RH 2021

RH 2021: sua empresa está preparada para o futuro?

Estamos chegando ao final de mais um ano, o que torna crucial que o RH 2021 seja pensado pelas empresas.

O ano que se encerra teve muitas peculiaridades e algumas delas são especialmente relacionadas à prestação de serviços.

A maioria dessas mudanças é fruto da pandemia de Covid-19 e deve manter-se mesmo após o controle da situação com a chegada das vacinas.

É por isso que esse é o momento de reflexão e de desenvolvimento de planos para o próximo ano. É preciso analisar se a sua empresa está pronta e preparada para o futuro e, em caso contrário, como é possível adaptar-se sem demoras.

Continue lendo para entender quais são as tendências que devem ser mantidas e como é possível constituir um RH forte e uma empresa produtiva para o próximo ano.

RH 2021: O que vem por aí?

É claro que a tecnologia está em constante atualização e desenvolvimento. Apesar desse fato existem diversas alternativas que podem ser adotadas pelas empresas para garantir um RH funcional e moderno que reflita a imagem que a organização pretende adotar.

Assinatura eletrônica

O RH 2021 requer ferramentas modernas que levem em consideração o atual cenário e aquele que há de vir e de se desenvolver. Uma das formas de implementar a modernidade no departamento de recursos humanos com sucesso é adotando a assinatura digital.

Ela é uma ferramenta que permite a identificação do colaborador mesmo quando ele presta serviços à distância. Isso se torna mais importante quando temos em vista o cenário que se instaurou nesse ano, em que a pandemia de Covid-19 forçou a adoção do home Office.

Nessa situação os trabalhadores passaram a prestar serviços a partir de suas casas, sem deslocamento até a empresa. Isso se reflete no impedimento de concessão de assinaturas em documentos importantes no dia a dia do RH.

Dentre eles estão cartões ponto, folha de pagamento e até mesmo documentos para realização das próprias atividades de trabalho. Com a adoção da assinatura digital você equipa o RH 2021 de forma a permitir que a distância não seja um entrave.

Tablet de reconhecimento facial

Outro instrumento que o RH moderno não pode deixar de ter em mãos para facilitar seu trabalho é o tablet de reconhecimento facial para o controle de ponto e para a liberação de circulação em espaços.

Ele é muito interessante por reconhecer o colaborador de acordo com características como distanciamento entre orelhas, entre a orelha e nariz e assim por diante. Ele não pode ser manipulado e aumenta a segurança do local e dos cartões ponto.

A importância desse tipo de aparelhagem se tornou maior com a pandemia que exige distanciamento social e que contraindica o uso de aparelhos de forma compartilhada.

Nesse cenário é possível concluir que o sistema de reconhecimento facial como o utilizado pelos quiosques de ponto da Oitchau são mantém a segurança dos colaboradores.

Ele não exige qualquer tipo de toque. O aparelho é ativado com o uso da voz, à distancia e em somente 03 segundos, reconhece quem é o colaborador e registra o horário.

Não havendo certeza de quando a vacina estará disponível esse tipo de aparelho se torna essencial ao RH 2021. Mesmo após a vacinação da população brasileira ele demonstra uma maneira de se precaver a esse tipo de situação.

Ferramentas de gestão online

Conforme já apontamos brevemente, o home Office se tornou uma realidade para as empresas e ele deve continuar sendo colocado em breve no futuro.

Ele já é previsto em lei desde 2017 e antes disso não era proibido, apenas não era devidamente regulado e abria espaço para lacunas judiciais e insegurança jurídica.

A partir da Reforma Trabalhista ele passou a ser previsto pela própria CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) como uma das possibilidades de prestação de serviços por um trabalhador para uma empresa.

Com a pandemia de Covid-19 a adesão das empresas ao formato de trabalho em home Office e à distância aumentou expressivamente. Muitas empresas tinham medo de colocá-lo em prática até então.

Diferentemente do que muitas esperavam o home Office se mostrou uma ferramenta excelente. Diversas empresas notaram o aumento do engajamento e até da produtividade dos colaboradores.

Junto a isso, deve-se considerar a diminuição de gastos com manutenção do local de trabalho, dentre outros.

É por isso que o home Office deve continuar sendo aplicado em grande escala e deve ser considerado pelo RH 2021, que deve manter-se atento a ele. Junto a isso surge a necessidade de uso de ferramentas de gestão online.

São elas que permitem que haja o gerenciamento das atividades mesmo que à distância. Isso inclui a distribuição de tarefas, a construção conjunta de processos e a continuidade das atividades de forma que não sejam afetadas pela distância.

Cabe destacar que essa gestão não se refere a uma equipe ou a uma filial e pode ser aplicada para administrar diversas equipes em localizações igualmente varidas.

Dentro desse ponto é preciso considerar que a ferramenta de gestão deve fazer uso de um sistema digital de controle de jornada como é o da Oitchau. Com ele os trabalhadores que se encontram em home Office não deixam de registrar os horários.

O sistema é disponibilizado para acesso à distância por meio de aplicativo acessado pelo celular ou tablet. O colaborador permanece recebendo suas horas extras e a empresa tem o controle das atividades de maneira mais efetiva.

Esse tipo de sistema não suspende a marcação de ponto para quem continuar trabalhando de maneira presencial na sede da empresa. Para esses colaboradores o quiosque continua sendo válido.

Com esse tipo de sistema de gestão as horas extras são calculadas automaticamente e os documentos como cartões ponto são desenvolvidos de maneira automatizada. Isso evita burocracias que costumam tomar muito tempo dos colaboradores do RH.

O RH 2021 demanda agilidade e que a concentração dos colaboradores seja voltada para as atividades que realmente necessitem de trabalho e raciocínio humano.

Gestão de férias e folgas conjunta

O último ponto que destacamos para as empresas que queiram se modernizar e chegar à melhor gestão de pessoas é o investimento em sistemas que promovem a gestão de férias e de folgas.

Esses sistemas permitem que eventual folga programada (ou necessidade de ausência) seja informada ao gestor pelo colaborador.

O sistema registra todos os pontos quanto ao pedido de folga, concessão ou negativa e permite a apresentação de atestados e outros documentos que justifiquem uma ausência.

Não há perigo nem do RH perder esses documentos e nem do colaborador fazê-lo, eis que eles ficam registrados no sistema.

O mesmo espaço é concedido para a gestão de férias, aviso delas, identificação de férias a vencer e outras questões importantes sobre esses períodos.

Esses sistemas permitem ao RH 2021 que haja esse controle e gestão de jornada, férias e folgas de forma customizada de acordo com o tipo de jornada e escala de cada um dos colaboradores.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau