livros sobre gestão de pessoas

Livros sobre gestão de pessoas: veja 5 que todo gestor deve ler

Os livros sobre gestão de pessoas podem ser ótimas fontes de conhecimento para aplicar estratégias de gerenciamento de talentos. Por isso, gestores de equipe, bem como o RH, devem estar antenados aos principais.

Afinal, são eles que trazem informações advindas de especialistas que podem melhorar na gestão interna. Além disso, são fruto de anos de estudos, bem como de experiências que demonstram o sucesso das estratégias.

Pensando nisso, separamos, hoje, 5 livros sobre a gestão que todo líder de equipe deve conhecer. Não deixe de conferir e veja onde buscar conhecimento de qualidade e que realmente possa fazer a diferença na empresa.

Sumário

Livros sobre gestão de pessoas: confira 5 opções indispensáveis

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Confira as obras cruciais para a administração de pessoas e não deixe de garantir que os seus gestores estejam a par deles.

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen Covey

A obra que abre a nossa lista de livros sobre gestão de pessoas é de autoria do Stephen Covey, escritor especialista no setor de administração. Esse livro, não à toa, é considerado um best-seller de destaque até hoje.

A descrição que a Amazon traz ao livro, ao divulgá-lo para venda, deixa claro o porquê de sua importância até hoje, uma vez que traz conceitos imutáveis à administração de pessoas:

“O livro de negócios mais importante do Século XX. Presença constante na lista de best-sellers, Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes agora em edição revista e ampliada, para comemorar seus 25 anos. Desde a primeira publicação da obra, muita coisa mudou no mundo empresarial e político. No entanto, os 7 hábitos estabelecidos por Stephen Covey são eternos e imutáveis, guiando e ajudando inúmeras pessoas neste meio século – sejam elas chefes de Estado ou indivíduos comuns.

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes é uma abordagem holística e integrada à solução dos problemas pessoais e profissionais baseada em princípios. Com mais de 25 milhões de exemplares vendidos e traduzido para 38 idiomas, este manual revolucionário nos mostra como alcançar a paz de espírito e adquirir confiança por meio dos alicerces do comportamento humano no caráter e da compreensão dos princípios, não se detendo apenas a práticas”. 

A Estratégia do Oceano Azul – W. Chan Kim

De autoria de W. Chan Kim, teórico sul-coreano da área de negócios. O livro, que foi lançado ainda em 2005, traz dicas de pensamento estratégico que se apresentam ao longo de 264 páginas.

Veja o que ele oferta, conforme a divulgação de venda da Amazon:

“O livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho). Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores. O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. O livro ensina como colocar em prática essa estratégia”.

A Arte da Guerra – Sun Tzu

Esse é um livro milenar, uma vez que seu autor, general, estrategista e filósofo, viveu entre 544 antes de Cristo e 496 a.C. Até hoje esse é um dos livros de gestão de pessoas indispensáveis, pois traz conceitos que se aplicam facilmente até hoje.

O livro, aliás, começa com a seguinte proposta, veja:

“O que faz de um tratado militar, escrito por volta de 500 a.C., manter-se atual a ponto de ser publicado praticamente no mundo todo até os dias de hoje? Você verá que, em A arte da guerra, as estratégias transmitidas pelo general chinês Sun Tzu carregam um profundo conhecimento da natureza humana. Elas transcendem os limites dos campos de batalha e alcançam o contexto das pequenas ou grandes lutas cotidianas, sejam em ambientes competitivos – como os do mundo corporativo – sejam nos desafios internos, em que temos de encarar nossas próprias dificuldades. Se você não conhece a si mesmo nem o inimigo, sucumbirá a todas as batalhas”. 

Inteligência Emocional – Daniel Goleman

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Essa obra de Daniel Goleman também não pode ficar de fora da lista de livros sobre gestão de pessoas. Com lançamento em 1997, é ainda mais importante hoje.

Afinal, a inteligência emocional é uma das principais soft skills que se buscam em colaboradores. Veja o que diz a Amazon sobre o livro na divulgação de venda:

“Publicado pela primeira vez em 1995, nos Estados Unidos, este livro transformou a maneira de pensar a inteligência. Alterou práticas de educação e mudou o mundo dos negócios. Das fronteiras da psicologia e da neurociência, Daniel Goleman trouxe o conceito de “duas mentes” – a racional e a emocional – e explicou como, juntas, elas moldam nosso destino. Segundo Goleman, a consciência das emoções é fator essencial para o desenvolvimento da inteligência do indivíduo. 

Partindo de casos cotidianos, o autor mostra como a incapacidade de lidar com as próprias emoções pode minar a experiência escolar, acabar com carreiras promissoras e destruir vidas. O fracasso e a vitória não são determinados por algum tipo de loteria genética: muitos dos circuitos cerebrais da mente humana são maleáveis e podem ser trabalhados. 

Utilizando exemplos marcantes, Goleman descreve as cinco habilidades-chave da inteligência emocional e mostra como elas determinam nosso êxito nos relacionamentos e no trabalho, e até nosso bem-estar físico. Pais, professores e líderes do mundo dos negócios sentirão o valor desta visão arrebatadora do potencial humano.”

O Gestor Eficaz – Peter Drucker

Por fim, fecha nossa lista de livros de gestão de pessoas outro clássico da área. Essa obra teve lançamento em 1966 e ainda hoje é excepcional para a arte de gerir talentos e equipes. 

Veja o que diz sobre o autor e a obra a Amazon em divulgação de venda:

Os mais de 30 livros escritos por Drucker reúnem três características fundamentais: rigor intelectual, praticidade e profundo conhecimento das tendências administrativas que realmente viriam para ficar. Essas qualidades o tornaram um dos escritores mais lidos em todos os tempos na área de negócios, difundindo como nenhum outro a arte de bem administrar. Drucker foi o precursor daquilo que hoje se convencionou chamar de melhores práticas, muito antes de o termo virar moda, e seus ensinamentos primam pela simplicidade tanto quanto pela eficácia.Uma de suas obras mais importantes ― The Effective Executive, de 1966 ― é um dos melhores exemplos disso”.

Assim, aposte nessas opções de livros para gestão de pessoas e garanta todo o conhecimento que essa atividade e responsabilidade requerem!

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