Imagem com um grupo de pessoas tratando sobre HCM

HCM: Como o gerenciamento do capital humano está impactando no RH

O uso de HCM tem sido uma aposta das principais empresas não apenas do Brasil, mas do mundo todo, quando o assunto é RH e gestão de pessoas. Ele veio para revolucionar essa área, especialmente no que se refere à inovação, competitividade e agilidade.

New call-to-action

Essencial para as empresas, a gestão de pessoas ganhou uma nova ferramenta aliada do crescimento corporativo. Também, da melhoria do clima organizacional e do próprio desenvolvimento de estratégias de retenção de talentos.

Mas o que exatamente essa sigla significa e como funciona? Continue lendo e confira a resposta para essa pergunta. Entenda, hoje, tudo sobre o HCM e como ele pode ajudar a sua empresa!

Conheça o HCM    

Imagem com duas mulheres tratando sobre HCM                                                                 

HCM é a sigla inglesa para “Human Capital Management”, que nada mais é do que a “Gestão do capital humano”. 

Embora possa parecer simples a uma primeira análise, saiba que aqui não estamos apenas diante de um conceito de gestão. Afinal, esta já está (ou deveria) estar presente nas empresas e não é uma ideia nova.

O que diferencia o HCM, então, é que ele se ilustra em um software que reúne uma série de dados essenciais à prática da gestão de pessoas. A partir dele, então, é possível reunir informações complexas que auxiliam na tomada de decisões.

Tais informações, então, promovem o autoconhecimento organizacional, baseia escolhas estratégias, bem como auxilia a corporação a antever problemas ou situações em que deverá agir.

Portanto, o HCM está revolucionando as empresas na medida em que facilita e melhora a gestão do capital humano. Isto é, das pessoas que trabalham na empresa e são essenciais para que as atividades dela realmente possam ser desenvolvidas.

Como funciona o HCM?

Ele funciona por meio odo uso de um software alimentado com uma série de dados. Portanto, é como se ele fosse um banco de dados que integra informações diversas da empresa e de seus colaboradores.

O sistema, aliás, não se resume na reunião de dados. Ao reuni-las ele também as processa, organiza e as distribui para as partes interessadas e envolvidas nos processos, como RH, gestores, setor financeiro, etc.

Ele analisa e processa informações, organiza-as e também as distribui, descentralizando-as. Tudo isso, então, permite que haja não apenas uma revolução digital na empresa e principalmente no RH, mas também melhor uso de dados.

Ainda, o software consegue automatizar uma série de atividades do setor de recursos humanos. Isso é possível a partir do uso de inteligência artificial. Assim, desafoga o departamento ao mesmo tempo, em que auxilia na melhoria das tarefas.

Ao final, o HCM baseia com dados concretos as decisões que impactam o capital humano. E isso se refere tanto às contratações, demissões e promoções quanto ao desenvolvimento de políticas internas, políticas de benefícios, etc.

Qual é a importância do HCM para empresas?

Como vimos até aqui, esse é um tipo de software que conta com uma série de premissas e possibilidades. Por isso, ele pode trazer muitos benefícios às empresas que o adotam. Confira, abaixo, as principais vantagens que ele oferta!

Melhoria nas contratações

Com o uso de um software de gestão de pessoas como é o HCM, a sua empresa pode melhorar os processos de recrutamento e seleção. Isso é possível pelo tratamento e cruzamento de dados, bem como pela análise automática e objetiva de currículos.

Retenção de talentos e diminuição da rotatividade

Outra vantagem que o HCM oferece às empresas é a possibilidade de reter talentos e de diminuir a rotatividade. Para isso, reúne dados sobre felicidade corporativa, clima organizacional e desempenho. Ainda, auxilia no desenvolvimento de políticas internas que possam engajar os funcionários.

Aumenta a produtividade

O HCM possui recursos que auxiliam a empresa a analisar mais objetivamente o desempenho dos colaboradores. Isso ao mesmo tempo, permite que se reconheça quem se destaca, alterações na produtividade e, também, soluções para ela crescer.

Reduz custos

Uma vez que direciona decisões a partir do uso de dados, o HCM também permite às empresas a redução de gastos. Por exemplo, diminui a rotatividade e, com ela, os gastos decorrentes de novas seleções, contratações e rescisões.

Personalizável

Ainda, saiba que o HCM é um software que pode ser personalizado pelas empresas. Em outras palavras, cada corporação pode contratar exatamente o que precisa, escolhendo os módulos, dados e análises. 

Abaixo, então, conheça os principais módulos disponíveis!

Principais módulos do HCM

Imagem com pessoa ao fundo trabalhando com HCM

Por ser um software, é possível que cada empresa contrate e adira aos módulos internos que mais lhe interessam. Afinal, o HCM conta com uma série de possibilidades e ferramentas, sendo passível de personalização pela corporação.

Conheça, abaixo, alguns dos principais módulos desse tipo de sistema!

Recrutamento e seleção

Um dos módulos de HCM permita que haja a seleção automatizada de currículos. Para isso, o sistema conta com informações sobre o que se busca, requisitos e outros dados referentes ao perfil interno ideal para o novo colaborador. Assim, elimina etapas desnecessárias e manuais.

Gestão de remuneração

O sistema reúne dados que auxiliam no cálculo de remunerações justas. Inclusive, ao fazê-lo, baseia-se também em informações referentes ao desempenho dos colaboradores.

Gestão de ponto

Esse módulo auxilia na automatização de cálculos referentes às jornadas, banco de horas e horas extras. Igualmente, permite melhor visualização sobre as jornadas cumpridas pelos colaboradores, assim como traz informações em tempo real.

Gestão de carreira

Esse módulo atua em diversas frentes. Aqui o HCM se volta tanto ao desenvolvimento de planos de carreiras para os colaboradores (em uma política de cargos e salários) quanto na retenção de talentos e prevenção aos riscos de perder colaboradores que são peça-chave na corporação.

Gestão de desempenho

Permite o monitoramento, em tempo real, de indicadores de desempenho dos colaboradores e equipes. Auxilia na avaliação dos funcionários, bem como em práticas que podem melhorar a produtividade e qualidade das atividades.

New call-to-action

Pesquisa de clima organizacional contínua

Dispara automaticamente pesquisas de clima organizacional, bem como permite que os colaboradores manifestem suas opiniões, dores e elogios. Com isso, reúne novamente dados que direcionam decisões do RH e dos gestores. 

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau