checklist de rotinas do rh

Checklist de rotinas de RH: Lista de rotinas mapeadas do time de recursos humanos!

As tarefas do departamento de recursos humanos são diversas e complexas. Um checklist de rotinas de RH pode ser bastante útil para garantir que o setor abarque e dê conta de todas elas.

Por isso, hoje trouxemos para você uma lista completa com essas rotinas.

Continue a leitura e confira os processos do RH para não deixar nenhum passar em branco e garantir um setor ativo e atento às suas responsabilidades.

Checklist com rotinas de RH: 10 processos e atividades essenciais

O RH é um dos principais departamentos de uma empresa.

Sem ele seria impossível realizar a correta gestão de pessoas de modo a garantir bons colaboradores, engajá-los, retê-los e direcioná-los de acordo com a política interna empresarial.

Por isso, são várias as atividades que compõem as rotinas do setor. Abaixo você conhece as 10 principais delas.

Admissão de novos colaboradores – uma das principais tarefas do RH

Primeiramente, o RH é responsável pela seleção de colaboradores.

Ainda que pessoas pertencentes ao setor que o futuro funcionário integrará possam fazer parte dos processos de seleção, o departamento de recursos humanos também deve acompanhá-lo.

Ele é responsável, por exemplo, pela construção da vaga e sua divulgação. Também, pela atração de talentos e pela seleção de currículos.

Além disso, também participa das entrevistas e de outros trâmites referentes à admissão.

Registro de colaboradores

O registro dos colaboradores selecionados para a empresa também cabe ao RH.

O departamento é responsável não apenas pela aplicação do contrato trabalhista e desenvolvimento da ficha de registro, mas pela atualização das informações.

Por exemplo, qualquer mudança salarial ou concessão de férias deve ser informado às autoridades. Dessa forma, são tarefas do RH.

Gestão de horas

A gestão de horas também cabe ao RH e, por isso, faz parte das tarefas do checklist.

Ela se refere tanto à contabilização das horas trabalhadas quanto à determinação das horas extras, ao controle do cumprimento de horários e do uso das horas de trabalho.

Por isso, é uma das responsabilidades mais complexas que cabe ao RH.

New call-to-action

Aqui, o setor pode se beneficiar do uso de um controle de ponto digital, que automatiza cálculos, determinação de valores de jornada, aplicação de adicionais e até mesmo o controle de férias.

Tudo isso é possível com o sistema de ponto digital Oitchau. Moderno, ele mantém as informações seguras ao mesmo tempo em que automatiza atividades e desburocratiza o fechamento de ponto no final do mês.

Integração dos novos colaboradores

Também fazem parte dos processos do RH as atividades que se voltam à integração de novos colaboradores.

Neste caso, o departamento trabalha de modo a apresentar a empresa, suas políticas e princípios, bem como os colaboradores que ali trabalham.

Além disso, ao RH cabe esclarecer dúvidas sobre a empresa, compartilhar regras internas e orientar os colaboradores.

Ao integrá-los, pode garantir maior sentimento de satisfação e evitar a saída precoce, promovendo a retenção de talentos.

Legislação trabalhista

A legislação trabalhista é extensa, complexa e está em constante alteração.

De tempos em tempos vemos alterações em leis já existentes, bem como o surgimento de novas portarias e medidas provisórias de aplicação limitada no tempo.

Uma das rotinas para o checklist do RH é justamente o acompanhamento da legislação do trabalho e de suas mudanças.

Os colaboradores do setor devem saber exatamente o que está acontecendo e como as normas se aplicam.

Dessa forma, os profissionais de RH devem acompanhar e adequar os processos internos para não ter o risco de multas e demais implicações legais.

Processo de desligamento

Não apenas a admissão, mas também a rescisão cabe ao departamento de recursos humanos.

Aqui as tarefas do RH incluem a concessão do comunicado de rescisão, o encaminhamento para exames demissionais e a assinatura do termo rescisório.

Também, o RH participa da determinação das verbas rescisórias e do pagamento delas, que deve se dar de acordo com o prazo estipulado por lei.

Outras atividades do RH na rescisão se referem aos processos de demissão humanizada, em que a empresa visa valorizar o colaborador mesmo durante sua saída.

O que pode ser feito ao ajudá-lo a encontrar uma nova vaga de emprego no mercado ou ao conceder a ele um auxílio temporário.

Controle de benefícios

O checklist de tarefas do RH precisa incluir o controle e a gestão de benefícios.

Eles estão no cerne das tarefas do departamento de recursos humanos, pois se referem à gestão de pessoas, à valorização de colaboradores e à retenção de talentos.

Cabe ao RH garantir que os benefícios obrigatórios por lei ou por Convenção Coletiva sejam disponibilizados aos colaboradores da maneira correta.

Igualmente, é de responsabilidade do setor desenvolver vantagens adicionais que possam engajar os funcionários.

Este é o caso de políticas de metas justas, mas não só isso. A gestão de benefícios inclui sair da caixa e reconhecer aquilo que realmente é do interesse dos colaboradores e que pode impactar positivamente na vida deles.

Por exemplo, benefícios como vale-cultura, acesso às academias, custeamento de cursos de especialização, semana com 4 dias úteis, flexibilidade, trabalho home office ou híbrido, etc.

Folha de pagamento

A gestão da folha de pagamentos, assim como a de horas, é um dos processos do RH. Ela nada mais é do que a determinação dos valores que são devidos ao colaborador, bem como os descontos aplicáveis.

Esta é outra tarefa complexa na medida em que são várias as parcelas que podem ou não compor o holerite.

New call-to-action

Isso dependerá das regras internas da empresa, convenções coletivas, atividades promovidas na empresa e diferentes cargos ali existentes.

Dessa forma, é importante com uma ferramenta para realizar a gestão de folha de ponto, para auxiliar na geração da folha de pagamento, contabilizando todas as horas necessárias.

Controle de férias

As atividades do RH incluem o controle, concessão e pagamento de férias conforme as regras trabalhistas.

Aliás, essa é uma das tarefas do RH que mais teve mudanças nos últimos anos, especialmente pelas regras provisórias que eram aplicáveis durante a pandemia de Covid-19

Avaliação de desempenho

Fecha o checklist de rotinas de RH a avaliação de desempenho. Ela serve para que o departamento possa controlar a produtividade dos colaboradores, bem como possa agir contra a queda dela ou dificuldade no aumento dela.

Em outras palavras, é útil para que haja o desenvolvimento, direcionamento e aplicação de políticas de capacitação.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau