Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas
employer branding

Employer branding: por que ficar de olho no assunto

Investir em employer branding é permitir que a sua empresa tenha ainda mais possibilidades para superar desafios e ir de se expandir no mercado.  Considerando que é cada vez mais difícil encontrar e atrair os melhores candidatos, o conceito surge como um recurso de gestão muito importante. Veja a seguir o que é e como usar o conceito de employer branding em favor da sua empresa!

O que é employer branding?

O conceito de employer branding é dinâmico e se relaciona tanto com o marketing e propaganda quanto com os valores da empresa, com a cultura organizacional, com as relações que se cria com o público interno e externo.

Em tradução, employer branding significa marca empregadora, isto é, a imagem ou reputação que a sua empresa tem como empregadora. Trata-se de desenvolver estratégias realistas de gerar uma percepção positiva da sua empresa como local de trabalho, não apenas junto ao seu público interno, mas em toda a comunidade e no mercado.

employer branding

O employer branding pode expandir a sua marca e otimizar a imagem de empresa como sendo perfeita para se trabalhar. Cada vez mais as empresas brasileiras estão se empenhando nesta tarefa. Vai além das estratégias de endomarketing.

Uma empresa “boa para se trabalhar” possui equipes mais engajadas, maior produtividade em todos os setores, condições de adaptação no mercado, alto nível de satisfação de colaboradores e maior destaque ou relevância no mercado. Além de atrair os melhores talentos e aumentar o nível do candidato, ajuda a desenvolver um melhor relacionamento com os investidores e clientes.

Vantagens do employer branding

Eis algumas vantagens que o conceito de marca empregadora pode trazer ao seu negócio:

  • Atrair os melhores candidatos.
  • Diminuir os custos e o tempo empregado em processos seletivos
  • Otimizar o engajamento, a produtividade e o clima organizacional.
  • Ter mais vantagens na contratação em relação à concorrência.
  • Otimizar os processos de recrutamento e seleção.
  • Evidenciar a empresa como referência na sociedade.
  • Reduzir os custos de contratação e turnover.
  • Ampliar a satisfação do público interno, criando um ambiente de trabalho mais acolhedor.
  • Melhorar a relação com os stakeholders.
  • Tornar o negócio mais lucrativo e diferenciado.
  • Contribuir para uma cultura organizacional mais consistente e diversificada.

Considerando estas e outras vantagens, veja a seguir algumas dicas de como implantar o employer branding na sua empresa.

Employer branding e cultura organizacional

A sua empresa possui diversos públicos: clientes, colaboradores, investidores, seguidores, fornecedores, etc. Para usar o conceito de employer branding, considere dividir este público em interno e externo. O público interno são os seus funcionários e o externo, para este conceito, os candidatos e pessoas que podem ter uma boa percepção de marca empregadora.

O primeiro passo é entender que a sua empresa pode ser uma referência de empresa que emprega e que oferece vantagens para os seus contratados. Para conquistar este status, é preciso ter uma imagem muito positiva e com valores bem estruturados, propagados junto aos seus colaboradores. É preciso oferecer um ambiente que seja de fato ideal para se trabalhar. Os valores, a missão e a visão do negócio devem ser amplamente compartilhada e defendida por seus funcionários.

Para isso, é preciso investir em cultura organizacional, ou seja, em um projeto real que valorize os funcionários e a imagem empregadora, irá atrair o mesmo tipo de profissional. E isso pode levar tempo.

Observe que a imagem da marca começa de dentro da empresa e deve fazer parte da rotina das pessoas que lá trabalham. É preciso criar uma cultura organizacional alinhada e percebida com as intenções que deseja transmitir ao mercado e aos futuros candidatos.

O que a empresa está oferecendo aos colaboradores?

Outro fator que tem a ver com o employer branding é a relação de oferta e procura, ou seja, o que a sua empresa está oferecendo aos funcionários. As remunerações estão dentro da expectativa do mercado? Há benefícios? Há a possibilidade de crescimento real dentro da empresa? Há plano de capacitação e desenvolvimento profissional? O ambiente de trabalho é saudável e motivador? Há formação de lideranças? Possui horários flexíveis e ginástica laboral? Que diferenciais pode oferecer aos novos candidatos?

Faça uma análise das condições reais que a sua empresa oferece, considerando as remunerações. Uma dica é começar por uma pesquisa de satisfação interna. Depois, com estes dados, reveja as suas estratégias de melhorias.

Crie um padrão de comunicação

O employer branding envolve a forma como a sua empresa se comunica com os seus públicos. É importante ter uma comunicação clara e atrativa, seja nas demandas internas, seja para comunicar uma nova vaga aos candidatos. O padrão e o estilo adotado deve ser claro, positivo, com as informações necessárias, utilizando os canais de comunicação corretos. Em suma, é preciso traduzir quem é a empresa e o que está buscando, evidenciando conquistas.

Utilize a tecnologia em favor do employer branding

Não se pode falar de novas estratégias de gestão, como o employer branding, sem falar do universo tecnológico e digital que temos diante dos olhos.

Há muitos recursos que podem ajudar no seu processo de expansão da marca empregadora, como plataformas eficientes e inteligentes de recrutamento e seleção, controle de ponto dinâmico, redes sociais, aplicativos e softwares de mensuração de resultados e métricas de employer branding, sistemas de treinamento e comunicação interna, etc. Em meio à chamada transformação digital, recorrer à tecnologia é essencial

Planeje o employer branding

Assim como outras demandas do marketing, é preciso criar um planejamento estratégico para a prática do employer branding. Cada empresa tem a sua necessidade e o primeiro passo é identificá-las.  Depois é preciso identificar as ações necessárias, responsabilidades, orçamento, análise do quadro atual e outras informações.  

Veja também: Qual é a importância de rodar um MVP? Como fazer?

Gostou das dicas sobre employer branding? Deixe um comentário e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo