homemem mexendo ao notebook em cima de uma mesa branca ao lado de um copo de cafeteria

Capacidade produtiva: como calcular?

Na gestão de projetos existem diversos indicadores para medir e calcular metas, identificar possíveis falhas e mostrar o retorno de investimento. Um deles é sobre medir a capacidade produtiva dos colaboradores.

Na gestão de projetos existem diversos indicadores para medir e calcular metas, identificar possíveis falhas e mostrar o retorno de investimento. Um deles é sobre medir a capacidade produtiva dos colaboradores.

New call-to-action
Assim ficará evidente qual o índice de desempenho da equipe, se ocorre desvio de tarefas ou o acúmulo delas. Desta maneira é mais fácil criar alinhamentos com a equipe e obter resultados de qualidade dentro do prazo.

Mas como calcular a produtividade de uma equipe, com base na sua capacitação geral?
É sobre isso que iremos falar, continuar a sua leitura para saber como efetuar este cálculo.


O que é capacidade produtiva?

Capacidade produtiva é o limite máximo que uma empresa consegue de produção, diante dos recursos e investimentos fornecidos, com base no cronograma e entregas dos colaboradores que são feitas dentro de um prazo determinado.

Pode analisar o fluxo operacional, faturamento e o lucro, pois quando a empresa insere seus investimentos em um projeto, está acreditando nas estratégias e no seu time, com foco total nos resultados.

 

Para isso precisa ter um retorno que se alinhe com esse investimento, gerando mais lucro e faturamento, por isso é importante manter alinhado todos os indicadores e a capacidade produtiva, para que a equipe não seja desmotivada e a qualidade das entregas não declinar.

 

Como calcular a capacidade produtiva ?

 

A maneira que uma empresa vai medir a sua capacidade reprodutiva vai de acordo com o seu segmento, como os de::

 

  • Lojas de roupas vão de acordo com a quantidade de vendas;
  • Deliverys pelos números de pedidos;
  • Dentistas pelos agendamentos lotados;
  • Palestrantes pelas solicitações de participação.

 

Mas todos envolvem questões relacionadas a sua produtividade, entrega e a capacidade de suprir todas as demandas que foram destinadas, e que precisam alcançar as metas estabelecidas, para o constante crescimento persistir.

 

Capacidade produtiva = quantidade de entregas ou produtos x horas trabalhadas

Por exemplo: uma loja de roupas vende em média 50 peça por dia, a equipe atua em 9 horas diárias a conta ficaria:

 


CP =  50 X 9
Capacidade de Produção = 450

 

Sendo assim, a capacidade produtiva da equipe por semana é de 450 vendas, então deve ser analisado quais ações podem ser feitas para que essa quantidade seja mantida ou aumentada.

Como saber se o cálculo está funcionando?

 

Caso diminua, esta não é a real capacidade do time, e caso aumente o time pode entregar mais do que a empresa o propõe. E assim o cálculo deve ser refeito, o ideal é que seja reavaliado semanalmente, para ter uma métrica mais apurada e realista.


Posterior pode avaliar qual foi a capacidade diária e mensal também, para que sejam alinhadas a um novo planejamento, sempre respeitando a capacidade do time, para que se mantenham motivados e dispostos a entregar mais.

 

Pois se propor um valor exorbitante e fora da realidade, a equipe tem grandes chances de não cumpri-lo e isso acaba em frustração e decai as entregas. Agora se seguir um ciclo semanal, os valores passam a ser refletidos naturalmente.

 

Como a metodologia ágil pode ajudar na capacidade produtiva?

 

Para manter uma organização alinhada aos resultados reais da equipe, a metodologia ágil pois nela é possível manter organizado em plataforma quais serão as ações realizadas de acordo com a capacidade que o time precisa cumprir.

 

E através das métricas estipuladas é possível definir se na próxima semana a meta de entregas será aumentada, mantida ou reduzida, seguindo o scrum, kanban e lean.

Ao aplicar o scrum, são programas pequenos ciclos de atividades com todas as ações que deverão ser feitas, e para manter o alinhamento é importante ter diariamente um bate-papo rápido de até 15 minutos para tirar dúvidas ou realinhar as tarefas.

 

O Kanban é um quadro que mostra quais tarefas serão iniciadas, quais estão em progresso  e as que foram finalizadas.

 

Já o Lean, faz as melhorias necessárias no processo, seja de reduzir tarefas, excluí-las para priorizar apenas as que agregam valor à empresa, ao cliente e que possuem uma boa efetividade.

Qual a importância da capacidade produtiva?

 

A capacidade produtiva contribui para a gestão saber o que falta no estoque, os custos de produção, como está o fluxo de caixa, quais  produtos ou serviços tem mais saída, quais colaboradores conseguem cumprir a meta e quais estão longe da métrica.

New call-to-action

Além de poder economizar o dinheiro, otimizar o tempo da equipe e promover mais autonomia dos colaboradores, gerando mais satisfação dos clientes e por consequência obter mais lucro.

 

Ao aplicar na rotina corporativa, estará mantendo sob controle o desenvolvimento dos colaboradores e garantindo que possíveis falhas sejam arrumadas mais rapidamente.

 

Gostou das dicas? Acompanhe o Blog da Oitchau
Leia também: Indicadores de projeto TI: quais monitorar?

 

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau