetiva a sua empresa, os serviços e as vagas que ela oferta, é possível aumentar a diversidade dentro dela. E isso ocorre porque você chega a lugares diferentes, composto por pessoas igualmente diferentes.

Ainda, não tem mais as amarras da divulgação local ou de possíveis preconceitos que o processo pode deixar passar (e geralmente inconscientes). Assim, abrace o moderno e o novo e garanta a diversidade nos seus quadros.

Adapte a sua empresa aos tempos modernos e novos tipos de profissionais

Como dito anteriormente, o mercado consumidor, bem como o profissional, está em contante alteração. E da mesma forma que as lojas e negócios precisam se adaptar às mudanças do público, os processos seletivos também devem se transformar a ponto de conseguirem chegar até esses colaboradores e atrai-los.

E é isso que o a seleção que faz uso de preceitos do inbound marketing permite. A empresa passa a ser vista e conhecida, o que pode levá-la a ser alvo de desejo no sentido de lugar para se trabalhar.

Faça uso do inbound recruiting para que outros profissionais divulguem sua empresa gratuitamente

Por fim, essa estratégia também é interessante na medida em que leva outras pessoas a promoverem a sua empresa. Mesmo que o profissional já esteja empregado, ele pode divulgar aos conhecidos as vagas que ali têm.

Assim, podem ajudar a levar o nome da empresa e as possibilidades que ela oferta para talentos que até então a desconheciam. 

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