melhorar o RH

Você sabe como melhorar o RH da sua empresa? Veja!

Como melhorar o RH da sua empresa? O departamento de recursos humanos é parte essencial das organizações e está em constante busca de melhorias para que preste melhores serviços a todos.

Ele é o setor que atua diretamente com os empregados. Suas responsabilidades são inúmeras e incluem desde o desenvolvimento de folhas de pagamento e documentos importantes na burocracia e também à aplicação de políticas internas que são essenciais aos trabalhadores e às organizações.

Pensando nisso listamos especialmente para você algumas dicas de como é possível implementar melhorias no RH da sua empresa e vê-lo prestar atividades ainda melhores e mais bem desenvolvidas!

Como melhorar o RH da sua empresa?

As melhorias que podem ser colocadas em prática em um RH são inúmeras e incluem diversas ferramentas tecnológicas. No século XXI elas se tornaram indispensáveis e podem tornar a vida dos colaboradores dessa área melhor.

01. Controle digital de ponto

A primeira dica para melhorar o RH da sua empresa é apostar no controle digital de ponto como é o oferecido pela Oitchau. Esse sistema se diferencia em muito dos tradicionais relógios de ponto eletrônico. Confira as principais características:

  • Controle preciso até mesmo com os segundos: diferentemente de outros sistemas ele consegue captar as informações com extrema precisão e funciona mesmo em casos de queda de internet e energia elétrica;
  • Marcação rápida em apenas 03 segundos: a marcação é intuitiva e muito rápida;
  • Possibilidade de anotação de jornada apenas utilizando a biometria digital e facial: nesse segundo caso sequer há necessidade de contato com o aparelho para marcação;
  • Captação automática dos horários registrados: o sistema de controle de ponto capta o horário marcado no mesmo momento em que o empregado realiza a marcação e permite que haja o acompanhamento dos registros pelo gestor e pelo próprio colaborador durante todo o mês. Com isso é possível melhorar o RH por permiti-lo visualizar as horas extras e faltas ao longo do mês, podendo geri-las e programá-las financeiramente;
  • Uso em home Office: o sistema não precisa necessariamente ser usado dentro da empresa em um quiosque central. Ele é igualmente colocado à disposição para uso por tablets, celulares e computadores. Isso significa que o empregado em home Office, trabalho externo ou em viagem a trabalho pode registrar seu horário;
  • Desenvolvimento automático de documentos: outro ponto que demonstra de forma muito relevante como o controle digital de ponto auxilia a melhorar o RH é o fato de que ele gera automaticamente holerites e cartões de ponto, tarefas burocráticas que geralmente ficam a cargo desse departamento. Com isso o setor fica livre para realizar atividades mais relevantes que dependem de sua atenção.

02. Aposte em um software de RH

Outro ponto importante é utilizar programas que auxiliem a gerir os empregados. O sistema digital Oitchau atua nessa parte da mesma maneira.

Um dos pontos que exemplifica isso é que as faltas do empregado podem ser programadas, autorizadas, negociadas e justificadas por ali. Como?

Ele possui sessões exclusivas para o empregado informar necessidade de falta programada. Nesse mesmo espaço o colaborador informa o aceite ou não da ausência.

O mesmo ocorre em relação à apresentação de documento para justificar falta, como ocorre no caso de atestado médico. Nesse caso o RH não precisa se preocupar em fazer uma cópia física e com o medo de extravio de documentos físicos.

O empregado apresenta o atestado de maneira online e digital. O RH informa ali o aceite do documento e concede um documento digital que comprova a entrega. Isso pode auxiliarem grande medida o RH e os próprios empregados, principalmente em relação aos processos trabalhistas.

O software pode ser configurado para diferentes jornadas, não importando se a sua empresa possui inúmeros tipos de horários e empregados com escalas. Ele é personalizado de acordo com cada empregado.

Com isso a Oitchau auxilia na gestão de pessoas ao poder conceder uma espécie de históricos do empregado em relação aos cartões ponto, aos atestados e outras faltas justificadas (casamento, falecimento de familiar, licenças diversas) e aos pagamentos feitos para ele.

A gestão do banco de horas é feita no mesmo local e por isso o sistema é tão importante. Os empregados do RH encontram em um só lugar diversas informações das quais precisam.

03. Use sistemas de nuvens

As informações do sistema Oitchau ficam gravadas em sistemas de nuvens. Sua empresa pode utilizar os sistemas de nuvem diversos para as demais informações e documentos, até mesmo para aquelas que não dizem respeito aos trabalhos do setor de recursos humanos.

Isso melhora o RH e a empresa como um todo. É possível configurar a quais pastas cada setor ou pessoa tem acesso e com isso garantir a segurança dos dados contra ataques e contra situações que sistemas de servidores físicos estão mais propensos.

Para o RH o auxílio que o sistema de nuvem promove é enorme, principalmente pelo fato de que esse é o setor que mais depende de documentos relacionados aos empregados e ao cumprimento das normas trabalhistas em relação a esses colaboradores da organização.

Exemplificativamente, isso é importante na mesma medida para os sistemas de seleção, podendo o RH promover um banco de dados facilmente acessado com dados sobre candidatos que não interessaram no passado e outros que tenham chamado a atenção da empresa.

04. Pesquisas de clima organizacional

O última dica que separamos para você melhorar o RH da sua empresa é investir em pesquisas de clima organizacional. Existem diversas empresas que oferecem esse tipo de serviço.

Ele se destina a entender como os empregados da empresa a vêem e se as ações de melhoria tomadas pelo RH estão surtindo o efeito desejado.

Considere que esse é o setor que lida diretamente com os empregados e por isso ele deve agir para melhorar a qualidade de vida desses colaboradores e sua relação com a própria empresa.

Dentre as atitudes que o RH pode tomar estão direcionamentos de cursos, palestras, inclusão social e mesmo aqueles momentos de descontração e interação social entre os colaboradores, como são os happy hours, aniversários e outros.

Com o uso das pesquisas o RH terá conhecimento de como suas ações tem impactado os colaboradores e se os caminhos tomados devem ter continuidade ou ser abandonados por falta de efetividade.

Usando essas dicas você alcançará o melhor do seu RH!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau