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Downsizing: O que é? Como tornar a empresa mais enxuta?

Uma empresa não é apenas lucrativa pelos valores que consegue captar junto ao mercado, mas também por sua capacidade em reduzir custos e despesas de modo sustentável.

E em tempos de acirrada competitividade, adotar técnicas de downsizing é essencial para enxugar custos de diferentes processos e setores, sem comprometer a sua excelência junto ao mercado.

Veja a seguir um pouco mais sobre o conceito de downsizing e saiba como aplicá-lo em seu negócio!

O que é o processo downsizing?

O downsizing refere-se a um conjunto de práticas administrativas cuja intenção é diminuir gastos, enxugar processos, eliminando tudo o que é desnecessário, a fim de aumentar a produtividade, a eficiência e a lucratividade de um negócio de forma geral.

Em português, a palavra significa “redução”, a reestruturação do que está obsoleto e disfuncional, gerando uma nova realidade de eficiência para a empresa. E para isso, se faz uso de determinadas técnicas e ferramentas.

Nem seria preciso dizer que a prática de downsizing é essencial para o futuro de qualquer negócio. E apesar de diminuir despesas e custos, não diminui a capacidade produtiva. Assim, se o objetivo da empresa é gerar lucro, o downsizing é um recurso inestimável.

O que esperar do downsizing?

Ao aplicar as técnicas de downsizing, pode-se esperar que a empresa tenha:

  • Mais lucros maiores em médio e curto prazos.
  • Uma produção mais enxuta e funcional.
  • Adequação à realidade da empresa e do segmento.
  • Diminuição de despesas e custos, sejam operacionais e de outros tipos.
  • Aumento da produtividade geral do negócio e da satisfação no ambiente de trabalho.
  • Otimiza a distribuição funcional e a mão de obra.
  • Otimiza o processo de tomada de decisões pela gestão da empresa.
  • Reduz custos com insumos e matéria-prima.
  • Otimiza a comunicação interna.
  • Dá segurança aos investidores.
  • Entre outras vantagens.

Como aplicar downsizing em uma empresa?

De antemão, vale dizer que para aplicar o downsizing na sua empresa, é preciso empenho, paciência, tempo para correções e engajamento. Não é uma tarefa fácil ou que se faz do dia para a noite.

Veja a seguir algumas dicas de boas práticas:

  • O primeiro passo é analisar todo o processo produtivo, destacando quais são os principais custos, o custo total e as características do processo.
  • O processo de downsizing deve ter início, meio e fim determinados. Não se perca em um loop eterno de mudanças que podem gerar mais despesas que reduções.
  • Uma vez que você saiba quais são os custos de sua produção, é hora de tomar atitudes cabíveis à redução, listando o que precisa ser feito. Faça uma classificação dos custos e sua importância para o processo produtivo.
  • Corte ou substitua os custos menos necessários.
  • Invista em tecnologia para gerar mais produtividade e menores custos. Afinal, estamos em plena transformação digital e a sua empresa não pode ficar para trás.
  • Crie estratégias para reestruturar o layout e a estrutura organizacional da empresa. Talvez seja possível mexer no nível hierárquico, diminuir cargos e reenquadrar funcionários. Em alguns casos, a aposentadoria antecipada pode ser uma solução.
  • Opte por horizontalizar a tomada de decisão, fortalecendo as lideranças e gerando responsabilidades para líderes situacionais e autonomia entre todos os funcionários.
  • Alinhe todo o processo com o negócio, os seus objetivos e planejamento estratégico.
  • Crie campanhas organizacionais para engajar e motivar os funcionários quanto a esta fase. Apresente benefícios reais e deixe claro como será cada etapa.
  • Terceirize serviços quando necessário. Por exemplo, os serviços que não estão diretamente ligados à produção – como contabilidade, setor jurídico, manutenção, segurança, etc. – podem ser contratados.
  • Crie processos de avaliação constante – da produção, de desempenho dos colaboradores, etc.
  • Integre as informações de todo o processo em uma ferramenta digital.
  • Observe a necessidade de ter um controller para a implantação deste processo de downsizing. Isso irá ajudar a reduzir erros e ter resultados mais rápidos.
  • Se necessário, contrate uma consultoria para ajudar no processo de downsizing, ainda mais se é a primeira vez que lida com esta demanda.

Críticas ao downsizing

O downsizing também recebe muitas críticas e nem tudo são flores. Quando mal aplicado, pode resultar em queda de produção e perdas significativas, tanto no valor da empresa quanto de lucro. Veja a seguir alguns problemas apresentados por downsizing mal conduzido:

  • Insatisfação dos funcionários – insegurança, desligamentos e desmotivação.
  • Há um custo em pensar no lucro pelo lucro.
  • Perda de talentos qualificados.
  • Perda de lideranças necessárias.
  • Queda inicial da produtividade.
  • Conflitos internos de diferentes gêneros.
  • Prejuízo para a marca e no posicionamento da empresa no mercado.
  • Queda da qualidade de serviços e produtos.
  • Custos com rescisões, acertos, acordos e outras demandas de desligamento.

Downsizing não é um fenômeno novo

Em todo o mundo, e de forma estruturada, o downsizing já é praticado desde a década de 1970, e não é uma novidade no universo da gestão de empresas. No Brasil, se tornou mais comum a partir dos anos 1980. Contudo, com os anos ganhou novas técnicas, novos instrumentos e a tecnologia ajudou a aperfeiçoar o processo.

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Hoje, o downsizing deve ser visto como algo necessário para a empresa se tornar ainda mais competitiva e diferenciada. É uma verdadeira limpeza nas contas e nos processos, a fim de torná-la mais lucrativa e organizada. Mesmo porque as empresas de hoje possuem demandas diferentes das de 1970 e 1980. Os paradigmas mudaram e o processo de downsizing também.

Quando começar o processo de downsizing?

Através de determinados indicadores, pode-se perceber que houve um achatamento da estrutura empresarial, bem como uma queda de produtividade ou estagnação da lucratividade.

Às vezes até se produz de forma satisfatória, mas as contas não fecham quanto aos custos. Estes são os sintomas que podem levar o gestor a reconhecer a necessidade de enxugar os processos e as contas.

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Neste momento, é hora de avaliar a melhor maneira de implantação do downsizing. Não há uma regra para todos os tipos de empresas: a aplicação deve ser contextualizada com a necessidades do seu negócio.

Quais são os motivos que levam uma empresa a utilizar o downsizing?

Existem diversos motivos que podem levar uma empresa a optar pelo modelo downsizing. No entanto, o principal é a redução de custos proporcionada pelos seus processos, mas podemos destacar outros motivos que se destacam:

Alta produtividade

A redução da base de funcionários de uma empresa pode significar um aumento expressivo na produtividade. Tal fato acontece porque a empresa se dedica em aumentar a produção individual dos seus colaboradores, ou ainda substituí-los por equipamentos.

Agregar valor para a empresa

Realizar um redimensionamento dos colaboradores indica uma reestruturação interna da empresa, com mudanças a caminho, o que normalmente aumenta a rentabilidade. Os acionistas enxergam mudanças com foco no aumento da lucratividade, pode ser vista com “bons olhos”.

Com isso, é possível que o valor das ações aumente. No entanto, é importante ter bastante atenção nesse ponto, pois o ganho só acontece quando o plano de downsizing é elaborado corretamente, com todo o processo seguindo de forma transparente.

Privatização/Fusão de negócios

Para garantir a sobrevivência no mercado, uma das estratégias que pode ser utilizada é a criação de holding e fusões com outras empresas pode entrar em pauta. O resultado disso pode ser a redundâncias das funções, e com isso, voltamos ao ponto de enxugar o time de colaboradores.

Terceirização

Com parte da estratégia, a empresa pode pensar em diminuir toda sua estrutura operacional, no momento que entender que terceirizar algumas atividades pode resultar em um ganho de produtividade junto com uma redução de custos.

Procura por eficiência operacional

Em alguns casos, quando maior o número de colaboradores em uma mesma função, maior a ineficiência nas operações da mesma natureza. Logo, a redução da quantidade de colaboradores aliado à melhoria de processos, utilizando a tecnologia como principal arma, pode gerar um resultado positivo, resolvendo o problema.

Quais são as vantagens e desvantagens do downsizing?

Existem muitas vantagens em utilizar o downsizing, além dos motivos que elencamos anteriormente. Porém, é preciso analisar juntamente com as desvantagens e entender se a vale a pena para o seu negócio.

Vantagens

  • Operações em escala: Em momentos de crescimento e expansão, as empresas costumam adicionar mais pessoas assim como equipamentos, para que seja possível atender a demanda comercial. No entanto, após o período de expansão, existe uma necessidade latente de dimensionar as equipes para uma quantidade que seja mais gerenciável. Nesse momento, que entra em ação o downsizing, pois ele permitirá que o time seja “enxugado”, porém de uma forma mais eficiente, sem perder a lucratividade.
  • Reavaliação de processos: Ao escolher pela execução do downsizing, a empresa precisa realizar uma avaliação dos seus processos de negócios, e reescrever todo o seu planejamento estratégico, além do seu orçamento. Isso é primordial para que as mudanças realizadas, reflita nos números, principalmente no que se refere à orçamento, já que existe a oportunidade de redirecionamento de verba, que foi liberada a partir da redução de custos.

Desvantagens

  • Imagem: Caso o CEO não se posicione com clareza, ele pode ser interpretado de uma forma negativa. O que passar o entendimento de que a empresa está reduzindo o efetivo pois está caminhando para a falência. A comunicação deve ser feita de forma clara, objetiva e transparente.
  • Insegurança: Com a empresa enxugando o time de colaboradores, pode gerar uma confusão nos colaboradores que permaneceram na empresa, gerando insegurança. Que pode prejudicar seu rendimento e produtividade. Nesse momento, voltamos ao primeiro tópico de desvantagens, a comunicação é a chave do sucesso do downsizing.

Veja também: Qual é a importância de rodar um MVP? Como fazer?

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