Stock Options

Como o Stock Option funciona? Como implantar?

O Stock Option é um formato de remuneração dos colaboradores. Ele é um adicional que pode fazer toda a diferença quando o assunto é produtividade, engajamento e controle de rotatividade. Portanto, pode ser um grande aliado da sua empresa!

Com ele é possível fazer com que os colaboradores realmente se sintam parte da corporação. O crescimento e o lucro da empresa se refletem em benefícios para os empregados. Dessa maneira, é uma ótima estratégia de gestão de pessoas.

New call-to-action

Contudo, sua implementação deve ser feita com cuidado. Abaixo, então, veja como funciona essa estratégia de remuneração. Igualmente, confira seus principais benefícios e como colocá-lo em prática.

O que é Stock Option?

Esse é um conceito que trabalha com remunerações alternativas. Nesse caso, permite-se que os colaboradores – de acordo com o preenchimento de regras específicas – tornem-se acionistas da empresa.

Ou seja, nesse tipo de estratégia remuneratória os colaboradores podem comprar ações da empresa. Com isso, obtêm um quinhão dela e, em caso de valorização das ações, garantem lucros.

Contudo, cuidado: o público-alvo desse tipo de estratégia são os gestores e o pessoal do alto escalão. Não se aplica a toda a empresa. Por isso, requer um plano claro e objetivo.

Esse conceito surgiu como uma forma de engajar colaboradores. Não por acaso ele é geralmente aplicado em corporações que dependam de uma alta performance dos empregados que, por sua vez, também devem ter qualificações diversas.

Aliás, não é qualquer empresa que pode se utilizar do Stock Option. Isso depende da forma de constituição empresarial. Do mesmo modo, é comum que a possibilidade de compra de ações não seja disponibilizada a todos os colaboradores, mas sim aos de alto escalão.

Quais empresas podem fazer uso do Stock Option?

Stock Options
Stock Options. Foto: Canva

As empresas cuja constituição seja como sociedades limitadas não podem fazer uso desse tipo de remuneração alternativa.

Por outro lado, podem usá-la as sociedades anônimas de capital aberto e fechado. Isto é, as que operam ações na Bolsa de Valores e aquelas que as negociam de outra forma, fora da Bolsa de Valores.

A remuneração por ações substitui o salário?

Não! Conforme as leis brasileiras o colaborador não pode abrir mão do salário, que também é inalienável. Portanto, as ações de Stock Option funcionam apenas como uma remuneração alternativa e adicional.

Aliás, nesse caso cabe ressaltar que a empresa não dá aos seus colaboradores essas ações. Ela apenas permite que eles se tornem acionistas, caso desejem, após preencherem requisitos para isso. Dentre eles estão metas e tempo de trabalho.

Ainda, é importante ressaltar que a compra das ações não pode ser obrigatória. Ela é uma liberdade dos colaboradores que podem ou não optar por esse tipo de remuneração.

Por fim, os valores de concessão das ações da empresa para os colaboradores costuma ser inferior que aquele de comercialização na Bolsa de Valores, por exemplo.

As ações permanecem por quanto tempo em posse do colaborador?

Esse é um ponto bastante interessante da estratégia de Stock Option. Afinal, aqui o colaborador, após a compra das ações, não permanece com elas indefinidamente. A empresa estipula um período no qual é possível manter as ações em propriedade do trabalhador.

Além disso, após a compra das ações o colaborador também não pode vendê-las de imediato ou a qualquer tempo. Há um prazo que deve ser superado para que somente depois ele possa vendê-las, por exemplo.

Ainda, há empresas que não permitem a venda e tornam essas ações intransferíveis. Nesse caso, ao retornarem à corporação esta remunera o trabalhador pelo atual preço de mercado dessas ações.

Quais são as vantagens do Stock Option?

São várias as vantagens desse tipo de remuneração alternativa. Confira as principais delas e, depois, veja como colocar em prática na sua empresa!

Produtividade

Em primeiro lugar, esse é um ótimo tipo de estratégia para aumentar a produtividade dos colaboradores. Afinal, quando a empresa cresce no mercado e suas ações valorizam os empregados que possuem ações saem ganhando.

Igualmente, porque na maioria das vezes há regras de que somente quem atingiu um número X de metas pode se valer dessas ações.

Queda da rotatividade

Outro ponto interessante é que o Stock Option auxilia no controle da rotatividade, de modo a diminuí-la. Isso acontece por uma série de motivos.

Primeiramente, porque o colaborador tende a se sentir mais valorizado, bem como passa a se ver como parte da empresa. 

Também, porque a venda ou uso das ações deve respeitar um prazo mínimo. Assim, caso o trabalhador saia da empresa antes dele perderá os investimentos nas ações e a possibilidade de ganhar dinheiro com elas.

Maior satisfação e engajamento dos colaboradores

É natural que a satisfação dos colaboradores, seu engajamento e a gana por vestir a camisa da empresa aumentem quando há esse tipo de estratégia. Isso se dá pela visão da possibilidade de lucro, bem como da aproximação entre corporação e colaboradores.

Como implantar o Stock Option?

Agora que você já sabe as vantagens desse tipo de estratégia, resta ver como colocá-la em prática na sua empresa. Lembrando que essa estratégia não deve ser utilizada caso a constituição empresarial seja como sociedade limitada.

New call-to-action

Estipule quem serão os colaboradores que poderão usar a política de remuneração alternativa

O primeiro passo é determinar quais são os cargos e gestores que poderão fazer a compra de ações. Nesse caso, indica-se a concentração naqueles que são imprescindíveis à empresa e cujos conhecimentos sejam diferenciados.

Estruture um plano de Stock Options

A segunda parte consiste na determinação de um plano claro. Isto é, além de quem pode comprar ações, quais são os requisitos e o prazo para fazê-lo. A validade das ações, a possibilidade de transferi-las e outros detalhes também entram aqui.

Divulgação

Depois de determinar o alvo e as regras do Stock Options, chegou o momento de divulgar a nova política. Tenha um canal de comunicação para dúvidas, bem como promova reuniões para esclarecimentos e demonstração das vantagens da compra de ações para os colaboradores.

Revise o plano

Depois de colocar o plano em prática é importante revisá-lo periodicamente para entender como ele auxilia a empresa e em quais pontos ele pode ser alterado para que alcance ainda mais resultados.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau