6 dicas de como tornar sua comunicação assertiva com sua equipe

Descubrar como aplicar a comunicação assertiva na sua equipe e como evitar erros.

A comunicação assertiva é a entrega de uma afirmação, em que os colaboradores e os seus superiores conversam em cima de suas certezas, em relação a algum acontecimento da empresa.

Não existe necessariamente um certo ou errado, mas é fundamental para iniciar o debate que as afirmações sejam postas em reunião.

Pode parecer uma tarefa fácil, mas se não forem aplicadas corretamente podem causar um efeito contrário ao esperado. Confira o que abordaremos neste artigo:

  • O que é comunicação assertiva?
  • Quais as principais características?
  • As 6 dicas para aplicar com a sua equipe.
  • Quais são os erros cometidos na aplicação?
  • Qual a importância para a empresa?

Boa leitura!


O que é comunicação assertiva?


Quando os líderes e colaboradores conseguem se comunicar mostrando os seus pontos de vista, de maneira mais pontual e plausível, com o intuito de não causar desconfortos e nem ruídos de comunicação.

É o momento em que expressam abertamente o que pensam, lembrando sempre que cada pessoa possui sua individualidade e versões que se diferem.

Por isso a comunicação assertiva da empresa, precisa ser motivada da maneira correta, para que os feedbacks e sugestões sejam colocados de maneira respeitosa e profissional.

Quais as principais características?


Ao saber como identificar se a comunicação assertiva está sendo feita da maneira correta, é preciso estar atento se as características estão sendo levadas em consideração. É preciso ter:

Escuta ativa


É quando realmente se está disposto a escutar o que os demais estão a dizer, não precisa concordar com a fala do colaborador ou líder, mas é preciso se atentar aos detalhes e realmente prestar atenção ao que é dito.

Inteligência emocional


A capacidade de lidar com as emoções, na psicologia, é a maneira em que a própria pessoa aprende maneiras de  cuidar dos próprios sentimentos. 

Passa a identificar quando algo não vai bem, e na sequência já sabe como resolver a questão para se manter emocionalmente estável.

Cuidado com o gestual


É preciso ter cuidado com os gestos durante a sua fala, o mover das mãos, do corpo. Postura e uma boa articulação deixam o discurso com mais credibilidade e confiança.


Criar alternativas

Não demonstra discordância de maneira que pareça ser algo em relação a pessoa, mostre que tem haver com o situacional, pode acabar causando um efeito contrário aos colega de trabalho e ficar um clima organizacional instável no local.

Pensar em soluções


Empecilhos sempre irão surgir, mas não podem se tornar grandes problemas, realizar uma boa gestão de conflito e direcionar outros caminhos, reduz a chance de ruídos prevalecerem.

Criar um ambiente acolhedor e de respeito

Quando os colaboradores se sentem acolhidos e sabem que a sua fala será respeitada, acabam ficando mais confortáveis e confiantes em expor a própria opinião. 

E assim é criado um ambiente de trabalho mais humanizado, os colaboradores passam a se sentirem mais motivados, como resultado a produtividade e entrega aumentam.

Realizar um discurso menos racional

Quando se trata da comunicação assertiva é preciso usar mais a questão sentimental, ter o emocional mais aflorado na fala, para causar uma identificação e empatia nos colaboradores.


Seguindo essas características é possível criar um discurso mais claro, objetivo e de acordo com o cenário do momento.

As 6 dicas para aplicar com a sua equipe

A maneira que a comunicação assertiva for aplicada vai influenciar muito na prática diárias e nos momentos que a empresa se reunir para as reuniões. Acompanhem essas dicas:

  1. Ter um intermediador

Assim, caso surja algum empecilho o intermediador cuidará disso, ajudando com que consigam se expressar da melhor maneira possível e que nenhum colaborador deixe de falar.

  1. Se atentar a compreensão


Por mais que seja o líder, ninguém consegue adivinhar o que a outra pessoa sente,nem o que está passando. Então antes de tirar conclusões precipitadas, compreenda que você e os outros possuem tempos diferentes.

Cada um terá sua maneira de se expressar, o próprio tempo, o próprio jeito e também lida com os próprios sentimentos, por ser um ponto delicado vale agir com cautela.

  1. Aceite Feedbacks


Estar aberto a críticas, elogios, sugestões e feedbacks é fundamental para criar uma conexão com a equipe. Da mesma forma que os avalia e passa seu ponto de vista, eles também podem fazê-lo. Assim todos evoluem juntos.

  1. Tenha empatia


É se colocar no lugar do outro e dentro da comunicação assertiva é interpretar sem julgamento o que outro colaborador estará compartilhando, respondendo e tratando da mesma maneira que gostaria que fizessem com você.

  1. Busque sempre evoluir


Falhas e conquistas fazem parte de qualquer processo, incluindo a comunicação, e neste caso deve incentivar que a equipe esteja sempre melhor e também buscar maneiras de melhorar a si mesmo.

Pode ser iniciar algum esporte, começar uma receita nova, ler um livro, escolher uma pós ou curso livre, sair mais com os amigos. E além dessas coisas rotineiras também buscar se desafiar para encontrar a sua melhor versão.

  1. Use palavras técnicas


A inclusão de palavras assertivas contribuem para o processo de conversa, como “eu acredito”, “eu posso”, “eu quero que aconteça…”, “ eu discordo porque..”, entre outras que mostram a sua firmeza e clareza de discurso.

Essas são as principais dicas para ter uma boa comunicação assertiva com a sua equipe, mas vale lembrar que erros ainda podem ser cometidos, é importante evitá-los e também tentar impedir que ocorram.

Quais são os erros cometidos na aplicação?

Estamos inertes a cometer erros, mas também podemos evitar que eles aconteçam e por isso separamos os erros mais comuns cometidos na aplicação da comunicação assertiva.

  • Não fazer o que fala;
  • Não aceitar a opinião do outro;
  • Interromper a fala dos colaboradores;
  • Não aceitar sugestões;
  • Não estar aberto a feedbacks;
  • Nunca mudar de opinião.

São falhas que você deve se afastar e revertê-las caso aconteçam, tudo pode ser mudado e restabelecido desde que a cautela seja mantida.

Qual a importância para a empresa?

A comunicação assertiva possibilita a otimização de tempo, por ser uma conversa que vai direto ao ponto e sem enrolações, feita de maneira clara e respeitosa, na qual é aplicada o emocional e o aflorar de sentimentos.

Os colaboradores podem se sentir mais confortáveis ao saber que serão ouvidos e tratados com cautela pelos demais colegas e superiores, isso estimula que novas mudanças sempre surjam na empresa.

É preciso colocar em prática o que for acordado, pois se o colaborador sugere e as coisas sempre se mantêm as mesmas, acaba causando um efeito contrário e negativo. Portanto só realize essa comunicação quando realmente estiver aberto a sugestões.

É importante para que todos evoluam junto como equipe e como pessoa dentro da empresa, assim a produtividade e qualidade dos serviços só irão aumentar e os funcionários estarão sempre motivados a entregar o seu melhor.

Veja também: Procrastinação: como mudá-la dentro da empresa?

Gostou das dicas sobre capital humano? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram !

Enviar comentário

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau