gestão de pessoas

Softwares de gestão de pessoas para grandes indústrias

Assim como os demais tipos de empresas, as organizações industriais necessitam desenvolver planos de gerenciamento dos seus empregados. Para isso, uma ótima opção é o uso de softwares de gestão de pessoas para grandes indústrias.

Um bom software de gestão é aquele que permite que a jornada dos colaboradores seja observada, assim como sua produtividade, períodos de férias, banco de horas e outros.

New call-to-action

Para auxiliar, separamos abaixo as principais vantagens de adoção de um software dessa natureza, assim como separamos alguns que podem auxiliar nessa empreitada. Continue lendo e confira.

Gestão de pessoas para grandes indústrias

Grandes indústrias costumam conter em seus quadros de funcionários centenas ou até milhares de colaboradores. Eles estão distribuídos nos mais diversos setores que vão desde a produção de chão de fábrica até aqueles concernentes à administração, finanças, departamento de recursos humanos e outros.

Gerir os colaboradores que prestam serviço pode se tornar uma tarefa difícil, uma vez que se tratam e inúmeras jornadas, salários e atividades que devem ser prestados.

A adoção de um software dedicado a essa gestão pode ser muito útil para a empresa. Ele não só auxilia no controle das atividades como na maioria das vezes, realizar atividades de forma automática, reunindo dados e utilizando-os para gerar documentos e outras tarefas burocráticas.

Antes de conhecer os softwares que podem ser úteis cabe entender quais são, exatamente, as funções que são abarcadas pela gestão de pessoas e como ela pode ser feita.

Gestão de colaboradores: O que é?

Quando se fala em gestão de empregados deve-se ter em mente que ela é responsável por manter a motivação e engajamento daqueles que prestam serviços à organização. A produtividade desses funcionários e a correta realização dos serviços são indispensáveis ao bom funcionamento empresarial.

Ao gestor deve trabalhar de forma que os empregados se sintam parte da organização ao mesmo tempo em que realizam as atividades de maneira natural, sem necessidade de cobranças constantes.

Para alcançar esse objetivo, o gestor pode se valer de diversas nuances que podem despertar nos empregados cuja gestão ele faz o interesse de realizar suas atividades de maneira correta e sem desvios.

Dentre as ações que podem ser tomadas, por exemplo, está o oferecimento de oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional. Cabe ressaltar que não é apenas a trajetória do colaborador dentro de sua profissão que é observado, mas outros quesitos que podem aumentar a qualidade de vida do empregado.

Estão as proposições de alterações no modo de operação com base na observação de como as atividades são realizadas e no reconhecimento de quais são as ações que podem melhorar o ambiente e as próprias tarefas. Um requisito para que um gestor seja considerado competente é o conhecimento sobre o dia a dia dentro da corporação.

O diálogo com os colaboradores, as visitas aos setores e conhecimento intrínseco sobre o que cada um promove dentro da empresa se tornam cruciais.

Todo esse trabalho pode se tornar mais efetivo quando é acompanhado de sistema de gerenciamento de pessoas, sendo que existem diversos softwares para isso que são disponibilizados inclusive no Brasil.

Sistemas de gestão de pessoas

Para que um sistema destinado a gerir colaboradores de uma empresa, mesmo quando ela corresponder a uma indústria, ele precisa ser capaz de integrar dados que são provenientes de todos os departamentos que a organização possui.

Ele deve ser capaz de realizar algumas atividades burocráticas que demandariam a atenção de um empregado enquanto ela poderia ser aplicada em outras atividades mais importantes e não automatizáveis.

Dentre os setores que tendem a ser mais beneficiados pelo uso de um software desses estão o financeiro e o RH. Isso porque são eles os responsáveis pelo desenvolvimento de importantes documentos como o cartão de ponto e o holerite, assim como pelos pagamentos realizados ao final de cada mês.

Todos os setores da empresa saem ganhando com a adoção de um software de gestão de pessoas, uma vez que todos os colaboradores sofrem influência e reflexos advindos do auxílio que ele presta. Isso se torna mais evidente quando se lembra que o gerenciamento dos colaboradores está diretamente ligado à sua produtividade.

Controle de horas extras faz parte da gestão de pessoas

O controle de jornada dos empregados está diretamente relacionado à gestão desses colaboradores. Além de corresponder a uma obrigação legal que é imposta às empresas com mais de 20 empregados, é possível se utilizar desse dever para outros fins.

Esses outros fins correspondem ao gerenciamento de empregados por meio do controle de ponto, que não mais é limitado à contabilização de horas laboradas para descontos salariais ou acréscimos em razão de horas extras.

O controle de ponto utilizado como ferramenta de gestão de pessoas, então, passa a ser um forte aliado para garantir o cumprimento da política interna de horas extras, assim como para notar eventuais desvios do esperado e, então, consertar o mais breve possível.

No Brasil este controle de ponto é feito, geralmente, pelo uso de relógio de ponto eletrônico, chamado de REP. Esse nada mais é que o maquinário utilizado pela empresa para registro da jornada e que fica localizado na entrada da organização.

As marcações podem ser feitas de diversas formas, mesmo em indústrias. Para isso, podem ser utilizados cartões magnéticos, senhas ou mesmo reconhecimento de biometria fácil ou digital.

Quando esse sistema é utilizado isoladamente ele não permite a contabilização e acompanhamento diário da jornada do empregado. Somente ao final do mês será possível ter conhecimento sobre quantas horas foram laboradas e se as políticas internas foram registradas.

O uso do controle de jornada como ferramenta de gerenciamento pessoal depende do uso, em conjunto com o REP, de um sistema digital, que faz a captação de dados no momento em que eles são registrados e já os torna acessíveis pelos empregados e gestores.

Assim, é possível que haja o acompanhamento das jornadas ao longo de todo o mês, havendo efetividade no anseio de gerenciamento dos empregados por meio do controle de horas.

É indicado que o software escolhido pelas empresas, aqui incluídas as indústrias, para gerenciar os empregados seja acompanhado de um sistema digital de controle de jornada.

Abaixo, separamos alguns exemplos de ótimos softwares que podem tornar sua gestão de colaboradores plenamente efetiva e produtiva para a empresa. Confira quais são e não deixe de considerar implementar esse tipo de programa na sua organização a fim de torná-la mais produtiva e forte perante a concorrência.

Oitchau

O sistema Oitchau oferece modernos e interessantes programas que se prestam a diversos fins. Por meio dele há o efetivo controle da jornada de trabalho dos colaboradores. Isso é feito em tempo real.

O sistema mostra grande segurança e a impossibilidade de fraudes e outras implicações que são decorrentes da alteração e manipulação de dados. Com ele, por exemplo, é possível gerar holerites e cartões ponto com facilidade sem que para isso um empregado necessite empenhar tempo sobre essa tarefa.

New call-to-action

Esse sistema conta com uma plataforma de comunicação interna que facilita os processos e promove o diálogo direto entre empregados e gestores.

Xerpa

Outro sistema que se destaca na gestão de pessoas é o Xerpa, que é útil na eliminação de tarefas burocráticas que passam a ser realizadas automaticamente pelo próprio software de gerenciamento.

Sabendo-se de todas as facilidades e benefícios trazidos por esse tipo de software, não há qualquer motivo para que uma empresa deixe de obter um, o que se traduz em verdadeiro investimento, uma vez que são latentes as melhorias trazidas para as empresas.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau