Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
contabilidade fiscal

Contabilidade fiscal e Contabilidade societária: O que são? Qual a diferença?

Desde 2007, a contabilidade brasileira se tornou mais parecida com a contabilidade internacional. O fato ocorreu devido à promulgação da Lei 10836/07 que modificou a legislação tributária federal em relação ao parcelamento de débitos, entre outros itens.

Em 2009, entretanto, houve a atualização da lei, com a promulgação da Lei 11941/09, que resultou na Contabilidade Fiscal e na Contabilidade Societária.

Neste artigo, trataremos o que é cada uma delas e quais suas diferenças!

Contabilidade Fiscal e Contabilidade Societária: O que são?

Dizemos contabilidade fiscal tudo que abrange os regimes de tributação cujas apurações envolvem o pagamento de tributos e o recebimento de pagamentos em um livro caixa. O cálculo da folha de pagamento ou guias de impostos são exemplos de contabilidade fiscal.

A contabilidade societária, por sua vez, envolve todos os controles e processos de uma empresa, podendo abranger até o departamento de recursos humanos. Por meio de balancetes, a contabilidade societária permite uma tomada de decisão mais estratégica e o acompanhamento preciso da saúde financeira da empresa.

Ponto Eletrônico

As duas são obrigatórias para as empresas?

Tanto a contabilidade fiscal como a contabilidade societária são importantes para a empresa, pois se especializam em áreas diferentes e trazem a segurança das obrigações e uma visão real da situação financeira da empresa, o que é importante na tomada de decisão em médio e longo prazo.

Contudo, de acordo com a legislação brasileira, as pequenas e médias são obrigadas a ter apenas a Contabilidade Fiscal! O intuito do governo brasileiro é garantir que as empresas estejam sempre em dia com suas obrigações com o fisco.

A contabilidade societária se torna extremamente necessária em sociedades, cujo patrimônio precisa estar seguro, nos casos em que há a obrigação do pagamento de imposto de renda sobre o lucro líquido, ou ainda, no caso de distribuição do lucro isento de imposto, acima dos limites legais, entre os sócios.

Vale citar que a contabilidade societária sem a contabilidade fiscal está em grande prejuízo, pois há o risco de irregularidades em notas fiscais e desorganização do caixa da empresa!

Como obter a contabilidade societária?

A contabilidade societária apenas traz benefícios às empresas quando bem executada! O trabalho envolvido para que a contabilidade societária seja implementada com sucesso depende do contador e do gestor.

O gestor deve passar todas as informações financeiras pertinentes com clareza para que o contador possa realizar o seu trabalho da melhor forma possível.

Todas as movimentações financeiras da empresa, desde o simples registro de entrada e saída, bem como informações mais complexas devem ser compartilhadas para que a contabilidade societária possa trazer os resultados esperados.

É dessa forma que a contabilidade societária poderá refletir a condição financeira real da empresa! A partir desse panorama é que os gestores podem planejar ações estratégicas para a ampliação do negócio.

Como melhorar a contabilidade fiscal da empresa?

Uma das melhores formas de melhorar a contabilidade tanto fiscal quanto societária da empresa é pela adoção de sistemas automatizados que auxiliem os profissionais contadores na realização das tarefas.

Essas ferramentas tecnológicas auxiliam em diversos fins, seja para gerar a folha de pagamento ou as guias de impostos com base nos dados que estão depositados em sistemas interligados entre si.

Eles são essenciais não só na contabilidade fiscal, mas na societária, pois auxiliam na produção de balanços financeiros e de projeções. Outro ponto de destaque é o fato de que esses sistemas são capazes de evitar erros de natureza humana que podem vir a aparecer em documentos ou atrapalhar as atividades e visão real do cenário econômico.

Outras vantagens que são notáveis após a adoção de um software contábil, além do auxílio na melhora da contabilidade fiscal e societária, são a diminuição de gastos pela desnecessidade de manter muitos colaboradores realizando tarefas que podem ser feitas automaticamente pelo programa.

Deve-se citar a possibilidade de aproveitar de melhor forma o contador que presta serviços à empresa na medida em que sua concentração passa a se focar completamente naquilo que depende de sua atenção e de raciocínio humano.

A produtividade cresce assim como há melhoria nas tarefas prestadas diante do menor número de erros ou mesmo de percalços à conclusão das atividades ante a ausência de um colaborador por qualquer que seja o motivo.

Cabe citar como vantagens da adoção de um software contábil para a contabilidade fiscal e societária a integração entre sistemas e proporção de agilidade dos processos que são munidos de maior segurança.

Para isso existem diversos softwares que podem auxiliar na realização das contabilidades fiscais e societárias de uma empresa. Confira os principais abaixo.

1.      Domínio

Esse aplicativo se destina a realizar o atendimento operacional, bem como à conferência quanto à compatibilidade entre os processos e documentos e a legislação fiscal aplicável.

Ele é capaz de realizar o lançamento de notas, controlar as contas a pagar e a receber e realizar os recolhimentos e agendamentos referentes ao PIS, COFINS, INSS e Contribuição Social.

2.      Sage

Esse software é muito útil para a realização da contabilidade fiscal, pois ele é capaz de gerar automaticamente a folha de pagamento, por exemplo, assim como realizar o controle dela e dos atributos fiscais, tributários e patrimoniais.

Um dos grandes diferenciais dessa plataforma é o fato de que ela oferece materiais que auxiliam na compreensão de seu funcionamento. Ela concede videoaulas, e-books e outros suportes que visam ensinar os contadores a utilizá-la.

3.      Eficiência fiscal

O terceiro software para auxiliar na contabilidade fiscal que indicamos é o Eficiência Fiscal. Ele é muito útil principalmente para realizar agendamentos e pagamentos de PIS, COFINS e ICMS logo após a transação de mercadorias pela empresa.

Veja também: Inovar deve ser uma constante nas organizações

Gostou das dicas ? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau