dinâmica em grupo

Dinâmica em grupo: como realizar online?

A dinâmica de grupo online se mostrou como uma opção diante da necessidade de distanciamento social que se impôs com a pandemia. Afinal, ela faz parte da rotina de RH e de inclusão e seleção de candidatos.

As práticas de seleção como a análise curricular, avaliação comportamental e as dinâmicas de grupo, processos necessários para escolher os candidatos mais aderentes à vaga naquele momento, passaram a ser online. E se tornou uma realidade para todas as empresas.

Agora todas as atividades dentro de um processo de recrutamento e seleção podem ser realizadas online, incluindo as etapas que eram feitas presencialmente, como as dinâmicas.

E isso, aliás, não se limita aos tempos de pandemia. A experiência forçada que ela impôs de trabalho à distância fez com que as empresas finalmente perdessem o medo de implementá-lo. 

Com o sucesso que ele alcançou, então, demonstra a necessidade de desenvolvimento das atividades (inclusive do RH) de maneira a adaptá-las para a realização remota. Veja, abaixo, dicas de como fazê-lo.

Quais são as vantagens do recrutamento, seleção e suas etapas online?

Grupo de pessoas falando sobre dinâmica em grupo

A medida em que as empresas estão adotando a tecnologia em suas rotinas, promovendo uma verdadeira transformação digital em seus escritórios, o recrutamento online se tornou reconhecido por ser muito mais eficiente na procura por novos talentos.

E a dinâmica de grupo, que é uma das etapas do processo seletivo de uma empresa, também se mostrou muito mais eficiência, já que é possível observar comportamentos que poderiam passar desapercebidos em uma sala presencial.

As vantagens de um processo completamente digital são inúmeras, como:

  • Maior econômica: As vagas podem ser divulgadas em vários portais, além das redes sociais por um custo muito pequeno;
  • Avaliação em tempo real dos currículos: todos os currículos recebidos para uma oportunidade podem ser avaliados online;
  • Não existe limitação geográfica: Com a Internet, o alcance das vagas é muito maior, principalmente se a empresa estiver atuando com 100% home office.

Os sistemas que são responsáveis pela triagem curricular dos candidatos também conseguem realizar o envio da avaliação comportamental dos candidatos, tudo de forma automática, deixando o processo de recrutamento muito mais ágil.

Sobrando muito mais tempo para que o RH atue em posições mais estratégicas na empresa, e até mesmo, dentro do processo de recrutamento e seleção, com um planejamento melhor das próximas etapas online, incluindo a dinâmica de grupo.

Dicas para realizar uma dinâmica em grupo online

O passo mais importante para a realização de uma dinâmica em grupo online é permitir que os sistemas sejam responsáveis pela triagem curricular, fazendo uma avaliação prévia e indicando aqueles que são mais aderentes à oportunidade em aberto.

Escolha a ferramenta que se adéque melhor à necessidade e a quantidade de pessoas

O mercado possui inúmeras opções de ferramentas para realizar uma boa dinâmica em grupo, mas a escolha depende de como será realizada a dinâmica, quantas pessoas, e o tempo de duração.

É importante conhecer cada uma das ferramentas, para que seja possível ponderar sobre a melhor escolha.

Até mesmo o WhatsApp pode ser utilizado como ferramenta para realização da dinâmica, já que ele permite que realização de chamadas em grupo.

A escolha precisa ser democrática, para que todos os profissionais selecionados tenham acesso à ferramenta e consigam utilizar sem dificuldades.

Por ser o aplicativo com maior número de usuários ativos em todo o mundo, o WhatsApp pode ser uma escolha, mas ainda sim é preciso entender se ele suporta a quantidade de pessoas e o tempo de duração.

E para evitar dúvidas e atrasos devido à falta de orientação para utilizar a plataforma escolhida, é importante fornecer orientações básicas de acesso para todos os participantes, e deixar um canal aberto na data da dinâmica, para que se houver algum problema ou dificuldade, ele possa entrar em contato.

A ferramenta escolhida deve suportar gravação da chamada, essa funcionalidade é vital para processos seletivos, pois após o período é possível rever todo o processo, e sanar dúvidas que possam ter surgido ao longo do processo.

Isso é ponto muito positivo do processo seletivo online, já que no processo presencial, não era possível ter “replay” sobre toda a dinâmica.

Garanta que todos têm os equipamentos necessários

Ainda, para que seja possível o uso da dinâmica de grupo online é indispensável que se garanta que todos tenham os equipamentos necessários. Isso se aplica à empresa e aos colaboradores do RH e aos profissionais que participarão.

Por isso, sempre certifique-se de que todos usarão fones de ouvido com microfones. Assim, evitam-se erros de comunicação e falhas de entendimento. Da mesma forma, permite que todos participem sem problemas.

Entenda quais são os aspectos da dinâmica presencial podem ser mantidos na dinâmica em grupo online

Existem alguns formatos de dinâmicas para processos seletivos e é necessário definir quais conseguem ter um resultado mais interessante considerando o ambiente online.

É necessário realizar uma avaliação para entender quais são os pontos da dinâmica presencial podem ser mantidos na realização da dinâmica online.

O mais adequado é a escolha por dinâmicas que “provoquem” o comportamento do profissional, simulando situações do cotidiano da empresa, que estarão presentes na sua jornada de trabalho.

Uma abordagem interessante é simular um problema que já acometeu à área em que a vaga está em aberto, e verificar com os candidatos, qual seria a melhor solução para reverter aquele cenário. 

De uma forma mais prática e mais colaborativa, para que seja possível ver a linha de raciocínio adotada por cada um deles, e as soluções idealizadas.

Tipos de dinâmica de grupo online para aplicar na sua empresa

3 pessoas batendo as mãos em sinal de consenso sobre a dinâmica em grupo

Ainda, não deixe de conhecer tipos de dinâmica que podem ajudar a sua empresa. Veja alguns tipos e veja quais se adéquam melhor à cultura organizacional e à gestão de pessoas que você pratica.

Quadrante

Esse é um tipo de dinâmica que demanda que a ferramenta de comunicação ofereça um quadro em branco. Ela se volta justamente aos processos seletivos e de inclusão para quebrar o gelo e apresentar as pessoas umas às outras.

Assim, essa dinâmica de grupo online funciona assim: cada participante divide seu quadro em quatro partes, com um risco vertical e outro horizontal. Logo depois, peça para que cada um deles represente com desenhos, em cada quadrante, a resposta para esses itens:

  • Um evento que mudou a vida pessoal ou profissional;
  • O que o colaborador pode oferecer à empresa;
  • Qual a ideia do profissional sobre legado;
  • O que necessita para somar à empresa.

Após cerca de 5 a 10 minutos cada um dos participantes expõe seus desenhos e os compartilha, dando breves explicações. Isso traz muitas informações para a empresa e, também, para fins de comparação entre os candidatos.

Apresentação de produto

Outra ótima ideia de dinâmica de grupo online é a de apresentação de um produto. Nesse caso, você pede a cada um dos participantes para que ele desenvolva um produto relacionado ou não à empresa.

Assim, concede um pequeno prazo para que eles desenvolvam a ideia e depois a apresentem. Isso demonstra capacidade de trabalho sob pressão, criatividade e conhecimentos gerais.

Contudo, aqui você pode pedir para cada um fazer um produto se o grupo for pequeno. Por outro lado, caso seja grande, faça pequenos grupos que podem se comunicar individualmente dentro da ferramenta da dinâmica.

Ilha deserta

Por fim, não deixe de lado a possibilidade de aplicar uma das mais clássicas dentre as dinâmicas de grupo online e presenciais. A metodologia “ilha deserta” é tradicional e ótima para quebrar o gelo.

Ela funciona assim: peça para que cada um (cada grupo, para caso de várias pessoas ou cada pessoa, para pequenos grupos) liste 03 coisas essenciais que levariam para uma ilha. Porém, elas devem se referir à sobrevivência.

Ainda, você pode requerer que haja a listagem de 2 coisas para fins de lazer. Depois, cada grupo ou pessoa expõe o que escolheu junto aos motivos. Isso ajuda a conhecer os colaboradores em relação ao raciocínio, criatividade e personalidade.

Verdades e mentira

Outro tipo de dinâmica em grupo para aplicar na sua empresa consiste na já famosa “verdades e mentira”. Ela ajuda na integração de grupos, bem como na aproximação dos seus colaboradores.

Essa dinâmica é bem simples. Basta que cada indivíduo que participe dela liste 3 coisas sobre si mesmo. Contudo, apenas 2 são verdadeiras, sendo que a terceira é uma mentira.

Desse modo, o indivíduo apresenta os fatos e deixa que os demais adivinhem qual é a mentira em meio às afirmações verdadeiras. Assim, quebra-se o gelo e também se permite que as pessoas mostrem mais sobre si mesmas se se identifiquem umas com as outras.

Desafio

Essa é outra boa dinâmica em grupo. Ela ajuda na análise quanto à criatividade dos colaboradores, bem como no seu raciocínio lógico e como lidam em situações críticas e de pressão.

Nesse caso, então, é possível entender quem tem um perfil mais conservador e quem tende a se arriscar mais.

Basta apresentar aos participantes da dinâmica um problema, uma situação crítica que requer soluções. Depois, cada um deles deve apresentar uma solução, uma resposta que ajude a resolver esse cenário.

Quais são os motivos para a sua empresa adotar a dinâmica em grupo online?

Mulher realizando uma dinâmica em grupo online

A dinâmica é uma forma de conseguir avaliar um candidato em potencial de uma forma mais descontraída, simulando situações reais, para entender como seria o seu comportamento em contextos variados.

Como ele se comporta em situações de pressão, em situações de raciocínio rápido ou outras situações pelo qual ele pode passar dentro da empresa.

Tal estratégia pode ser utilizada para outros fins, como:

  • Melhoria do clima organizacional;
  • Treinamento interno de colaboradores;
  • Análise de soft e hard skills;
  • Identificação de novos líderes;
  • Avaliação comportamental dos colaboradores presentes no quadro de funcionários.

Ela pode ser considerada como um dos meios mais importantes para a tomada de decisão, no que tange a gestão de pessoas dentro da companhia.

Ao ser realizada remotamente, proporciona excelência em seus resultados, já que é possível avaliar as performances por mais de uma vez, não restando dúvidas em relação ao desempenho.

Veja que essas características e benefícios se impõem tanto nas dinâmicas presenciais quanto nas à distância.

Por isso, apostar nas dinâmicas de grupo online é uma forma de permitir à empresa a continuidade da gestão humana de qualidade e às melhorias nos processos seletivos.

Além disso, a dinâmica em grupo à distância traz outro grande benefício à empresa: a possibilidade de não se limitar à contratação de pessoas de uma única localidade. Isso, é claro, caso a vaga também possa ser exercida à distância.

Em outras palavras, se a vaga for para home office sem necessidade de apresentação em escritório, você pode aproveitar para aumentar seu leque de possibilidades. E, com isso, aumentar o número de candidatos e de profissionais qualificados que podem preencher os cargos em aberto.

Isso, por si só, ajuda no aumento da diversidade da sua empresa, traz novas visões e possibilidades. Portanto, usar a dinâmica em grupo online é uma forma de trazer pessoas diferentes que possam somar à empresa.

Não limite a dinâmica em grupo para os processos seletivos

Ainda, saiba que todas essas dicas que apontamos para promover a dinâmica online não se limitam aos processos seletivos. Afinal, podem ser utilizadas em vários momentos, de maneira a somar na gestão de pessoas que o RH promove.

Por exemplo, você pode usar tais dinâmicas em grupo para realizar recrutamento interno. Ou seja, para escolher pessoas para promoções (subida na hierarquia empresarial) bem como para transferência de setores.

Além disso, a formação de equipes para desenvolverem certos projetos também pode se valer das dinâmicas. Igualmente, os processos que precisam de novas soluções ou de novas integrações dentro da empresa.

Portanto, você pode utilizar tais dicas em vários momentos e não apenas na entrada de novas pessoas na sua empresa. A dinâmica serve para integrar, mas também para promover o desenvolvimento de novas soluções.

Igualmente, para fomentar a aproximação dos colaboradores e para desenvolver o clima organizacional. Desse modo, aplique as dicas não apenas em recrutamentos externos, mas sim em todas as suas capacidades.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau