Peças de um jogo de xadrez.

Planejamento tático: o que é e como fazer?

Não há como administrar uma empresa sem planejamento, é como uma viagem sem destino. Mas, para dar esse norte, existem três principais tipos de planejamento, o tático, o operacional e o estratégico.

Cada um dos tipos tem sua importância e uma metodologia para sua adoção na empresa. No entanto, eles estão correlacionados entre si, já que eles formam um grande pilar dentro das empresas.

Por isso, preparamos um conteúdo especial para que você possa entender as diferenças entre eles, sua aplicação, exemplos da sua aplicação na prática. Veja a seguir!

O que é planejamento tático?

O planejamento tático representa o nível intermediário do pilar de planejamento de empresa, está entre o estratégico e o operacional. 

Ele está focado em uma visão do negócio por unidade, ou seja, está olhando para cada um dos departamentos. Além disso, suas metas estão focadas a médio prazo, diferente dos demais tipos de planejamentos.

Toda tomada de decisão é feita baseada na realidade de cada um dos departamentos, e não em uma diretoria ou área (de forma macro) como um todo.

Pensando na estrutura de uma empresa, temos o departamento financeiro, que é composta por 4 áreas, que são elas: tesouraria, contabilidade, gestão fiscal e tributário.

No planejamento tático, as estratégias e metas são estabelecidas pensando em cada uma das áreas. Diferente do planejamento estratégico, que é focado apenas em metas de longo prazo.

Qual é a diferença entre o planejamento tático, estratégico e operacional?

Cada nível de planejamento conta com uma estratégia definida, visando sempre o crescimento da empresa, porém focado em áreas maiores, descendo até as atividades realizadas pelos colaboradores.

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é o primeiro nível, voltado às metas mais altas e de longo prazo, normalmente apresentadas pelos C-Levels. Normalmente pautada em melhorias externas e objetivos maiores, como:

  • Aumentar em 15% a taxa de satisfação dos clientes;
  • Abrir 5 novas lojas;
  • Reduzir os custos de produção em 10%.

Elas indicam os objetivos da empresa, trazendo números que podem ser mensuráveis, mas sem apresentar grandes especificações de como isso pode ser feito.

No entanto, os planos costumam ser genéricos, que precisam ser desdobrados internamente para conseguir obter os resultados esperados a longo prazo.

Planejamento tático

Já no planejamento tático é a parte em que as metas maiores são desdobradas em metas menores e mais segmentadas, focadas em uma visão departamental.

Ou seja, para que eu consiga aumentar a satisfação dos clientes, quais são as áreas que devem receber novos investimentos? Quais são as áreas que precisam de mais funcionários? Ou ainda passar por uma revisão de processos?

No entanto, sempre com uma visão focada em departamentos, com um olhar mais atento e com metas menores, visando alcançar as metas que foram estabelecidas em um nível mais alto.

Planejamento operacional

Já o planejamento operacional vem após o planejamento tático, demonstrando os processos individualizados de cada setor, ou seja, ela é responsável por operacionalizar os planos traçados no tático. 

Dessa forma, para aumentar a satisfação do cliente (estabelecido no nível estratégico), um dos planos do planejamento tático é revisar os processos de atendimento.

Logo, no nível operacional, é necessário dividir as atividades de revisão com as áreas responsáveis, analisando o atendimento (call center), os processos e os sistemas utilizados.

Como colocar em prática o planejamento tático?

Agora que você já sabe o que é o planejamento tático e entende a diferença entre os tipos de planejamento, confira quais são as etapas que facilitam a sua implementação.

Faça um bom planejamento estratégico

Como o planejamento tático vem depois do planejamento estratégico, você não conseguirá o cumprir antes de realizar a primeira etapa de maneira satisfatória.

O plano estratégico deve servir como um guia, que irá orientar o trabalho de toda a empresa a longo prazo, mostrando de maneira generalista, e não focada nos setores, os principais objetivos da marca para o período indicado. 

Entenda quais são as melhores estratégias no nível tático para alcançar as metas estabelecidas no nível estratégico

Conhecendo os objetivos apontados pelo planejamento estratégico, é hora de analisar quais são as melhores estratégias para alcançar as metas, ou seja, qual será a tática aplicada.

Assim como a estratégia deve ser produzida com base na realidade da empresa, a tática deve pensar em soluções que possam ser implementadas e com boas chances de sucesso, sem onerar a empresa.

Busque por novas soluções

Toda estratégia tem seus riscos, e cada um deles deve ser conhecido. Assim, será possível mapear e mitigar os riscos, aumentando as chances de sucesso da tática adotada para alcançar a meta estabelecida no nível estratégico.

Por exemplo, se a empresa deseja inaugurar 5 novas lojas no período, uma das táticas que pode ser adotada é fortalecer a imagem da marca do mercado, adotando novas estratégias de marketing e fortalecer o setor de vendas. 

Dessa forma, haveria um aumento da demanda, permitindo expandir a quantidade de lojas, de acordo com a procura dos consumidores.

Estude táticas com uma atuação conjunta com os demais níveis 

A integração entre os níveis de planejamento é essencial para o sucesso das estratégias adotadas. Logo, não basta o nível tático decidir triplicar o orçamento para promoção nas redes sociais, se não houver pessoal especializado em tráfego no nível operacional para usar a verba da forma adequada, por exemplo.

Logo, é preciso que as estratégias sejam definidas em conjunto, visando sempre alcançar a meta estratégica, mas considerando todo o cenário e suas particularidades, mantendo as áreas e departamentos cientes.

Esteja ciente dos prazos

O plano tático de uma empresa é uma ferramenta de médio prazo. Por conta disso, é necessário delimitar um tempo para a sua implementação e conferir se ele está sendo seguido.

A ordem do tempo deve ser a seguinte:

  • O plano estratégico que representa os objetivo macro tem a sua materialização a longo prazo, sendo idealmente de no mínimo 3 anos;
  • O plano tático vai ajudar na organização da marca e dos setores a médio prazo, por cerca de 1 a 2 anos;
  • Já o planejamento operacional deve estar focado no curto prazo, definindo as ações a serem realizadas durante o ano ou em cada semestre.

Monitore os resultados

Com o planejamento tático implementado, é hora de cuidar da sua monitorização, para isso os diretores podem seguir os seus próprios KPIs de desempenho.

O monitoramento constante garante que o planejamento operacional concorda com o planejamento tático elaborado e que por consequência também deve concordar com o planejamento estratégico.

Avalie os resultados e repita o processo

Ao fim do período indicado, o plano tático deve ter os seus resultados avaliados, conferindo se as ações propostas por ele foram cumpridas e de que maneira o plano operacional se desdobrou a partir delas.

Com isso, um novo ciclo do planejamento tático poderá ser iniciado, corrigindo os erros do seu anterior e esse alinhando novamente com aquilo que ficou definido pela estratégia. 

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Exemplos de planejamento tático setorizados

Para facilitar o entendimento sobre os níveis de planejamento, veja alguns exemplos de sua aplicação em diferentes setores, baseado em uma meta (fictícia) que visa aumentar a produção em 20% em 3 anos.

Produção e serviço

O nível tático, relacionado a área de produção e serviço, poderá definir estratégias para que isso seja alcançado, como:

  • Aumentar o número de colaboradores;
  • Comprar mais maquinário;
  • Terceirizar parte da produção,

Financeiro

Em relação ao setor financeiro, serão necessárias algumas ações do nível tático, como: 

  • Buscar novas fontes de recurso;
  • Buscar por novos fornecedores (visando redução de custos e melhora na qualidade);
  • Identificar possíveis perdas de capital;

Marketing

Já na área de marketing, que é um setor importante para a execução do planejamento tático e do operacional, é possível investir nas seguintes estratégias táticas:

  • Aumentar o número de leads;
  • Montar um serviço personalizado de compra;
  • Veicular propagandas em meios tradicionais.

Segurança

Se a empresa tem como objetivo o crescimento, isso significa que os riscos também aumentarão, por conta disso, ela deve elaborar um planejamento tático que envolve a segurança:

  • Reforçar a segurança de dados da empresa e dos clientes;
  • Identificar riscos potenciais que podem acabar despercebidos;
  • Focar em LGPD e cyber security;

Recursos Humanos

Por fim, como último dentre os exemplos de planejamento tático temos os exemplos ligados ao setor de Recursos Humanos, que ajuda no crescimento ordenado da empresa:

  • Contratar novos colaboradores;
  • Oferecer treinamentos para otimizar a produção;
  • Fortalecer a cultura organizacional, fazendo com que os colaboradores assimilem o momento de crescimento.

Como o planejamento tático ajuda a alcançar metas?

O planejamento tático é parte fundamental dos planos de uma empresa que deseja implementar suas metas de maneira ordenada e eficiente.

No entanto, para isso é preciso entender os outros tipos de planejamento e manter uma atuação conjunta, visando sempre atingir as metas que traçadas no nível estratégico.

Sem que haja uma atuação planejada e estruturada em cada um dos níveis, a empresa terá dificuldades em alcançar seus objetivos em cada um dos níveis, já que eles são complementares. Ou seja, quando a meta não é alcançada no nível superior, o mesmo ocorrerá no nível inferior.

Por isso, o planejamento tático é uma ferramenta que faz parte da gestão empresarial, e se você deseja continuar aprimorando os seus processos com relação a ela, não deixe de conferir outros conteúdos como esse no blog da Oitchau.

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