termos do RH

Termos do RH: Conheça os termos listados no dicionário do RH

O ambiente empresarial está sempre se transformando, com novas linguagens, que são específicas de cada área e setor, e com o setor de Recursos humanos não podia ser diferente, os termos do RH, não são tão comuns como outras expressões que são utilizadas em outras áreas, e nem sempre seu significado é conhecido.  

É um dicionário extenso, com variações e significados diferentes, dependendo da área em que ele está sendo aplicado. Quando você escuta falar sobre a ferramenta 5S, você sabe do que se trata? E o conceito de clima organizacional? Esses são apenas exemplos dos termos que são utilizados pela equipe de RH.

Para que você possa conhecer um pouco mais sobre os principais termos e significados, criamos um dicionário especial só com os termos do RH para que você crie familiaridade e entenda os conceitos e aplicações.

Dicionário de termos do RH

5S

Ferramenta que tem sua utilizada direcionada ao planejamento estratégico da empresa, o seu conceito é baseado em 05 palavras japonesas, onde suas iniciais compõem essa metodologia, são elas:

  • Seiri: Senso de utilização
  • Seiton: Senso de organização
  • Seiso: Senso de limpeza
  • Seiketsu: Senso de saúde
  • Shitsuke: Sendo de autodisciplina

5W2H

Uma metodologia que nasceu no setor de qualidade empresarial, que visa a realização de forma sistêmica de uma determinada atividade, tarefa ou projeto, e para isso, são realizadas 07 perguntas sobre o assunto que está sendo abordado:

  • What? (O que?)
  • Who? (Quem?)
  • When? (Quando?)
  • Why? (Por que?)
  • Where? (Onde?)
  • How? (Como?)
  • How much? (Quanto custa?)

A

Absenteísmo

O absenteísmo refere-se à ausência de atividades e/ou funções.

Assessment Management

É um dos termos do RH utilizado para a avaliação de potencial dos colaboradores de uma empresa.

Assiduidade

Refere à frequência ou constância dos colaboradores no ambiente corporativo.

Avaliação (auto, 90°, 180° e 360°)

A avaliação é o processo de avaliação dos colaboradores adotado pela empresa, que pode ser feito nos seguintes formatos:

  • Autoavaliação: O colaborador avalia o seu desempenho, com verdade e coerência.
  • 90°: Avaliação onde o gestor realiza a avaliação do colaborador.
  • 180°: Nesse formato, a avaliação é realizada tanto pelo colaborador avaliado, quanto com o avaliador, de forma que ocorra uma discussão sobre os pontos abordados.
  • 360°: Os colaboradores são avaliados, mas também podem avaliar.

B

Benchmarking

Processo de buscar as melhores práticas que são adotadas no mercado para adoção interna, é um processo de aprendizado de uma prática adotada em outra empresa.

BI – Business Inteligence

Metodologia utilizada em inteligência de negócios para auxiliar a tomada de decisões estratégicas na empresa, a partir da análise dados que são compilados e analisados.

Brainstorming

Processo criado para incentivar a criatividade de forma que as equipes possam discorrer sobre o tema, até que uma solução seja encontrada.

Break Ever Point

Ponto referente à produção ou de venda, que a empresa consegue chegar ao ponto de lucratividade desejado.

Burnout

Elevação dos índices de estresse dos colaboradores, que possui sinais físicos e mentais, é um termo com alta relevância e grande discussão nas equipes de RH, já que está crescendo o número de colaboradores afetados por essa síndrome.

C

Clima organizacional

Podemos considerar como uma forma de medição, assim como um termômetro, sobre o índice de satisfação dos colaboradores com a empresa em todos os aspectos.

Compliance

Conjunto de práticas e normatizações que visam a promoção do desenvolvimento do negócio a partir de uma série de diretrizes preestabelecidas.

Cultura organizacional

Muito utilizado nas empresas, refere-se ao conjunto de ações e padrões comportamentais que existem em uma empresa.

D

Downsizing

Diminuição da hierarquia da empresa, onde o objetivo central é absorção de etapas, facilitando a tomada de decisão.

Dumping

Termo técnico que se refere à prática, totalmente desleal, onde as empresas comercializam soluções com um preço muito abaixo do que está sendo praticado pelo mercado, visando a desqualificação da concorrência.

E

E-recruitment

Modalidade que utiliza a tecnologia, a partir de ferramentas para realizar a seleção de novos profissionais, é um dos termos do RH que começaram a ser utilizados a partir das inovações tecnológicas para o setor.

F

Feedback

Uma das principais ferramentas de gestão de uma empresa, pois é com seu uso que é possível ter respostas sobre o desempenho, tanto pessoa quanto em relação ao trabalho que está sendo realizado.

H

Headhunter

É o profissional que tem como principal responsabilidade identificar novos talentos para as empresas, de forma que seja possível unir os talentos com as empresas que estão buscando por esse talento.

HR Business Partner

O Headhunter pode também ter essa atuação, já que esse é o profissional que atua em conjunto com o setor de RH e a alta gestão, de forma que seja possível promover o alinhamento com as áreas de negócio da empresa.

I

Interjornada

Refere-se ao intervalo entre uma jornada de trabalho e outra, de acordo com o Art.66 – CLT, onde entre as jornadas é necessário um descanso de 11h, no mínimo.

Intrajornada

Trata-se do período que acontece a alimentação e/ou repouso ao longo da jornada de trabalho semanal.

M

Mentoring

Um dos termos do RH, que fala sobre a mentoria ou sobre o processo de apadrinhamento dentro de uma empresa. Onde um colaborador mais experiente auxilia um profissional recém chegado na companhia.

N

Networking

Muito necessário no âmbito empresarial, é a rede das relações profissionais.

O

Outsourcing

Recursos humanos externos, que auxiliam nas rotinas da empresa.

P

PCCS

A sigla significa, traduzida: Plano de cargos, carreiras e salários, com um objetivo central do estabelecimento de uma política que visa a ascensão dos colaboradores, a partir do seu desempenho ao longo do período de avaliação.

Pesquisa de clima

Ferramenta utilizada no RH para coletar dados, que visam direcionar os olhares para a percepção dos funcionários em relação à diversos aspectos sobre a empresa, inclusive em relação à motivação e ao desempenho.

T

Turnover

Um termo técnico que está tratando sobre a saída de colaboradores de uma empresa, dentro de um período. É o que conhecemos como rotatividade. Normalmente utilizado como indicadores, para analisar e identificar melhores práticas para redução dos índices.

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