vagas confidenciais

Vagas confidenciais: dicas para essa prática

As vagas confidenciais tornaram-se uma prática comum de várias empresas. Mas para saber utilizar bem essa estratégia e atrair um resultado positivo, a prática necessita de alguns cuidados.

As boas práticas quando se considera vagas confidenciais podem fazer com que o processo de contratação seja mais organizado e objetivo, fazendo com que o setor de recursos humanos gaste menos tempo e chegue até o candidato que deseja para a vaga.

New call-to-action

Afinal, o que são vagas confidenciais e como explorar o máximo em resultados com essa prática?

É sobre isso que falaremos, confira!

O que são vagas confidenciais?

Vagas confidenciais são vagas publicadas por empresas, mas que não apresentam dados sobre qual é a empresa interessada, endereço da empresa ou o salário da vaga.

vagas confidenciais

A princípio, as pessoas podem pensar que a empresa está tentando esconder algo ou que não é confiável, mas vagas confidenciais não representam nada disso, pelo contrário.

Elas existem devido a algumas razões específicas e por isso, são utilizadas.

Por que vagas confidenciais existem?

A prática das vagas confidenciais existe por uma série de motivos. Entenda porque essa modalidade de recrutamento e seleção é utilizada.

1. A empresa não quer que colaboradores internos saibam da vaga

Isso é bastante comum quando uma empresa deseja contratar alguém para uma vaga, antes de demitir um colaborador. Por isso, não pode divulgar a vaga abertamente.

A empresa pode buscar um colaborador para uma vaga que já está preenchida na empresa, antes de demitir quem a ocupa.

2. Concorrência de olho

Quando se tem essa prática, a concorrência não sabe quais são os requisitos para cada posto de trabalho e também não sabe quais são as exigências e competências esperadas.

A empresa consegue manter esses detalhes sobre seus colaboradores fora do olho da concorrência.

3. Processo de seleção mais organizado

A empresa que decide por essa prática consegue receber currículos vindos de um único setor ou de uma única empresa de recursos humanos.

Quando abre totalmente o processo, já pode contar que haverá uma chuva de currículos, vindos de diversos canais, o que tornará o processo de seleção do candidato mais longo e complicado.

4. Empresas de capital aberto

Empresas de capital aberto utilizam essa prática para poderem realizar mudanças organizacionais sem terem problemas com os acionistas.

Como conduzir essa prática?

Agora que você já sabe quais são as razões para a prática das vagas confidenciais, é importante adotar algumas estratégias para colocá-la em prática!

vagas confidenciais

1. Tenha planejamento

O primeiro e mais importante passo é o planejamento. Através do planejamento, consegue-se estabelecer com precisão o que se espera do candidato, quais serão suas funções e como será seu plano de carreira.

Essas são questões que o recrutador deve ter em mente as respostas, uma vez que são questionamentos que podem ser feitos pelo próprio candidato durante o processo seletivo.

É importante que o planejamento seja bem-feito, para não colocar em descrédito o processo seletivo da empresa, bem como a própria empresa em si.

2. Defina os prazos

Estabeleça os prazos de todo o processo. Ou seja, quando o nome da empresa será revelado? A seleção terá quantas etapas e qual a duração de cada etapa?

Quando iniciar o processo seletivo com os candidatos, quais serão as etapas específicas? Em tempos de pandemia, haverá entrevistas online?

Até a contratação final, quanto tempo todo esse processo levará? E o período de adaptação, será de quanto tempo? Será necessário algum treinamento para o novo colaborador?

Todas essas informações, quando claras, passam segurança ao candidato, que então se sente seguro e confiante na empresa durante todo processo.

3. A importância da descrição da vaga

Uma vaga que não será colocada o nome da empresa, é importante que a vaga tenha uma descrição precisa.

Quanto mais detalhista você for na descrição da vaga, maior a chance de curiosos não se interessarem pelo processo, o que fará você economizar tempo.

Mas lembre-se, estamos falando de uma vaga confidencial. Portanto, o nome da empresa deve ser protegido, bem como endereço e e-mail.

Foque na descrição da vaga, mas mantenha as informações da empresa fora do anúncio.

Não esqueça de dar bastante atenção ao perfil da vaga. Ou seja, você deseja um candidato com uma formação específica? Existe um limite de idade? Vai se exigir experiência prévia? Se sim, em qual área e de quantos anos?

Esses são detalhes que devem receber atenção especial.

4. Networking

Uma boa estratégia para vagas confidenciais é encaminhar o anúncio apenas para alguns candidatos que já tenham o perfil traçado para aquela vaga.

Para isso, utilizar a rede de networking pode ser uma boa estratégia, uma vez que já se elimina o grande número de candidatos que não possuem o perfil para aquela vaga.

5. Tecnologia como parceira

Você já deve percebido como as redes sociais têm uma importância gigantesca nas relações tanto pessoais quanto profissionais atualmente.

Tenha a tecnologia como uma parceira nesse processo. Utilize as redes sociais, sites e aplicativos para chegar até os profissionais que têm o perfil mais adequado à vaga.

Há redes sociais específicas, voltadas para trabalho, nas quais é possível ver a experiência daquele candidato, bem como observar quais são suas competências, descritas por ele mesmo.

New call-to-action

Há também o outro lado, muitas pessoas ainda não perceberam que as redes sociais representam uma extensão de sua vida e que muitos recrutadores ficam de olho no comportamento de candidatos nas redes.

Portanto, é importante traçar os dois lados dessa estratégia.

Conclusão

A prática das vagas confidenciais é bastante utilizada por empresas que não desejam abrir a vaga internamente e não querem passar informações para a concorrência sobre seus colaboradores e suas características.

Para isso, é necessário planejamento, uma boa descrição da vaga e utilizar a tecnologia como parceira durante todo o processo.

A empresa conseguirá, utilizando boas práticas, chegar no candidato ideal para a vaga que deseja preencher, por meio de um bom processo seletivo.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau