RH Digital

RH Digital: ferramentas para otimizar a rotina da empresa

Você conhece o conceito de RH Digital? Ele corresponde ao uso de ferramentas tecnológicas para otimizar atividades e rotinas da empresa, tornando-a mais produtiva e melhorar seu crescimento!

Essas ferramentas podem ser utilizadas para diversos fins. Controle de ponto, recrutamento e seleção de novos talentos e plataformas de treinamentos são apenas alguns deles.

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Eles são essenciais para as empresas que pretendem se manter relevantes no futuro próximo e já foram adotados por muitas organizações. É por isso que é preciso atenção para que a modernização ocorra o quanto antes e com ela seja possível melhorar seus serviços e ganhos empresariais.

Como criar um RH digital e quais ferramentas utilizar?

01. Controle digital de ponto

Uma das ferramentas mais importantes para quem quer otimizar os serviços e as rotinas de sua empresa é a adoção de um controle digital de ponto. Ele oferece os mesmos serviços que um controle eletrônico de registro de jornada e se destaca por não parar por aí.

Ele traz inúmeras vantagens que o tornam muito melhor do que os tradicionais controles eletrônicos de jornada.

Um dos pontos de destaque reside no fato de que o REP tradicional permite que as horas registradas, horas extras, faltas e atrasos somente sejam notados ao final do mês. Não é possibilidade de acompanhar esses dados ao longo do mês.

Já o sistema digital de ponto permite que as horas sejam consultadas a qualquer momento pelos gestores, colaboradores do RH e pelo próprio indivíduo a quem os registros dizem respeito.

Esse sistema capta automaticamente o horário registrado assim que ele é anotado digitalmente pelo cidadão.

Outro ponto interessante é que esse tipo de sistema trabalha a partir do reconhecimento digital facial. Isso significa que ele faz uma leitura biométrica do colaborador para identificá-lo e realizar o registro de jornada.

Isso evita fraudes relativas a um colaborador que anota o horário em nome de outro, para beneficiá-lo. Impede que haja a circulação de pessoas desconhecidas e não autorizadas pela empresa.

Outro fator é que mantém o distanciamento social e permite que os colaboradores não sejam obrigados a encostar em lugares de uso comum.

E não para por aqui. Existem diversas outras vantagens em digitalizar o seu controle de ponto com sistemas como o da Oitchau. Um dos principais e que é indispensável para a promoção do RH Digital é o desenvolvimento automatizado de documentos.

Esses documentos correspondem aos holerites e cartões ponto. Fazendo uso de inteligência artificial o sistema é capaz de calcular automaticamente as horas extras, descontá-las ou adicioná-las ao banco de horas e garantir a precisão.

Para isso o sistema pode ser customizado de acordo com a escala e a jornada de cada um dos colaboradores da empresa. Note que isso livra quem trabalha no departamento de RH de perder longas horas desenvolvendo tarefas burocráticas.

A atenção do RH passa a ser outras atividades que podem gerar muito mais ganhos para a empresa e que necessitam de ação e raciocínio humano para isso.

Antes de acabarmos esse item é necessário citar outro ponto estratégico muito importante do controle digital para a criação de um RH Digital: ele pode ser utilizado à distância.

Isso inclui trabalhadores externos. Principalmente, inclui os trabalhadores em home Office, que prestam suas atividades em favor da empresa diretamente de suas casas e que correspondem à tendência trabalhista do futuro próximo.

A sua empresa só tem a ganhar com o uso do controle digital de jornada que transformará a sua gestão de ponto mais ágil, segura e efetiva.

02. Plataformas de treinamento

A concessão de treinamentos para melhor desenvolvimento das atividades pelos colaboradores de diversos setores é uma das responsabilidades do RH.

Essa é uma preocupação que cabe a esse departamento que sempre deve pensar em formas de engajar e desenvolver os colaboradores.

Uma dar formas de fazê-lo e melhorar essas concessões de cursos e treinamentos é pela adoção de plataformas digitais de treinamento. Com elas o colaborador pode participar à distância de aulas e de atividades diversas.

Outro ponto interessante é que esse tipo de plataforma se vale de tecnologias que permitem a aplicação de testes, provas e exercícios diversos à distância.

Conceder treinamentos para os colaboradores é essencial e o RH digital deve se atentar às plataformas de aulas. Com isso é possível engajar os profissionais que vêem nisso um investimento da empresa em suas carreiras.

A possibilidade de treinamento digital ao mesmo tempo cria possibilidades de que outros colaboradores que poderiam ter impedimentos de comparecimento ou deslocamento possam participar.

Outra das vantagens em conceder treinamentos e buscar torná-los mais acessíveis por meio do uso da internet é que isso é um investimento na própria empresa. Os colaboradores adquirem conhecimento, experiência e novas técnicas a partir dessas aulas.

A partir disso é natural que ele aplique os conhecimentos adquiridos nas suas atividades diárias e melhore as ações dentro da empresa, a produtividade e lucratividade.

03. Recrutamento e seleção de novos talentos pelo RH Digital

Um RH digital deve necessariamente se atentar às plataformas de recrutamento e seleção de novos colaboradores.

Elas melhoram os processos de contratação de novos talentos e auxiliam a empresa a acertar na escolha do profissional e alcançar os objetivos traçados inicialmente.

Existem ferramentas de inteligência artificial que fazem a triagem de currículos e a seleção deles, de maneira prévia, de forma automática. Para alcançar esse objetivo elas se valem de informações dadas pela empresa quanto às qualidades desejadas e ao perfil procurado.

Elas auxiliam a empresa a alcançar maior diversidade. Isso porque é possível realizar uma pré-seleção às cegas considerando apenas qualidades profissionais e desconsiderando questões pessoais, gênero, idade e até mesmo local de origem.

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Outro ponto interessante é que é possível realizar as entrevistas à distância ou aplicar testes de qualificações pela internet, antes do encontro para a entrevista pessoal. Isso economiza o tempo da empresa, do RH digital e do próprio profissional.

Podem ser evitados deslocamentos desnecessários pela percepção por meio dos resultados nos testes ou perguntas automáticas de que aquele profissional não se enquadra no que a empresa procura.

Não é possível deixar de se falar na possibilidade de uso de ferramentas online para a divulgação das vagas. Com isso elas podem chegar em novos lugares e aumentar a diversidade dentro da empresa.

Dentre elas estão redes sociais como o LinkedIn e o uso de ferramentas e estratégias de marketing digital para a divulgação de vagas.

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