Dentro da organização de uma empresa existem três tipos de planejamentos, o operacional, o estratégico e o planejamento tático, cada um com sua importância, sendo a implementação deles fundamental para que os planos do negócio saiam do papel.
É provável que você já tenha ao menos ouvido falar do plano estratégico e do operacional, porém, o planejamento tático de uma empresa ainda é muito negligenciado e por muitas vezes desconhecido até por aqueles que ocupam os cargos mais altos.
Sabendo disso, elaboramos esse conteúdo, para que você saiba o que é planejamento tático, em qual posição ele está referente ao planejamento operacional e estratégico, como você pode o implementar e o reconhecer através de exemplos. Boa leitura!
O que é planejamento tático?
O planejamento tático representa o nível intermediário de planos que uma empresa faz para alcançar seus objetivos, sendo implementado a médio prazo.
Para que você entenda melhor o que é o planejamento tático de uma empresa, vamos recorrer ao dicionário, trazendo duas definições que derivam da palavra tática:
- “Arte de dispor e manobrar as tropas no campo de batalha para conseguir o máximo de eficácia durante um combate.”
- “Método ou habilidade para sair-se bem em empreendimentos, disputas, situações de vida etc.”
Dois termos ficam marcadas nessas definições: “eficácia” e “sair-se bem”, logo podemos entender o planejamento tático como uma etapa posterior a definição de metas abrangentes, mas antecessora a ação, ligada mais ao método que será utilizado para atingir o sucesso.
Vamos utilizar um exemplo que facilite mais a compreensão. Imagine que um técnico de futebol está preparando o seu time para uma partida. O seu plano é ganhar o jogo, logo ele escolherá a posição de cada jogador no campo, pretendendo que o seu ataque faça gols e a sua defesa não os leve.
Esse momento de definir a estratégia, indicando a função e o posicionamento de cada jogador no campo é o planejamento tático.
Posterior a ele vem as ações que acontecem durante o jogo, como os passes corretos e os chutes a gol.
No ambiente organizacional chamamos a etapa do plano (vencer o jogo) de planejamento estratégico, a etapa do meio é o planejamento tático, e a ação ao final do ciclo é o planejamento organizacional.
O planejamento tático entre o estratégico e o operacional
O planejamento estratégico, que precede o nível tático organizacional, representa as metas da empresa, apresentadas principalmente pelos C-Levels, sendo alguns de seus exemplos:
- Aumentar em 15% a taxa de satisfação dos clientes;
- Abrir 5 novas lojas;
- Reduzir os custos de produção em 10%.
Elas indicam os objetivos da empresa, trazendo números que podem ser mensuráveis, mas sem apresentar grandes especificações de como isso pode ser feito.
Já o planejamento operacional vem após o planejamento tático, demonstrando os processos individualizados de cada setor que farão com que a tática seja aplicada.
Por exemplo, se o planejamento estratégico definiu o aumento em 15% da taxa de satisfação como meta, no planejamento tático essa informação viraria um plano mais elaborado, como:
- Garantir que os pedidos sejam entregues em no máximo 3 dias úteis;
Passando para o planejamento operacional, a análise tática se transformaria em ações setorizadas:
- Realizar a homologação de fornecedores e escolher um parceiro para o serviço de entrega;
- Organizar o estoque para facilitar a separação;
- Implementar um sistema para faturação e emissão das notas fiscais dos produtos.
Como colocar em prática o planejamento tático
Agora que você já sabe o que é o planejamento tático, confira quais são as etapas que facilitam a sua implementação.
Fazer um bom planejamento estratégico
Como o planejamento tático vem depois do planejamento estratégico, você não conseguirá o cumprir antes de realizar a primeira etapa de maneira satisfatória.
O plano estratégico deve servir como um guia, que irá orientar o trabalho de toda a empresa a longo prazo, mostrando de maneira generalista, e não focada nos setores, os principais objetivos da marca para o período indicado.
Analisar os caminhos
Conhecendo os objetivos apontados pelo planejamento estratégico, é hora de analisar os caminhos para o seu alcance, que a tática em si.
Assim como a estratégia deve ser produzida com base na realidade da empresa, a tática deve pensar em soluções que não são impossíveis de implementar.
Buscar soluções
Ligado ao tópico anterior, temos o seu segmento, que podemos descrever como as soluções. Cada caminho pode apresentar os seus desafios.
Por exemplo, se a marca deseja inaugurar 5 novas lojas no período, um dos caminhos é tornar a marca mais forte, mas esse conceito é bem amplo e pode esbarrar em alguns problemas, como a falta de recursos.
Logo, uma solução, e que estaria representada no plano tático, seria fortalecer a presença nas redes sociais, elevando o conhecimento da marca e por consequência aumentando as vendas, o que causaria a demanda por novas lojas.
Pensar em quais ações podem cumprir essas soluções
Faz parte da tática pensar de maneira conjunta o planejamento tático e operacional.
As ações precisam ser funcionais e de fácil entendimento dos setores.
Voltando ao exemplo utilizado acima, temos um planejamento tático voltado ao setor de marketing, com a definição apresentada, podemos pensar no plano operacional, através de ações como: criar materiais para as redes sociais, postar 5 vezes por semana etc.
Caso essas ações estejam distantes da realidade da empresa ou do setor, o planejamento tático deve ser repensado.
Se atentar ao tempo
O plano tático de uma empresa é uma ferramenta de médio prazo. Por conta disso, é necessário delimitar um tempo para a sua implementação e conferir se ele está sendo seguido.
A ordem do tempo deve ser a seguinte:
- O plano estratégico que representa os objetivo macro tem a sua materialização a longo prazo, sendo idealmente de no mínimo 3 anos;
- O plano tático vai ajudar na organização da marca e dos setores a médio prazo, por cerca de 1 a 2 anos;
- Já o planejamento operacional deve estar focado no curto prazo, definindo as ações a serem realizadas durante o ano ou em cada semestre.
Monitorar
Com o planejamento tático implementado, é hora de cuidar da sua monitorização, para isso os diretores podem seguir os seus próprios KPIs de desempenho.
O monitoramento constante garante que o planejamento operacional concorda com o planejamento tático elaborado e que por consequência também deve concordar com o planejamento estratégico.
Avaliar os resultados e repetir o processo
Ao fim do período indicado, o plano tático deve ter os seus resultados avaliados, conferindo se as ações propostas por ele foram cumpridas e de que maneira o plano operacional se desdobrou a partir delas.
Com isso, um novo ciclo do planejamento tático poderá ser iniciado, corrigindo os erros do seu anterior e esse alinhando novamente com aquilo que ficou definido pela estratégia.
Exemplos de planejamento tático
Para reforçar o seu entendimento sobre o nível tático organizacional separamos alguns exemplos de sua aplicação em diferentes setores com base em uma meta fictícia apresentada pelo planejamento estratégico:
- Aumentar em 20% a produção no período de 3 anos.
Produção e serviço
O nível tático, relacionado a área de produção e serviço, poderá definir estratégias para que isso seja alcançado, como:
- Aumentar o número de colaboradores;
- Comprar mais maquinário;
- Terceirizar parte da produção,
Financeiro
Para o setor financeiro, podemos ter as seguintes visões táticas que guiarão o planejamento operacional:
- Buscar novas fontes de recurso;
- Identificar possíveis perdas de capital;
Marketing
O marketing é um importante setor para a execução do planejamento tático e operacional, dentro dele, e considerando o plano estratégico, podemos ver as seguintes táticas:
- Aumentar o número de leads;
- Montar um serviço personalizado de compra;
- Veicular propagandas em meios tradicionais.
Segurança
Se a empresa tem como objetivo o crescimento, isso significa que os riscos também aumentarão, por conta disso, ela deve elaborar um planejamento tático que envolve a segurança:
- Reforçar a segurança de dados da empresa e dos clientes;
- Identificar riscos potenciais que podem acabar despercebidos;
Recursos Humanos
Por fim, como último dentre os exemplos de planejamento tático temos os exemplos ligados ao setor de Recursos Humanos, que ajuda no crescimento ordenado da empresa:
- Contratar novos colaboradores;
- Oferecer treinamentos para otimizar a produção;
- Fortalecer a cultura organizacional, fazendo com que os colaboradores assimilem o momento de crescimento.
O planejamento tático garante o alcance dos objetivos da empresa
Como você viu, o planejamento tático é parte fundamental dos planos de uma empresa que deseja implementar suas metas de maneira ordenada e eficiente.
Para o colocar em prática é necessário compreender sua posição dentre os outros tipos de planejamento: o estratégico e o operacional.
Sem a aplicação gradual de cada um dos tipos de planejamento, a marca terá dificuldade para alcançar suas metas, já que eles são complementares.
O planejamento tático é uma ferramenta que faz parte da gestão empresarial, e se você deseja continuar aprimorando os seus processos com relação a ela, não deixe de conferir outros conteúdos como esse no blog da Oitchau.