planejamento estratégico do RH

Como usar análise de dados para planejamento estratégico de RH?

A análise de dados é uma moderna e eficaz aliada do planejamento estratégico de RH. Ela é capaz de trazer uma série de benefícios para o setor e para a empresa, no geral, ao impactar sobre a produtividade, promover economia e indicar tendências.

Com auxílio de ferramentas modernas e que realizam a análise dos milhares de dados envolvidos no trabalho do RH, este departamento pode encontrar indicativos quanto a sua atuação e eventuais mudanças necessárias.

Nos últimos anos a análise de dados revolucionou as atividades e as estratégias de diferentes setores. Com o RH isso não é diferente. Veja como ela pode ser útil, como funciona e como promovê-la.

O que é planejamento estratégico de RH?

O planejamento estratégico corresponde ao alinhamento entre as atividades do departamento e os objetivos estratégicos da empresa. 

A partir dele o setor de Recursos Humanos se torna capaz de reconhecer as necessidades empresariais no que se refere ao capital humano. Assim, atua de modo a supri-las e a garantir o bem-estar dos colaboradores.

Por exemplo, é por meio do planejamento estratégico que o RH se torna capaz de reconhecer o aumento do absenteísmo e, em contrapartida, desenvolver medidas que o controlem.

Essas medidas podem ser o desenvolvimento de novas políticas de benefícios ou a melhoria dos processos de seleção. Isso sempre dependerá dos motivos que levam ao problema.

Contudo, nem sempre é fácil reconhecer as causas, consequências e remédios para cada situação. Por isso, a análise de dados entra como uma aliada que é capaz de simplificar a visualização de cenários, as tendências e as medidas necessárias.

O que é análise de dados?

A análise de dados corresponde ao processo de coleta, organização e análise de dados diversos para extrair informações.

Considere que tudo gera dados. Por exemplo, as marcações de ponto, os atrasos, as horas extras e faltas. Igualmente, o tempo necessário para a execução de tarefas, as avaliações, os resultados, as metas, etc.

New call-to-action

Por meio da análise de dados, que hoje pode ser feita por meio de ferramentas dotadas de Inteligência Artificial (AI), o setor pode reunir essas informações e tirar conclusões delas.

Por exemplo, ver tendências de comportamento. Ou reconhecer alterações que requerem medidas.

Em resumo, a análise é uma forma de reunir milhares de dados que a princípio não se conectam ou não dizem nada para transformá-los em informação. Com ela, o RH pode fazer seu planejamento estratégico ao:

  • Compreender o perfil dos colaboradores;
  • Fazer uma pesquisa de clima organizacional e o nível de satisfação dos colaboradores com o ambiente de trabalho;
  • Identificar tendências comportamentais e do mercado de trabalho, etc.

Como a análise de dados pode ajudar no planejamento estratégico de RH?

A análise de dados se mostra de grande importância para o planejamento de estratégias pelo setor de RH. Confira algumas serventias e benefícios de aplicá-la.

Adaptação de processos

A análise de dados pode ajudar a identificar problemas nos processos de RH, como recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento. Com as informações decorrentes dela, o RH pode implementar medidas que os otimizem. 

Por exemplo, ao analisar os dados de desempenho dos funcionários, o RH pode identificar padrões que demonstram a necessidade de revisar as políticas de avaliação de desempenho.

Redução de custos

A análise de dados também é útil na redução de custos. Isso acontece naturalmente ao perceber situações que geram gastos desnecessários ou a existência de atividades que podem ser automatizadas e economizar tempo e recursos.

Por exemplo, ao indicar o aumento na rotatividade, o que gera custos enormes na rescisão contratual e ao abrir a necessidade de novos processos seletivos. Assim, o setor pode desenvolver estratégias que visem mitigar essa rotatividade.

Aumento da produtividade

Outra aplicação da análise de dados no planejamento estratégico do RH se refere à identificação de fatores que atrapalham a produtividade. Por exemplo, o nível de engajamento ou brechas referentes à falta de qualificação dos colaboradores.

Diante disso, pode tomar medidas, como o desenvolvimento de  programas de treinamento específicos.

Assertividade nas políticas de gestão de pessoas

A efetividade das políticas de gestão de pessoas pode ser avaliada pela análise de dados.

Com base nas informações obtidas, o RH pode ajustá-las para garantir que elas estejam alinhadas com os objetivos da empresa e que gerem felicidade aos colaboradores.

Desenvolvimento de estratégias

A análise de dados pode ajudar o RH a desenvolver estratégias para atrair, reter e desenvolver talentos.

Por exemplo, o RH pode analisar os dados de turnover para identificar os motivos pelos quais os colaboradores estão deixando a empresa e, então, implementar medidas para reduzir a rotatividade.

O que é preciso para fazer a análise de dados?

Existem alguns passos que são cruciais para que o RH use a análise e de dados em prol do seu planejamento estratégico.

Definição de objetivos claros

Primeiramente, o RH deve identificar quais são os seus objetivos com a análise, a fim de direcioná-la. Por exemplo, lidar com a produtividade ou com a atração de talentos.

Coletar dados, limpá-los e prepará-los

O segundo passo é reunir dados de diversas fontes, como controle de ponto Oitchau, pesquisas de funcionários e avaliações de produtividade.

New call-to-action

Depois, deve-se limpá-los para separar os úteis daqueles inúteis e prepará-los para eliminar repetições, etc.

Escolher as ferramentas adequadas

Existem diversas ferramentas de análise de dados que podem ser utilizadas pelo RH. 

Por isso, cabe ao setor analisar quais são as mais adequadas para o número de dados ali existentes, para os objetivos existentes e ferramentas já utilizadas no setor e que possam ser integradas para a coleta de informações.

Analisar os dados

As ferramentas devem ser utilizadas para aplicar técnicas estatísticas e de visualização que tragam informações relevantes para o planejamento estratégico de RH. 

Por exemplo, é possível utilizar a análise de regressão para identificar correlações entre variáveis. Já os diagramas de dispersão são úteis para a visualização de padrões.

Interpretar os resultados

Por fim, cabe a interpretação das informações obtidas por meio da análise de dados. 

Elas trazem indicações importantes para o RH, que deve desenvolver seu planejamento estratégico com base nessas informações concretas e adaptar seus processos.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau