Equipes de alta performance

Equipes de alta performance: o que são e quais as vantagens?

As equipes de alta performance pode fazer maravilhas pela sua empresa. Mas, para que você consiga montar uma é necessário saber quais qualidades caracterizam um grupo como tal e o que a empresa pode fazer para ajudá-las a alcançar esse status.

Hoje você confere, aqui, tudo sobre esse tipo de equipe, quais são suas características, benefícios em tê-la na sua empresa e como ajudar com que suas equipes sejam consideradas como de alta performance e ajam como tal.

Sumário

O que é uma equipe de alta performance?

Equipes de alta performance

Como o nome já dá a entender, é uma equipe que consegue apresentar altos resultados no que diz respeito à qualidade e à quantidade. É possível dizer que ela seria o dream team de qualquer gestor, isto é, o time dos sonhos.

Essas equipes conseguem se desenvolver de maneira que se destaquem perante quaisquer outras. Seus colaboradores conseguem ter um bom relacionamento e tem clara compreensão de suas atividades e das responsabilidades de cada um.

Os pilares dessas equipes de alta performance se revelam na competência no desenvolvimento das atividades, no engajamento ao realizá-las e, também à sintonia que há entre os integrantes do grupo.

Afinal, aqui ocorre algo interessante que se refere ao compartilhamento de valores entre os colaboradores. Isso não quer dizer que não haja diversidade e pontos pessoais, mas que alguns valores principais são compartilhados.

Esse tipo de equipe, para muitos, até parece impossível. Mas saiba, é possível, sim, desenvolver suas equipes de forma que elas alcancem o status de alta performance. Veja como reconhecer uma equipe de alta performance e como sua empresa pode ajudar no desenvolvimento delas.

Principais características de uma equipe de alta performance

Para reconhecer uma equipe de alta performance e saber o que um grupo precisa apresentar para ser assim considerado, separamos abaixo as características principais das equipes de alta performance. Veja quais são!

Liderança bem definida

Primeiramente, uma equipe de alta performance necessariamente tem uma liderança bem definida. Ela se ilustra pelo fato de que todos sabem a quem se direcionar no caso de dúvidas ou problemas que saiam do normal e que necessitem de orientação ou autorização do gestor para as resoluções.

Multidisciplinaridade

Outro ponto muito interessante que caracteriza as equipes que são ditas como de alta performance é a multidisciplinaridade. Ela nada mais é do que a presença de habilidades e conhecimentos diversos no mesmo grupo.

Assim, a soma de todos esses fatores permite que a empresa desenvolva de forma integral suas atividades e, também, lide bem com os problemas que possam aparecer e que exijam novas soluções.

Com isso, eles podem ser mais criativos, bem como lidar com diversos assuntos, pois ali estão presentes várias capacidades, noções e experiências que ao se somarem criam um verdadeiro Megazord para a equipe.

Comunicação de qualidade

Uma equipe de alta performance também conta com uma comunicação de qualidade. Isso quer dizer que todos são capazes de se comunicar de forma não agressiva. Igualmente, a linguagem é clara e compreendida por todos.

A comunicação assertiva é especialmente importante porque é ela que permite o diálogo e a compreensão dos colaboradores entre si. Ela ajuda no trabalho ao invés de criar situações em que a falta de compreensão cria problemas e desentendimentos.

Trabalho colaborativo entre os colaboradores

Da mesma forma, uma equipe de alta performance precisa necessariamente de um trabalho colaborativo. Ou seja, os colaboradores devem ser capazes de trabalhar em equipe, de dividir responsabilidades, bem como de criarem projetos conjuntamente.

Cada experiência, habilidade e capacidade ganham espaço. A construção conjunta é ideal dentro de uma equipe dessas, de forma que todos devem ser capazes de dar e escutar opiniões, bem como de desenvolver ideias suas e dos seus colegas.

Antecipação a questões futuras

Uma das características mais importantes de equipes com o status de alta performance é a possibilidade de se antecipar a problemas e outras questões. Os colaboradores entendem tanto a rotina e as atividades que sabem quais podem ser os entraves.

Com isso, desenvolvem desde logo métodos de resolução desses problemas ou de evitá-los. Igualmente, estão antenados com as tendências da área e por isso sabem sempre como a empresa pode melhorar ou usar as novidades em seu favor.

Autogerência

Por fim, a equipe de alta performance também é capaz de se autogerir, sem precisar sempre buscar a anuência ou a orientação de terceiros. Isso agiliza as atividades e faz com que os colaboradores se sintam mais valorizados, pois podem tomar decisões.

Como a empresa pode promover o desenvolvimento de equipes de alta performance?

Equipes de alta performance

Pois bem, não são apenas os colaboradores que devem apresentar uma atuação específica para construírem uma equipe de alta performance. A empresa também deve atuar para permitir que seus colaboradores consigam alcançar isso.

E como ela pode usar a gestão de pessoas em favor do desenvolvimento de equipes desse tipo é o que você encontra nos itens abaixo:

  • Melhorias no processo de seleção e recrutamento, com análise dos perfis dos colaboradores que já estão na empresa e dos candidatos de forma a encontrar as qualidades que faltam na corporação e, ainda, valorizar os candidatos que resguardem os mesmos valores da corporação e dos seus integrantes;
  • Desenvolvimento de melhores políticas internas, o que inclui políticas de metas, premiações, de comportamento e desenvolvimento das atividades, etc.;
  • Criação de uma política clara com os valores organizacionais da empresa e como é possível colocá-los em prática no dia a dia da empresa;
  • Concessão de ferramentas modernas e realmente efetivas para o desenvolvimento do trabalho deles com qualidade;
  • Adoção de um sistema digital de controle de ponto que seja mais rápido, acessível de qualquer lugar (como pelo celular), seguro e que automaticamente processe as informações.
  • Tenha políticas de avaliação em que tanto a empresa avalie seus colaboradores quanto eles avaliem a corporação. Com isso, é possível que todos saibam os pontos em que podem melhorar.

O sistema de ponto digital ajuda, então, na agilização de processos, economiza o tempo de trabalho, dá maior liberdade ao colaborador (como o externo ou em home office) e segurança de dados, bem como nos cálculos de horas.

Para isso, sua empresa pode contar com a Oitchau, que possui o sistema de controle de ponto mais moderno do mercado

Vantagens em desenvolver equipes de alta performance

Por fim, veja as vantagens de desenvolver equipes desse tipo. Com elas, a sua empresa:

  • Evita erros;
  • Diminui o turnover;
  • Faz contratações assertivas;
  • Cresce;
  • Lucra mais;
  • Torna-se mais ágil;
  • Desenvolve líderes naturalmente;
  • Melhora o clima organizacional.

Dessa forma, você consegue desenvolver equipes de alta performance na sua empresa!

Enviar comentário

Oitchau - Registro de ponto por reconhecimento facial
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau