ilustração de implantar rh

Como implantar o RH numa empresa? Veja dicas!

Embora o setor de Recursos Humanos seja crucial na gestão de pessoas, muitas empresas ainda não contam com ele. Neste cenário, implantar o RH é uma decisão de grande importância e que pode oferecer muitos benefícios.

Essa implementação deve levar em consideração alguns passos e cuidados. Eles são necessários para que o setor realmente possa exercer sua função com maestria. Conheça dicas para implementá-lo e tire suas dúvidas.

1. Conheça as necessidades da empresa para implantar o RH

O primeiro passo para implementar o RH em uma empresa é realizar um planejamento estratégico. Ele analisa quais são as necessidades da empresa e quais são os papéis que o RH deverá exercer.

New call-to-action

Ainda que existam funções intrínsecas ao setor, é natural que a empresa tenha algumas questões que sejam mais urgentes. Por exemplo, recrutamento, políticas internas de metas, plano de carreira, gestão de horas, capacitação, etc.

É importante que a empresa reconheça quais são estes pontos. Junto às prioridades, deve estabelecer o orçamento disponível para a criação do setor e o prazo para isso. Igualmente, o número de colaboradores necessários e o espaço para instalação da equipe.

Aqui também entram as metas. É importante que o setor tenha algumas metas a cumprir logo no seu início. Por exemplo, a criação de comitês internos. Ou, então, a apresentação de projetos de feedback e de capacitação.

2. Entenda os valores da organização

Antes de formar a equipe de RH, os gestores devem refletir quanto aos valores da organização e sobre sua cultura. Isso é importante para que o departamento seja formado por pessoas que compartilhem desses preceitos.

3. Contrate especialista(s) para facilitar o processo ao implantar o RH

O terceiro passo para implantar o RH em uma empresa é a contratação dos especialistas que farão parte da equipe. Determine o número necessário de acordo com os projetos que deverão ser promovidos e com o tamanho da própria empresa.

Neste momento, contratar uma consultoria externa pode ser interessante. Assim, ela ficará responsável pelo processo de seleção e recrutamento para os profissionais. Esse é um cuidado que pode trazer maior qualidade para a sua equipe.

Afinal, os profissionais que prestam consultoria são especialistas em gestão de pessoas e em recrutamento. Uma vez que este papel cabe ao RH e a sua empresa ainda está no processo de implementá-lo, contar com ajuda especializada pode ser de grande utilidade.

4. Alinhe os processos do RH

Contratada a equipe que será responsável por colocar o departamento de RH em prática, chegou o momento do alinhamento estratégico.

Ele corresponde à determinação e emolduração de processos. Isso ocorre a partir de reuniões entre a equipe do RH e os gestores da empresa. Elas são importantes para que o departamento esteja por dentro do que se espera dele.

A partir desse alinhamento é possível que os profissionais do RH entendam como podem ajudar a empresa. Além disso, podem reconhecer limites para projetos de gestão, sejam eles financeiros, por tempo ou mesmo em razão de políticas já vigentes ou valores.

É imprescindível ter em mente que o RH faz parte da empresa. Por isso, deve estar alinhado com ela e realizar processos de acordo com a cultura da organização.

5. Invista em ferramentas tecnológicas

A qualidade do trabalho e dos projetos de Recursos Humanos também depende da estrutura que o departamento tem à disposição. Dito isso, investir em ferramentas tecnológicas se torna essencial ao implementar o RH.

Existem diversas tecnologias que são úteis ao setor. Com elas, é possível automatizar trabalhos burocráticos. Enquanto isso, os colaboradores do departamento podem focar sua atenção naquilo que realmente a demanda.

As ferramentas modernas desburocratizam o trabalho. Mas não se encerram aqui as suas vantagens. Elas também oferecem os seguintes benefícios:

  • Economia de tempo e de recursos;
  • Redução de erros;
  • Organização e segurança de dados;
  • Engajamento das equipes.

São várias as ferramentas que podem ser úteis ao RH. Um bom exemplo é o controle digital de ponto Oitchau. Ele permite a marcação de ponto em apenas 3 segundos, seja pelo quiosque físico presente na empresa ou pelo aplicativo de celular.

New call-to-action

O aplicativo organiza e processa as informações assim que elas são registradas. Isso significa que ele realiza o cálculo das horas trabalhadas, indica o número de horas extras e também as precifica. Tudo isso de acordo com o salário e a jornada de cada trabalhador.

A ferramenta gera os cartões de ponto automaticamente. Também é compatível com sistemas de holerites. Com isso, migra informações em tempo recorde, evita erros de digitação e acelera o fechamento de folha ao final do mês.

6. Reveja processos para ter sucesso ao implantar o RH

Ao implementar o RH na sua empresa, ele deve ter acesso aos processos que eram praticados na gestão de pessoas até então. Por exemplo, quais eram os padrões de recrutamento, as políticas internas já existentes e os principais problemas encontrados.

Isso é essencial para que os novos colaboradores saibam em que terreno estão pisando. Além disso, para reconhecer quais são as estratégias que podem ser aproveitadas, quais devem ser deixadas de lado.

Do mesmo modo, quais são as questões que ainda não estavam no foco da gestão de pessoas e que podem ser úteis à empresa. Uma ferramenta que pode te ajudar é o Timesheet, que permite maior organização dos processos e projetos que a área estiver envolvida.

7. Crie e divulgue políticas internas

Após a integração da equipe de RH, chegou o momento de colocar a mão na massa. Ela se dá pela criação e divulgação de políticas e procedimentos internos.

Considere, por exemplo, a gestão de horas. O RH deve determinar normas de como deve ser feita a marcação de horários, tanto para equipes internas quanto externas. Isso ainda envolve questões de cumprimento de intervalos, ausências, etc.

São vários os pontos de atuação que podem contar com normas. Segurança no trabalho, legislação trabalhista, férias, metas, avaliações, plano de carreira e benefícios são alguns deles.

8. Apresente o RH para os colaboradores

É muito importante que os colaboradores entendam que implementar o RH é algo benéfico para eles. Por isso, a empresa deve se anteceder ao departamento e evidenciar as vantagens da novidade.

Uma vez que o setor esteja funcionando, seus membros devem ser apresentados para o restante da empresa, bem como suas atividades e os projetos em desenvolvimento.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau