Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

Contabilidade fiscal e contabilidade societária: o que são e qual a diferença?

Desde 2007, a contabilidade brasileira se tornou mais parecida com a contabilidade internacional. O fato ocorreu devido à promulgação da Lei 10836/07 que modificou a legislação tributária federal em relação ao parcelamento de débitos, entre outros itens.

Em 2009, entretanto, houve a atualização da lei, com a promulgação da Lei 11941/09, que resultou na Contabilidade Fiscal e na Contabilidade Societária.

Neste artigo, trataremos o que é cada uma delas e quais suas diferenças!

 

Contabilidade Fiscal e Contabilidade Societária: o que são?

Dizemos contabilidade fiscal tudo que abrange os regimes de tributação cujas apurações envolvem o pagamento de tributos e o recebimento de pagamentos em um livro caixa. O cálculo da folha de pagamento ou guias de impostos são exemplos de contabilidade fiscal.

A contabilidade societária, por sua vez, envolve todos os controles e processos de uma empresa, podendo abranger até o departamento de recursos humanos. Por meio de balancetes, a contabilidade societária permite uma tomada de decisão mais estratégica e o acompanhamento preciso da saúde financeira da empresa.

 

As duas são obrigatórias para as empresas?

Tanto a contabilidade fiscal como a contabilidade societária são importantes para a empresa, pois se especializam em áreas diferentes e trazem a segurança das obrigações e uma visão real da situação financeira da empresa, o que é importante na tomada de decisão em médio e longo prazo.

Contudo, de acordo com a legislação brasileira, as pequenas e médias são obrigadas a ter apenas a Contabilidade Fiscal! O intuito do governo brasileiro é garantir que as empresas estejam sempre em dia com suas obrigações com o fisco.

A contabilidade societária se torna extremamente necessária em sociedades, cujo patrimônio precisa estar seguro, nos casos em que há a obrigação do pagamento de imposto de renda sobre o lucro líquido, ou ainda, no caso de distribuição do lucro isento de imposto, acima dos limites legais, entre os sócios.

Vale citar que a contabilidade societária sem a contabilidade fiscal está em grande prejuízo, pois há o risco de irregularidades em notas fiscais e desorganização do caixa da empresa!

 

Como obter a contabilidade societária?

A contabilidade societária apenas traz benefícios às empresas quando bem executada! O trabalho envolvido para que a contabilidade societária seja implementada com sucesso depende do contador e do gestor.

O gestor deve passar todas as informações financeiras pertinentes com clareza para que o contador possa realizar o seu trabalho da melhor forma possível.

Todas as movimentações financeiras da empresa, desde o simples registro de entrada e saída, bem como informações mais complexas devem ser compartilhadas para que a contabilidade societária possa trazer os resultados esperados.

É dessa forma que a contabilidade societária poderá refletir a condição financeira real da empresa! A partir desse panorama é que os gestores podem planejar ações estratégicas para a ampliação do negócio.