Com mais um ano terminando, as empresas passam a visualizar o seu planejamento para o ano seguinte, fazendo parte desse plano o conhecimento do calendário de feriados: 2023.
Saber quando e em que dia da semana essas datas cairão, é fundamental para que os negócios programem a sua agenda, as eventuais folgas de seus colaboradores e até mesmo estruturar suas estratégias de marketing e vendas para o ano seguinte.
Sabendo disso, elaboramos esse conteúdo, para que você conheça o calendário de feriados: 2023 e saiba quais são os principais pontos de atenção na hora de organizar a empresa para ele.
Calendário de feriados: 2023
Confira o calendário de feriados: 2023:
Feriados nacionais
- 1º de janeiro (domingo): Confraternização Universal
- 7 de abril (sexta-feira santa): Paixão de Cristo
- 21 de abril (sexta-feira): Tiradentes
- 1º de maio (segunda-feira): Dia Mundial do Trabalho
- 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil
- 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida
- 2 de novembro (quinta-feira): Finados
- 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República
- 25 de dezembro (segunda-feira): Natal
Feriados nacionais facultativos
- 20 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval
- 21 de fevereiro (terça-feira): Carnaval
- 22 de fevereiro (quarta-feira de cinzas): Carnaval
- 8 e 9 de junho (quinta e sexta): Corpus Christi
- 28 de outubro (sábado): Dia do Servidor Público
Lembrando que nessa lista não estão incluídos feriados municipais e estaduais, como o Dia da Consciência Negra, feriado em parte do Brasil e os aniversários das cidades, que dependem de legislação própria.
O que o calendário de feriados 2023 tem de diferente?
O calendário de feriados de 2023 tem uma particularidade que merece atenção, o seu grande número de “feriadões”, o que pode impactar diretamente na organização do negócio para o próximo período.
Analisando os 9 feriados nacionais que fazem parte do calendário brasileiro, 4 deles cairão em uma segunda ou terça-feira e 3 deles em quintas feiras, totalizando 7 datas que podem virar um “feriadão”.
Apenas a Confraternização Universal (Ano Novo) e a Proclamação da República serão em datas isoladas, que eliminam as chances de feriado prolongado.
Se contarmos também os pontos facultativos, em que as folgas também são normalmente concedidas, o número de feriados prolongados pode passar para 9.
Como organizar a empresa para os feriados de 2023
Apesar do aparente cenário de baixa produtividade que os feriados podem levar para semana ou o mês, o planejamento estruturado com antecedência pode reverter esse cenário.
Confira quais são os principais pontos a serem considerados na hora de organizar a sua empresa para os feriados nacionais: 2023.
Conheça a natureza da atuação da sua empresa para saber quais são os feriados obrigatórios
O primeiro ponto a ser observado na hora de iniciar o seu planejamento com relação aos feriados é se atentar junto ao setor de Recursos Humanos a natureza do trabalho exercido no seu negócio, principalmente o que diz a lei e as convenções coletivas sobre a sua atuação em feriados.
Por exemplo, existem setores que por convenção da categoria não são obrigados a dispensarem os seus colaboradores nos feriados nacionais, como:
- Indústrias de laticínios, de produção e distribuição de energia elétrica;
- Comércio varejista, postos de combustível, hotéis, hospitais, clínicas de saúde;
- Serviços de transporte.
Porém, isso não elimina a necessidade de concessão de um benefício para o trabalhador por conta da atuação no feriado.
Segundo a Lei nº 605 de 1949 em seu nono artigo:
“Nas atividades em que não for possível, em virtude das exigências técnicas das empresas, a suspensão do trabalho, nos dias feriados civis e religiosos, a remuneração será paga em dobro, salvo se o empregador determinar outro dia de folga.”
Ou seja, as empresas que podem funcionar normalmente durante os feriados nacionais, devem recompensar seus colaboradores com remuneração dobrada, ou uma folga em data posterior.
Análise as demais datas
Com relação aos feriados que são normalmente emendados, ou as datas que são pontos facultativos, fica a poder da empresa decidir se vai conceder a folga para os seus colaboradores ou não.
Apesar de não ser obrigada a seguir essas datas, a empresa deve pensar muito bem como vai fazer a sua gestão, pois, elas impactam diretamente a produtividade dos colaboradores.
Por exemplo, ao olharmos o calendário de feriados: 2023, notamos que o feriado da Independência, 7 de setembro, caíra em uma quinta-feira.
Logo, as empresas que não atuam em ramos onde existem acordos coletivos que permitam o trabalho em dias de folgas nacionais deverão seguir o calendário.
Porém a sexta-feira seguinte ao feriado é um dia útil comum, podendo a empresa emendar ou não o feriado.
O que pode acontecer em casos como esse é a redução drástica da produtividade, que acaba não compensando a abertura da empresa, já que a data ficará “perdida” em meio às folgas.
Mas isso não quer dizer que a empresa tenha de liberar os seus colaboradores “gratuitamente”, como você verá no tópico a seguir.
Defina como os colaboradores compensarão as emendas
Ao decidir por emendar os feriados, você optará por satisfazer parte dos desejos dos colaboradores, permitindo que eles tenham mais dias de folga e possam planejar viagens, por exemplo.
Mas, esses dias de folga devem ser recompensados.
A principal forma de colocar em prática essa compensação é através do uso de um banco de horas, onde os trabalhadores terão até uma data acordada para repor que datas foram concedidas por conta da emenda.
Outra forma de evitar a diminuição da produtividade em feriados que podem ser prolongados, é trocar o seu dia – essa opção só pode ser aplicada para empresas cuja convenção permita a atuação dos colaboradores em feriados nacionais.
Por exemplo, o já citado feriado de 7 de setembro, que cairá em uma quinta-feira, pode ter a sua folga concedida na sexta, fazendo com que os trabalhadores atuem na quinta e empresa não tenha de emendar as datas.
Programe com antecedência e utilize os feriados na comunicação organizacional
Para um melhor aproveitamento do feriado pela empresa, é necessário que esse planejamento seja feito com antecedência, garantindo que os colaboradores também possam se organizar.
Os feriados também podem ser utilizados como parte da cultura organizacional, aumentando a avaliação interna da empresa e a retenção de talentos quando a marca decide seguir todas as emendas de feriados.
Aprimore os seus conhecimentos de gestão empresarial
Hoje você conheceu as datas que farão parte do calendário de feriados: 2023, sabendo que muitos deles cairão em dias de semana, e alguns abrirão brechas para virarem feriados prolongados.
Em alguns casos a empresa não pode evitar a concessão das folgas, mas um planejamento alinhado permite que ele tire proveito dessas datas.
Se você gostou desse conteúdo e deseja continuar aprimorando os seus processos de gestão empresarial, confira outros textos como esse no blog da Oitchau.