avaliação de desempenho

8 principais tipos de avaliação de desempenho

A sua empresa realiza avaliação de desempenho? Essa é uma ferramenta muito importante para medir o conhecimento, a destreza nas atividades e a qualidade dos serviços dos seus colaboradores.

Essas avaliações se tornaram indispensáveis nas empresas que querem se manter relevantes. Somente com elas é possível garantir a qualidade dos serviços e os melhores profissionais do mercado. Abaixo, conheça 08 formas diferentes de usá-las.

Avaliação de desempenho: O que é?

avaliação de desempenho

Como o nome já indica, ela é o ato de avaliar o desempenho interno. Ele pode se referir ao desempenho dos colaboradores, da empresa ou das próprias ferramentas que se aplicam.

Nesse artigo nós nos concentraremos nas avaliações que se voltam ao capital humano de uma empresa. Isso quer dizer que analisaremos as formas de avaliar a qualidade dos colaboradores e da gestão.

Existem diversos métodos e metodologias que servem para as avaliações. Cada um deles pode ser interessante e seu enquadramento em uma empresa depende da forma de organização interna e do clima organizacional.

Continue lendo para entender como a avaliação impacta sua empresa e depois confira 08 diferentes tipos diferentes de avaliações.

Qual a importância da avaliação de desempenho?

As avaliações trazem muitos benefícios às empresas e em várias esferas. Elas impactam os colaboradores, os gestores e o departamento de RH. Veja algumas questões importantes que acompanham a promoção das atividades avaliativas:

  • Reconheça pontos positivos e negativos na empresa;
  • Desenvolva novos programas internos para melhorar a empresa de acordo com os feedback de colaboradores;
  • Pense em formas de contornar as falhas que foram identificadas, como o investimento em treinamentos;
  • Aproxime-se do colaborador;
  • Encontre maneiras de valorizar a empresa e os serviços que ela apresenta;
  • Reconheça erros e problemas antes que eles causem impactos realmente negativos;
  • Garanta os melhores profissionais do mercado;
  • Conheça quais são as melhores armas das quais a sua empresa dispõe para a realização dos serviços.

Conheça 8 formas de avaliação de desempenho

avaliação de desempenho

Como dito anteriormente, existem diversas metodologias diferentes para a avaliação interna do desempenho. Algumas se voltam apenas aos colaboradores. Outras permitem que esses também avaliem a empresa ou os gestores.

Confira, nos itens que se seguem, 08 formas diferentes de realizar avaliações internas e garantir todos os benefícios que listamos acima!

1. Autoavaliação

O primeiro tipo de avaliação de desempenho que temos é a autoavaliação. Ela, como o nome já sugere, é feita pelo próprio trabalhador em relação a si mesmo. Ele avalia seu desempenho com bases em perguntas pré-estipuladas.

Essa é uma forma interessante de entender como o colaborador vê a si mesmo. Nem sempre a impressão própria e a imagem que se passa a terceiros correspondem. Essa é uma maneira de conhecer melhor o empregado.

Uma maneira inteligente de usar essa avaliação é combinando-a com outros formatos. A comparação entre a avaliação do colaborador sobre si mesmo e a avaliação dos gestores é uma maneira de entender pontos em comum e outros distoantes.

2. Avaliação 90º

O segundo tipo de avaliação de desempenho que faz sucesso nas empresas é a avaliação 90 graus. Ela corresponde à análise do gestor do desempenho de seus colaboradores. Ela também é conhecida como avaliação direta.

Nesse caso é essencial que o gestor seja objetivo. Para isso o RH pode direcioná-lo, criando um questionário de perguntas e respostas objetivas que foquem no que realmente é importante aqui.

Devem-se deixar questões subjetivas que podem sequer corresponder à realidade de lado. Aqui não se deve pensar no que o colaborador parecer ser e sim no que ele é no dia a dia e como são suas atividades na prática.

3. Avaliação 180º

Seguindo a nossa lista de formatos de avaliações de desempenho dentro de uma empresa temos a 180º. Ela encontra menor espaço nas empresas porque depende de um bom clima organizacional onde os colaboradores fiquem à vontade.

Esse tipo de avaliação se baseia na realização de uma avaliação em conjunto. Dela participam o gestor e o colaborador, que devem chegar a um consenso durante a análise das questões relevantes.

O clima organizacional faz a diferença porque deve existir comunicação, respeito e confiança entre as partes. Quando uma empresa o tem, os colaboradores tendem a ser mais abertos sobre si mesmos.

4. Avaliação 360º

A avaliação do tipo 360º é outra possibilidade que as empresas têm para realizar análises internas de desempenho. Essa é uma forma bastante interessante, eis que todos participam e ocupam todos os papéis possíveis.

Isso significa que nessa hipótese todos os colaboradores e gestores fazem avaliações e são avaliados. O gestor avalia a si mesmo, a empresa e seus colaboradores. Ele é avaliado pelos colaboradores.

Ao final é possível reunir muitas informações, como:

  • A imagem que a empresa passa aos seus colaboradores;
  • A satisfação dos colaboradores;
  • Destaque a pontos – negativos ou positivos – que tenham se mostrado constantes em diferentes avaliações;
  • Formas de melhorar a relação entre colaboradores e deles com a empresa;
  • Como solucionar problemas de gestão de pessoas ou de atividades.

5. Avaliação por competências

A avaliação de desempenho por competências analisa o que o colaborador é capaz de fazer. Considere um cargo de gestor. Quais são os conhecimentos, qualidades e competências que ele deve ter? Nessa hipótese, destacam-se:

  • Comunicação clara e efetiva;
  • Proatividade;
  • Liderança;
  • Soluções de problemas;
  • Inteligência emocional;
  • Conhecimentos técnicos;
  • Especializações.

Todos os cargos, de gestão ou não, possuem competências que são cruciais para o desenvolvimento das atividades.

6. Método da escolha forçada

Esse tipo de avaliação de desempenho ocorre com a escolha, pelo gestor, de frases que descrevem um colaborador. O RH apresenta aos gestores opções específicas e elas geram uma escolha forçada, eis que existem alternativas limitadas e prévias.

7. Método da escala gráfica

Outra forma de avaliação interna do desempenho dos colaboradores é por escala gráfica. Ela usa fatores pré-definidos em um formulário e as respostas geram gráficos precisos.

É como se você conseguisse mensurar em colunas quanto de cada habilidade um colaborador possui. Esse é um método rápido, apesar de dar espaços para subjetividades que possam atrapalhar o resultado final.

8. Métodos de avaliação por objetivos

A última opção para avaliar os colaboradores corresponde ao método de avaliação por objetivo. Ele ocorre pela análise de quais são os indivíduos que se enquadram nas metas e objetivos que a própria equipe desenvolveu.

Por que fazer avaliação de desempenho?

avaliação de desempenho

Existem diversos motivos para que a sua empresa coloque em prática a avaliação de desempenho. Veja quais são as principais e porque usá-las agora mesmo:

  • Conheça seus colaboradores;
  • Direcione de melhor forma os recursos e as políticas de capacitação;
  • Engaje os seus colaboradores;
  • Tenha dados que embasem suas políticas de gestão e de desenvolvimento dos colaboradores;
  • Direcione as promoções por meritocracia de modo mais justo e baseado justamente nos dados das avaliações e da progressão delas;
  • Facilite aos colaboradores conhecerem quais são os princípios e objetivos da empresa e como eles se enquadram ali;
  • Conheça as expectativas dos colaboradores;
  • Desenvolva as políticas de metas e de premiações de forma mais efetiva.

Como comunicar os resultados da avaliação de desempenho?

Infelizmente e naturalmente os resultados das avaliações que você coloca em prática nem sempre serão positivos. Mas, lembre-se, eles se colocam em prática justamente para reconhecer as brechas e falhas da sua empresa.

Porém, isso não quer dizer que lidar com eles será fácil. Afinal, você precisa comunicá-lo aos colaboradores. E, ao fazê-lo, pode criar um ambiente hostil ou minimamente constrangedor, uma vez que estamos falando de erros.

Contudo, existem truques que podem tornar esse momento mais confortável. Confira, abaixo, quais são eles e não deixe de colocá-los em prática.

Seja sincero

Em primeiro lugar, não enrole. Isto é, vá direto ao ponto. Essa é uma reunião para falar de resultados de avaliações, por isso não fuja do assunto. Para isso, comece falando sobre a metodologia de resultados e, depois, apresente-os.

Ressalte os pontos positivos

Ao apresentar os resultados das avaliações, não se esqueça de que existem pontos positivos. E eles devem ser apresentados. Primeiramente, para demonstrar ao colaborador que o esforço dele e seu trabalho são reconhecidos.

Isto é, a empresa não está apenas buscando erros. Ela busca saber como seus colaboradores se destacam de acordo com as habilidades que possuem. Para isso, considere como habilidades a comunicação, cumprimento de metas e prazos. Também, a assiduidade, a participação em projetos e eu interesse.

Apresente soluções para os pontos negativos

Em terceiro lugar, ao apresentar os resultados das avaliações nos pontos negativos, faça-o apresentando soluções para cada um dos pontos. Por exemplo, se for falta de habilidade técnica, automaticamente ofereça qualificação.

Da mesma forma, dificuldades de comunicação podem ser resolvidas com atividades e treinamentos de oratória. Saiba que cada um dos problemas tem uma solução. Por isso, faça a avaliação de maneira positiva.

Em outras palavras, use mesmo os resultados negativos de forma a apresentá-los sempre com a solução para contorná-los. Isso ajuda a demonstrar como é possível superar o atual momento ruim e apresentar resultados muito melhores.

Com isso a empresa instiga os colaboradores ao invés de desanimá-los. Portanto, lembre-se de pontuar os pontos negativos e positivos, bem como apresentar soluções aos primeiros. Igualmente, use palavras e expressões adequadas.

Saiba a opinião dos seus colaboradores

Por fim, utilize o momento de revelação dos resultados ao colaborador como uma foram de ouvi-lo. A opinião dele também é importante e ela pode ajudar a empresa a ver quais são os pontos que merecem sua atenção.

De nada adianta saber onde a empresa se encontra e quais são os pontos positivos e negativos dos colaboradores se ela não sabe quais são as brechas dela enquanto corporação e empregadora.

Por isso, use esse momento para instigar os colaboradores a falar qual é a visão que eles têm sobre a empresa. Igualmente, sobre as políticas de gestão e vantagens e se isso realmente lhes atrai e se mostra atrativo.

Conclusão

A avaliação dos colaboradores, dos gestores e da empresa é crucial para todas as corporações, independentemente do ramo. Não deixe de aplicá-la com um dos 08 métodos acima, que podem trazer mais organização e qualidade às atividades.


Enviar comentário

Oitchau - Registro de ponto por reconhecimento facial
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau