enterprise

Empresas Enterprise: Soluções em gestão de pessoas

É muito importante que uma empresa que presta serviços a outras organizações empresariais, num formato conhecido como B2B (Business to Business) tenha em mente que sua carteira de clientes é diferenciada e cada uma delas necessita de soluções próprias. Os casos que geram maior confusão ou insegurança refere-se à empresa enterprise.

New call-to-action

Elas são consideradas empresas diferenciadas em razão das altas transações financeiras realizadas, mas não só por isso. Estão entre suas características o grande fluxo operacional e sua imagem perante o mercado em geral.

Essas empresas merecem especial atenção e cuidado, principalmente quando o assunto é a prestação de serviços, para elas, por outras empresas de gestão de pessoas. Isso porque todas as características especiais devem ser levadas em consideração a fim de que haja a disponibilização de serviços à altura da clientela.

Soluções Enterprise: Como desenvolvê-las

O termo referente às soluções foi cunhado por empresas do ramo de tecnologia que perceberam a necessidade de personalização dos serviços para essas empresas que possuem complexos fluxos de atividades e de operações.

Esse conceito pode ser ampliado para além das empresas que fornecem apenas soluções tecnológicas para as empresas.

Considere que é natural que companhias desse portem tenham muitos colaboradores que estão distribuídos por diversos setores em inúmeras unidades. É possível concluir que a gestão de pessoas necessita, igualmente, de soluções personalizadas e do desenvolvimento de softwares específicos.

Dentre as soluções enterprise é possível citar, por exemplo, o desenvolvimento de serviços personalizados, assim como de softwares e de sistemas operacionais cuja aplicação pode ser feita em larga escala.

Assim, é possível citar exemplificativamente o desenvolvimento de transações customizadas com base no perfil do cliente e da clientela dele, ao número de usuários, que geralmente deve ser ilimitado para dar conta do montante de colaboradores da empresa que necessitam acessá-los.

Outros pontos relevantes e que compõem as soluções específicas para esse tipo de empresa são a gestão de contas personalizada e o desenvolvimento de serviços antifraude, assim como de ferramentas de comunicação e de vendas que sejam compatíveis às atividades da empresa de grande porte.

É preciso se pautar pela automação dos processos burocráticos e que podem ser feitos de forma automática por softwares, liberando os colaboradores dessas atividades repetitivas e utilizando-os de forma mais criativa e produtiva.

Quais são as vantagens das soluções enterprise?

Existem diversas vantagens em e adotar soluções estratégicas e de atendimento únicas que sejam destinadas às empresas de grande porte.

Uma das principais vantagens, que em verdade é um soma de todas as demais, está na possibilidade de simplificação de processos que são de grande complexidade em razão do grande número de pessoas e recursos que são geridos.

Confira os principais benefícios que uma empresa pode obter ao adquirir soluções específicas para prestar serviços às empresas de grande porte, visibilidade e complexidade! Garanta, assim, o auxílio ideal à gestão de pessoas feita e terceirizada por elas e a satisfação do cliente.

1.      Integração dos dados da empresa

A primeira vantagem que pode ser citada em relação à adoção das soluções enterprise diz respeito ao uso de programas específicos à unificação de dados que são utilizados pela empresa.

É possível realizar a integração entre sistemas, centralizando todas as informações em um só lugar, as quais passam a ser disponibilizadas par diversos setores ao invés de monopolizadas por um só.

Ao atender uma empresa que seja considerada uma dentre as grandes do mercado no geral, é importante que haja o desenvolvimento de sistemas que sejam destinados ao atendimento de vários setores diferentes de forma simultânea. Isso não só melhora o acesso aos dados e o uso deles, mas as próprias decisões de estratégias e planejamentos da empresa.

2.      Ferramentas para trabalho remoto

A gestão de pessoas, independentemente do porte ou nicho da empresa, está encarando um grande desafio nesse momento em que a pandemia de Covid-19 forçou a adoção de sistemas de trabalho remoto em home Office.

Soluções em gestão para empresas do tipo enterprise não podem deixar de levar em consideração a necessidade de que os sistemas adotados e oferecidos, como demonstrado no item anterior sejam compatíveis com o acesso em locais que destoam da sede da empresa.

É preciso que a gestão se atente à eventual necessidade de utilização de dados mesmo quando o trabalho não é prestado na sede empresarial. Isso deve se dar com segurança ao mesmo tempo em que deve permitir a acessibilidade, sem percalços à realização das atividades seja de onde for que elas estejam sendo realizadas.

Além da necessidade de garantir o acesso dos colaboradores aos sistemas de dados e informações necessárias ao seu serviço que eventualmente estejam depositadas em um servidor, há outros tipos de serviços que devem ser levados em consideração.

Dentre eles estão, por exemplo, o desenvolvimento ou eleição de sistema de ramais móveis, assim como de aplicativos que permitam a realização de reuniões remotas no formato de videoconferência. Sistemas de nuvem de armazenamento devem ser considerados, assim como outros que sejam característicos do tipo de atividade prestada pela empresa ou setor.

3.      Comunicação eficiente entre unidades

Ao se trabalhar com uma empresa de grande porte nesses moldes outro ponto que não pode ser ignorado é a necessidade de promoção de comunicação eficiente entre todas as unidades da empresa, independentemente do número delas e da distância.

Isso permite que a empresa, independentemente do local em que esteja, haja de forma organizada e num mesmo sentido, evitando contradições ou tomadas de decisões contraprodutivas em relação ao que já se faz em outra filial empresarial.

O diálogo entre gestores diversos, bem como entre filiais e entre a central e suas unidades é indispensável.

A comunicação dentro das soluções enterprise necessita de consideração sobre alguns pontos importantes. Considere o custo de comunicação, assim como a forma como ela funciona e os percalços apresentados por elas.

4.      Segurança dos dados

Quando estamos falando de gestão de pessoas de uma grande empresa que realiza transações financeiras enormes não é possível deixar de considerar a segurança dos dados da empresa e das atividades por ela realizadas, assim como dos clientes com quem ela realiza negócios.

É importante que haja o desenvolvimento de um sistema que seja capaz de resguardar as informações de todas as comunicações promovidas por vias digitais. Além da formação de um histórico com dados e informações pertinentes, há necessidade de afastar a ação de possíveis agentes mal intencionados.

Apresentar a possibilidade de realização de backup e camadas de proteção ao acesso se tornam relevantes quando o assunto é segurança.

5.      Alta produtividade das equipes

A gestão de pessoas sempre leva em consideração inúmeros aspectos. Entre eles estão a produtividade dos empregados e o engajamento deles, assim como a diminuição da rotatividade de empregados.

No caso das empresas de grande porte que realizam transações enormes isso não é diferente. As soluções para elas devem visar a produtividade dos colaboradores, jamais se deixando de considerar que eles são uma parte essencial da manutenção daquela grande estrutura.

Na hipótese em que se adotam soluções importantes que automatizam parte dos processos, facilita-se o acesso em home Office e se concentram as informações em um lugar cujos empregados podem alcançar os dados, a produtividade deles já foi automaticamente impulsionada.

New call-to-action

Existem outras formas de aumentar essa produtividade e otimização de tempo, principalmente com a automatização das tarefas burocráticas que podem ser realizadas por softwares sem auxílio de um profissional para realizá-lo.

Com essas dicas é possível se desenvolver uma estratégia relacionada à prestação de serviços para gestão de pessoal de enterprises. Não deixe de considerá-las para garantir o sucesso da sua empresa ao prestar serviços a essas gigantescas do ramo empresarial.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau