Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas
Folha de pagamento

Como reduzir custos na Folha de Pagamento?

A folha de pagamento é, certamente, um dos processos mais onerosos das empresas! O que muitos ainda desconhecem é que há meios de reduzir esses custos.

Há alguns anos, a crise econômica que impactou a economia do Brasil fez com que o número de demissões nas empresas se tornasse elevado. Mesmo após sinais de recuperação, os gestores ainda precisam usar a criatividade para controlar o orçamento.

O que é preciso para reduzir os custos na folha de pagamento? Algumas pequenas alterações na rotina dos colaboradores podem dar ótimos resultados quando o assunto é apertar o cinto.

 

Diminuir as horas extras

Otimizar a jornada de trabalho dos colaboradores é importante para descartar a necessidade de horas extras. Essa redução desonera bastante a folha de pagamento. Além disso, a organização da rotina de trabalho se reflete em qualidade de vida para o colaborador.

A redução de horas extras também contribui para que haja uma diminuição dos custos operacionais como água e energia.

  • Nas empresas em que é impossível diminuir as horas extras, determinar um banco de horas para ser utilizado em folgas ou férias é uma medida eficiente. Outra medida eficiente é utilizar um sistema de ponto que permita controlar o excesso de horas extras.

 

Demitir sai caro

Quando o orçamento da empresa exige atenção, muitos gestores pensam em cortes. Porém, demitir um colaborador gera custos elevados para a empresa!

Para esses casos, vale pensar em soluções para manter os colaboradores e aproveitar todos os seus talentos. Vale citar que novos colaboradores geram custos na contratação e durante o treinamento.

Sendo assim, uma boa alternativa é permitir que o colaborador trabalhe de casa por um valor justo ou na modalidade de trabalho intermitente.

Quando o problema financeiro é bem mais sério, conceder férias coletivas pode ser uma solução.

  • Obviamente, há situações em que as demissões são realmente necessárias para salvar o orçamento da empresa. Para esses casos, é importante que o RH e o gestor se reúnam para definir a melhor estratégia e obter a redução de custo da melhor forma possível.

 

Reavaliar os departamentos

Quando a empresa apresenta a necessidade de rever o orçamento, significa que este é o momento propício para que os gestores possam refletir e avaliar os departamentos com a finalidade de diminuir custos.

É possível fazer a fusão de vários departamentos para que trabalhem como um só, inclusive utilizando o mesmo espaço físico.

Alguns departamentos podem ser substituídos por terceiros, o que significa economia e mão de obra especializada para executar determinadas funções.

 

Documentação em ordem

Já diz o ditado que o seguro morreu de velho! Essa frase faz muito sentido quando se fala em documentação de colaboradores.

Manter a documentação em ordem é uma medida preventiva de ações trabalhistas futuras. Se possível, mantenha cópias de segurança e backups de arquivos digitais para que nada se perca.

 

Controle eficaz das horas trabalhadas

Um dos maiores problemas que causam altos custos na folha de pagamento é a falta de um sistema de controle de ponto realmente eficaz e seguro.

Empresas perdem muito dinheiro todos os meses pagando horas que não foram trabalhadas e excesso de hora extra.

Uma maneira eficaz de resolver esse problema é acompanhar os registros de ponto em tempo real, para poder identificar qualquer irregularidade na hora e resolver sem ter que esperar o fim do mês – quando o prejuízo não poderá mais ser reparado.

A plataforma de controle de ponto Oitchau permite aos colaboradores bater ponto usando o próprio smartphone, utilizando de métodos para validar sua identidade e localização (como GPS, WiFi ou Bluetooth). E o gestor pode consultar a qualquer momento relatórios de ponto detalhados em tempo real.

Fazer um controle de ponto minucioso pode ajudar a empresa a passar um pente fino na cultura empresarial, rever a produtividade e reduzir custos irregulares que não deveriam estar na folha de pagamento.

 

Hora de ser criativo

Incentive seus colaboradores a terem ideias simples e fáceis de serem executadas que resultarão na diminuição de custos.

Ouvir alguém que está fora da turbulência pode resultar no aumento da qualidade dos produtos ou serviços, o que é bom para ambas as partes. Os gestores poderão ter uma surpresa!

 

Objetividade em foco

Nos momentos de crise, é necessário que os gestores mantenham a objetividade para que consigam definir as estratégias mais eficazes para reduzir custos e garantir o sucesso da empresa.

Por esse motivo, é preciso combinar habilidades administrativas e humanas para que todos, colaborador e empresa, se mantenham focados no mesmo objetivo.