Colaboradores em reunião sentados a mesa, enquanto um dos profissionais apresenta as suas tarefas a serem realizadas conforme o Daily Scrum

Daily Scrum

Conheça a Daily Scrum e mantenha os profissionais diariamente engajados em suas funções.

Você está implementando o Scrum e outros métodos ágeis na sua gestão de projetos, mas tem dificuldades com a aderência dos colaboradores as metodologias e a execução dos Sprints?

A Daily Scrum pode resolver esse problema, saiba o que é essa reunião diária, o que a equipe deve desenvolver durante ela e qual é o papel do Scrum Master durante sua realização.

New call-to-action

O que é a Daily Scrum?

O Scrum é uma metodologia que tem na adaptação às constantes mudanças um de seus pontos fortes. 

Dependendo do projeto desenvolvido através dos Sprints, as mudanças podem ser diárias, trazendo a necessidade de Daily Scrum (ou apenas Daily), ou seja, reuniões que antecedem o trabalho e acontecem diariamente.

Quando adotada, a Daily Scrum acontece dia após dia enquanto durar o Sprint.

Apesar de ser uma reunião, a Daily não deve ser vista como um processo burocrático, sua duração ideal é de 15 minutos, onde todos da equipe falarão rapidamente.

Para que serve a Daily?

Agora que você já sabe o que é a Daily Scrum, confira qual é a sua importância para o desenvolvimento de projetos:

  • Evitar que o trabalho se torne mecanizado e engessado;
  • Evitar retrabalhos;
  • Trazer melhor clareza sobre o que cada um está fazendo e em que cada um pode colaborar;
  • Verificar se o time está no caminho previsto para finalizar o Sprint, se ele precisa de alguma mudança ou não será terminado.

Como funciona uma Daily Scrum?

O processo para a realização de um Daily é simples comparado a realização da Scrum semanal ou mensal e das reuniões para definir os Sprints.

Ela é basicamente uma conversa informal, onde cada equipe, dividida conforme os Sprints, alinhará por cerca de 15 minutos as etapas do trabalho que acontecerão no dia. 

Dentro dessa reunião cada colaborador vai apresentar rapidamente a sua programação para as próximas horas, preferencialmente a anotando em um quadro, conforme responde seguintes perguntas:

  • O que eu fiz desde a Daily Scrum passada?
  • Quais tarefas realizarei hoje?
  • Existe algum impedimento que está dificultando a realização das minhas tarefas? Se houver, o profissional deve apontar quais.

É indicado que a Daily aconteça sempre no mesmo local e horário, fazendo que ela vire parte da rotina e não seja esquecida. Também pode se adotar o hábito da conversa ocorrer em pé, fortalecendo seu caráter mais informal e curto.

O que o Scrum Master faz na Daily?

Como você viu a Daily Scrum é uma reunião entre os colaboradores que estão realizando um sprint, mas isso não significa que o Scrum Master tenha de ficar totalmente de fora.

New call-to-action

Caso um ou mais problemas sejam apontados pelos profissionais com impeditivos do seu trabalho, e a equipe discutir e concordar sobre eles, o Scrum Master passa a fazer parte da conversa, já que resolver esses impeditivos faz parte de suas funções.

Durante outras as etapas anteriores da conversa da Daily, o Master não precisa participar da reunião, porém, caso queira e a equipe concorde, ele e o Product Owner podem permanecer no ambiente como ouvintes.

Continue aprimorando o seu Scrum

As ferramentas que compõem o Scrum e outras metodologias ágeis, como o Daily, ou o Planning Poker, devem ser testadas e implementadas conforme as necessidades da sua equipe e do seu negócio.

Conheça mais sobre os métodos ágeis e o Scrum no blog da OiTchau e modernize a sua gestão de projetos.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau