Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
apoio psicológico

Apoio psicológico: como dar aos colaboradores na pandemia?

Com os colaboradores em home office na maioria das empresas, por conta da pandemia de covid-19, existe uma outra preocupação que está circulando nas empresas, que é o apoio psicológico.

As situações que estamos vivendo atualmente, necessitam de novas medidas, muitas pessoas estão de luto pela perda de entes queridos, o isolamento social também causa transtornos e a crise econômica, complementa os principais problemas que as pessoas estão vivenciando.

De acordo com a ONU, através do seu secretário-geral, essa era uma situação que já havia alertada por eles, e que seria necessário medidas para auxiliar aqueles que estão precisando de auxílio psicológico. As empresas entenderam essa necessidade e buscaram soluções internas para conseguir lidar com essa situação junto aos seus colaboradores.

Quais foram as medidas tomadas pelas empresas para dar apoio psicológico aos seus colaboradores?

Grande parte das empresas do cenário nacional entenderam o momento pelo qual todas as pessoas estão passando, e buscaram por soluções que pudessem auxiliá-los ao longo desse período.

Os profissionais estão precisando de apoio e acolhimento por parte das empresas, são tempos difíceis.

Muitas pessoas estão enlutadas, pela perda dos seus entes queridos, outras estão passando por problemas financeiros em decorrência da crise econômica, e o próprio isolamento social tem causado diversos problemas, já que os colaboradores estão atuando remotamente das suas casas.

As empresas buscaram soluções para estar junto com seus colaboradores para superar esse momento, através de iniciativas internas, criação de programas de apoio psicológico e outras medidas de forma que a saúde mental fosse priorizada.

Criação de programas de apoio psicológico

Algumas empresas criaram programas de auxílio psicológico para seus colaboradores, mesmo estando em Home Office. A Gerdau, criou um programa chamado +Cuidado, que conta sessões acompanhadas por psicólogos, além de consultores financeiros e assistentes sociais.

Apesar do auxílio psicológico ser muito importante, ainda é necessário outros suportes para que o colaborador consiga realmente se sentir acolhido, as situações financeiras de milhares de famílias ao longo deste ano pioraram bastante, aumentando as dívidas, as dificuldades, a alimentação com um valor muito alto, e tudo isso junto, acaba piorando a situação.

A Gerdau encontrou uma forma de auxiliar de uma forma mais completa e totalitária os seus colaboradores, com o apoio psicológico para ajudar a entender e superar tudo que está acontecendo na vida, além de conselhos e sugestões sobre finanças, para conseguir driblar e superar a crise financeira.

Já a Ambev teve uma iniciativa semelhante, com a inauguração de um novo espaço que está voltado para a saúde mental, diversidade e para a inclusão. Os colaboradores relataram ao longo desse período um nível de estresse mais alto, além de relataram mais cansaço e mais ansiedade.

O espaço criado pela Ambev conta com uma rede de apoio ao colaborador que está disponível 24h por dia, para que ele possa ser acolhido independente do horário.

Por que apenas os psicólogos não são suficientes?

Assim como a Ambev e a Gerdau, outras empresas criaram espaços direcionados para apoio psicológico ao colaborador, mas que vai muito além de consultas terapêuticas. Apesar de uma parte importante dessa rede de apoio, a psicologia é apenas uma das frentes que necessita de atenção.

E para solução do problema, o colaborador precisa ser ouvido por profissionais de outras áreas, como financeiro, e até mesmo pela sua própria equipe e seu gestor.

E os gestores ainda não estão capacitados para conseguir trabalhar problemas pessoais dentro do ambiente de trabalho, mas com o Home Office está sendo necessário. E as empresas precisam ter essa preocupação, e por isso a rede de apoio necessita de mais profissionais além do psicólogo.

Os gestores precisam criar habilidades, para que seja possível, promover um ambiente acolhedor, mesmo que seja à distância.

Outras recomendações fazem parte dessa rede de apoio, como ensinar, incentivar e motivar novos hábitos de vida, como a prática de exercícios físicos, meditação, ioga, alimentação balanceada e saudável.

Tudo isso para que seja possível conciliar a jornada de trabalho com a vida pessoal, já que na grande parte dos casos, essa rotina ficou misturada com o escritório sendo na própria casa, e essa transição não foi natural para muitos colaboradores, pois ainda não tinham esse hábito.  

Quais as vantagens do apoio psicológico para as empresas?

O sucesso de uma empresa está diretamente relacionado com a produtividade dos colaboradores e com a sua motivação diária. Quando eles estão passando por problemas, e por conta da pandemia, acabou sendo um problema coletivo, a empresa perde produtividade.

O auxílio psicológico ajuda os colaboradores a superar esses problemas, mas igualmente a empresa a sair de um momento de crise, voltando a se destacar no mercado. Entenda as principais vantagens.

Resolução de conflitos

Esse é um momento onde os colaboradores, de uma forma geral, estão mais sensíveis, com um nível de estresse e ansiedade mais altos do que a normalidade. E mesmo em Home Office, pode ser que as ideias sejam divergentes e conflitantes, levando às proporções que não agradáveis.

O psicólogo trabalhista pode auxiliar nesses momentos, utilizando técnicas de observação, empatia e feedback, para contornar a situação, entendemos onde a situação começou e quais foram as motivações dos conflitos, para que então, possa ser trabalhado com a melhor abordagem a ser seguida.

Aprimoramento de competências dos colaboradores

Esse é um período de incertezas para muitas pessoas, o que acaba gerando uma ansiedade muito maior. O psicólogo do trabalho pode “canalizar” essas energias em prol do próprio colaborador.

Através de treinamentos e capacitação dos colaboradores, de forma individual e em grupo, visando a conquista de novas competências, novas habilidades. Para que seja possível a ocupação de um novo cargo, melhorar a função ou aprimorar as competências que ele já possui.

Tudo isso através do mapeamento de competências, pois o profissional terá um panorama completo das competências de cada um dos colaboradores, e poderá direcionar melhor os treinamentos e capacitações que são pertinentes para cada perfil.

Para a empresa, é um momento muito importante, pois ela estará em um curto prazo atuando com uma equipe muito mais capacitada, elevando sua competitividade no mercado.

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau