Foto de uma pessoa segurando um celular, é possível ver apenas suas mãos e o aparelho, assim como a sua tela. Na tela está a imagem de um "pin" que representa uma localização, e a pessoa está posicionando o seu dedo na parte inferior na tela, onde se localiza o dispositivo de biometria, representando o controle de ponto digital, que faze parte do ponto eletrônico para empresas.

Top 15 vantagens de usar um ponto eletrônico para empresas

Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho*, é possível fazer o registro da jornada de trabalho dos colaboradores de 3 maneiras: manual, mecânica e eletronicamente. Sendo o ponto eletrônico para empresas o mais indicado, e é isso o que vamos te provar hoje.

Descubra o que é o ponto eletrônico empresarial, como o controle digital está englobado dentro dele e quais são as principais vantagens de utilizar esses sistemas. Boa leitura!

O que é o ponto eletrônico para empresas e o digital?

O ponto eletrônico é um sistema de registro de horário de trabalho que substitui o tradicional livro de ponto manual ou o ponto cartográfico por uma tecnologia eletrônica. 

Esse sistema permite que os colaboradores registrem sua entrada e saída do trabalho por meio de dispositivos eletrônicos, como leitores biométricos, cartões de acesso, smartphones ou computadores. 

Além disso, o ponto eletrônico para empresas ajuda as marcas a estarem em conformidade com a legislação trabalhista, garantindo que as horas trabalhadas pelos colaboradores sejam registradas corretamente.

Já o ponto digital é uma evolução do ponto eletrônico que está englobada dentro dele, utilizando a tecnologia da nuvem para armazenar as informações sobre o registro e não precisa de um equipamento com um relógio de ponto eletrônico para que os colaboradores façam o registro das horas.

Com o ponto digital, os dados sobre a jornada de trabalho dos colaboradores ficam disponíveis na internet, permitindo que o RH acesse as informações de qualquer lugar e em tempo real.

15 vantagens de usar o ponto eletrônico empresarial

Agora que você já sabe o que é ponto eletrônico empresarial, confira 15 vantagens de optar por sistemas ligados a esse formato de registro de ponto:

New call-to-action

1 – Facilidade de registro

Com o ponto eletrônico, é fácil e rápido fazer controle de jornada empresarial, registrando a entrada e saída dos colaboradores. Basta um único clique no sistema para que a informação seja armazenada.

2 – Redução de erros

Ao utilizar um sistema de ponto eletrônico para empresas, é possível reduzir erros na marcação de ponto, como esquecimentos ou marcações incorretas.

3 – Precisão no registro de horas trabalhadas

Fazendo o controle de jornada empresarial eletronicamente fica mais preciso o registro das horas trabalhadas pelos colaboradores, evitando falhas no cálculo de horas extras e outras informações importantes.

4 – Conformidade com a legislação trabalhista

O ponto eletrônico é uma ferramenta que ajuda as empresas a estarem em conformidade com a legislação trabalhista, garantindo que as horas trabalhadas pelos colaboradores sejam registradas corretamente.

5 – Controle de jornada empresarial

Com o ponto eletrônico, é possível controlar de forma eficiente a jornada de trabalho dos colaboradores, evitando a realização de horas extras indevidas e outros problemas.

6 – Segurança das informações

O controle de ponto para empresas feito de maneira digital garante a segurança das informações, evitando o extravio ou o acesso indevido aos registros de ponto.

7 – Facilidade de acesso às informações

O controle de ponto digital garante também que as informações sobre a jornada de trabalho dos colaboradores fiquem disponíveis de forma fácil e rápida, permitindo que o RH tenha acesso aos dados necessários para a gestão de pessoal.

8 – Gestão eficiente de folhas de pagamento

O uso do ponto eletrônico e do controle de ponto digital permite uma gestão mais eficiente das folhas de pagamento, evitando erros e falhas nos cálculos.

9 – Facilidade de geração de relatórios

Com o controle de ponto eletrônico, é fácil gerar relatórios com informações relevantes para a gestão de pessoal, como horas trabalhadas, horas extras realizadas e atrasos.

10 – Economia de tempo

A utilização do ponto eletrônico e digital economiza tempo na gestão da jornada de trabalho, permitindo que o RH foque em outras atividades estratégicas.

11 – Controle de acesso às dependências da empresa

Alguns sistemas de ponto eletrônico para empresas permitem o controle de acesso às dependências da empresa em simultâneo ao registro da jornada, garantindo maior segurança aos colaboradores e à organização.

12 – Mobilidade 

Com o controle de ponto digital, é possível acessar as informações sobre a jornada de trabalho dos colaboradores de qualquer lugar, utilizando um dispositivo com acesso à internet.

13 – Melhoria na gestão do absenteísmo

O uso do ponto eletrônico e do controle de ponto digital permite uma gestão mais eficiente do absenteísmo, identificando padrões de faltas e atrasos.

14 – Aumento da produtividade

Com o controle de ponto digital, é possível identificar oportunidades de melhoria na produtividade dos colaboradores, como a gestão de horários e o ajuste de cargas de trabalho.

15 – Modernização da gestão de pessoal

Por fim, a utilização do ponto eletrônico em empresas e do controle de ponto digital representa uma modernização da gestão de pessoas, demonstrando aos colaboradores e ao mercado que a empresa está comprometida com a inovação e com a melhoria contínua dos processos internos.

Qual é o melhor ponto eletrônico para empresas?

Para colher todos os benefícios do ponto eletrônico para empresas, é importante contar com a melhor ferramenta, que é a da Oitchau.

New call-to-action

Além de oferecer um registro de ponto fácil e seguro, a ferramenta de ponto eletrônico da Oitchau permite que os colaboradores batam ponto de qualquer lugar, por meio de diferentes métodos, como aplicativo de celular, computador, tablet ou REP integrada. 

O sistema também conta com funcionalidades para controle de horas extras em tempo real, economia na folha de pagamento e proteção contra fraudes. 

O registro de ponto da Oitchau usa tecnologias avançadas de reconhecimento facial e comando de voz, garantindo ainda mais segurança e praticidade para a empresa e seus colaboradores. 

Fora isso, a ferramenta também oferece lembretes para os colaboradores não esquecerem de registrar o ponto, além de verificação antifraude, conferindo identidade, hora do registro e localização por meio de GPS, Wi-Fi, Bluetooth e IP. 

*CLT – Consolidação das Leis do Trabalho

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau