Produtividade do time comercial

Produtividade do time comercial: 6 dicas para aumentar!

A produtividade do time comercial não está se apresentando conforme o esperado? Pois saiba que existem estratégias que podem mudar esse cenário em poucos e simples passos.

Além disso, elas podem ser interessantes para equipes que aparentam ter um bom desempenho. Contudo, por que não apostar em questões que podem melhorá-las ainda mais? Abaixo, confira dicas de como fazer a produção do time comercial disparar.

Sumário

Como aumentar a produtividade do time comercial: aprenda estratégias indispensáveis

Produtividade do time comercial

O sucesso da equipe comercial é indispensável ao sucesso, crescimento e lucro da empresa. Afinal, é ela que está em contato com os consumidores. Da mesma forma, é a venda que permite que a empresa faça negócios e venda.

Portanto, ela está no cerne do sucesso empresarial. Por isso a produtividade dessa equipe é indispensável. Abaixo, então, veja dicas e estratégias essenciais para fomentar a produção dos vendedores da sua empresa.

Use um sistema digital de ponto

Em primeiro lugar, aposte no uso de um sistema digital de ponto. Ele é um sistema automatizado, inteligente, rápido e prático. Afinal, ele permite que a marcação seja feita de qualquer lugar (por aplicativo ou no quiosque na empresa).

Nesse sentido, considere que isso pode livrar seus colaboradores que trabalham com vendas externas de perderem tempo indo à empresa apenas para fazer a marcação de ponto. Igualmente, permite que haja o cumprimento da lei sobre controle de ponto.

E não para por aí! O cartão de ponto digital, como o da Oitchau, traz muitas facilidades. Afinal, assim que o trabalhador faz a marcação do ponto há registro automático dele no sistema.

Com isso, o sistema não só atualiza a marcação. Ele atualiza eventuais horas extras e banco de horas ou descontos por atrasos e faltas. Dentro do sistema é possível ter informações sobre justificativas de ausências, com a anexação de documento digital que as justifiquem.

Ainda, dentro do sistema o colaborador e gestor podem fazer negociações sobre períodos de férias ou faltas programadas. O uso do banco de horas também pode ser negociado dentro do sistema.

Com tudo isso, sua empresa mantém um registro completo de informações sobre o colaborador. Ao mesmo tempo, dá a ele maior liberdade, eis que pode usar o tempo de deslocamento à empresa para visitar clientes e fazer vendas.

Por isso, não deixe de considerar aplicar à empresa o sistema digital Oitchau, que é o mais moderno, rápido e seguro que existe no mercado.

Melhore o relacionamento com o cliente

Outro ponto essencial para melhorar a produtividade da equipe e vendas é melhorar o relacionamento com o cliente. Para isso, é indispensável que outras estratégias estejam em curso para fins de:

  • Traçar um perfil para os consumidores;
  • Estratégias de marketing personalizadas de acordo com o perfil dos consumidores e ao ponto do funil de vendas em que se encontram;
  • De melhoria nas formas de comunicação da empresa com o cliente, como WhatsApp, telefone, mensagens em redes e uso de bots para respostas automáticas e direcionamento para o atendimento humano;
  • Mapeie possíveis clientes, como outras empresas, e saiba quem são os responsáveis dentro de cada uma delas pelas compras e negociações de produtos do tipo que você comercializa.

Invista na capacitação da equipe de vendas

Produtividade do time comercial

Quando falamos em estratégias para melhorar a produtividade da equipe de venda é impossível deixar de citar a necessidade de capacitação. Em primeiro lugar, é imprescindível que todos os vendedores conheçam os produtos a fundo.

Por isso, assim que eles entram na empresa ou que há lançamento de novos produtos, certifique-se de fazer workshops e outros tipos de reuniões para apresentar em detalhes esses produtos.

Além disso, outras capacitações são interessantes. Por exemplo, custear curso superior em áreas de venda, como Comércio Exterior, Marketing, Administração e outros cursos que se relacionem às vendas.

Da mesma forma, considere cursos que possam melhorar o dia a dia dos colaboradores em relação às atividades deles. Por exemplo, cursos de oratória, de vendas e de relação com os clientes.

Oferte ferramentas e recursos necessários para aumentar a produtividade do time comercial

Ofertar ferramentas e recursos necessários para o dia a dia das atividades é indispensável. Afinal, somente assim seus colaboradores realmente podem garantir o desenvolvimento das atividades com qualidade.

Nesse sentido, considere softwares de vendas. Igualmente, celulares e computadores modernos e com boa conexão. Ainda, materiais que ofertem qualidade de vida aos trabalhadores, conforto e bem-estar.

Desenvolva com a equipe estratégias de venda 

Ainda, outra dica para melhorar a produtividade da equipe de venda com efetividade é desenvolver com ela as estratégias para vender. Isto é, formas de abordagem do cliente, pontos altos do produto que devem ser ressaltados e formas de atração da clientela.

Com isso, você pode pensar em formas efetivas e que já tenham demonstrado sucesso de vendas para que toda a equipe possa aplicá-las. Além disso, dá espaço para que conjuntamente seus colaboradores compartilhem sucessos, erros e ideias de estratégias.

Isso não só aproxima a equipe, como também permite que ela participe mais ativamente das estratégias que podem aumentara a produtividade da equipe de vendas. Além disso, valoriza os colaboradores e ajuda a direcioná-los na hora das vendas.

Tenha uma política de metas justa e clara

Produtividade do time comercial

Por fim, nossa última dica para melhorar a produtividade das equipes de venda é ter uma política de metas justa e clara. Essa política se refere aos prêmios (como em dinheiro, produtos ou benefícios) que os colaboradores conquistam ao fazerem vendas que ultrapassem um valor mínimo.

Note que com isso a sua empresa garante que os colaboradores buscarão o máximo possível de vendas para que, assim, também se beneficiem. Portanto, é importante ter uma política de metas.

Mas, ao desenvolvê-la, lembre-se de que ela deve ser passível de ser alcançada. Em caso contrário, terá efeito contrário. Igualmente, deve ser clara e determinar muito bem quais são os requisitos para premiação e a frequência de pagamento dela.

Isso engaja seus colaboradores e auxilia, da mesma forma, na relação de confiança entre eles e a empresa.

Por isso, não deixe de aplicar essa estratégia e todas as demais listadas acima para melhorar a produtividade da equipe de vendas. Com isso, veja sua empresa crescer e lucrar mais e garanta a longevidade dela.

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