O ponto digital surgiu como uma solução simples, eficiente e de valor justo para as empresas que buscam simplificar a rotina do RH.
No entanto, vale a pena ressaltar que, ao adquirir esse tipo de sistema, é preciso garantir que ele esteja de acordo com as regulamentações das portarias 1510 e 373 do MTE. A empresa passa a contar com uma maneira segura e precisa das informações sobre as jornadas de trabalho dos seus colaboradores, independentemente do segmento em que atua.
Abaixo, falaremos mais sobre o que é, quais os modelos de relógio de ponto e ponto digital, além das principais diferenças entre eles. Acompanhe!
Relógio de ponto
Relógios de ponto são instrumentos ultrapassados, mas que ainda são utilizados em algumas empresas para fazer o controle de jornada de trabalho dos colaboradores.
São, geralmente, equipamentos volumosos nos quais o colaborador insere um cartão de ponto e registra sua entrada, saída, intervalos e horas extras.
Ao final de cada mês, o profissional do RH ou do departamento pessoal precisa revisar cartão por cartão, somando as horas trabalhadas e tomando cuidado para descontar atrasos, faltas e saídas antecipadas, bem como a contagem de horas extras, para compor a folha de pagamento.
O relógio de ponto foi utilizado para substituir o registro de ponto manual, aquele no qual o colaborador anotava à mão seus horários em um tipo de livro de registro de ponto. Porém, esse sistema de controle de ponto é altamente ineficiente, pois é possível rasurar os registros, o que contribui para a fraude de ponto.
Além disso, o índice de erros de contagem de horas para a composição da folha de pagamento e o tempo gasto com o retrabalho acabaram se tornando oneroso à empresa.
O controle de realização de hora extra é ainda outro ponto que desfavorece a utilização: ao final do período, muitas empresas tinham que lidar com os impactos financeiros negativos que o relógio causava.
Ponto digital
O ponto digital é uma forma de modernizar o sistema de controle de ponto e garantir a veracidade das informações registradas. Pontos digitais, como o Oitchau, têm as mesmas funções, mas a maneira como o registro é feito faz toda a diferença. Esse sistema apresenta maior flexibilidade e, por causa do avanço da tecnologia e o surgimento de soluções que visam simplificar as rotinas do RH, pode ser usado em dispositivos móveis ou ser integrado ao relógio de ponto.
Quando utilizada em dispositivos móveis, como o smartphone, a tecnologia do ponto digital permite que o gestor seja capaz de acompanhar a jornada do colaborador em tempo real. Além disso, pode ser usado como um canal de comunicação transparente no qual ambos trocam informações, enviam e autorizam solicitações com apenas alguns toques na tela.
Para o RH, a principal vantagem é ter dados consolidados da jornada de cada colaborador em mãos ao final do mês. Esses dados são interpretados por um software que disponibiliza, em questão de minutos, a folha de pagamento do período sem erros e com rapidez. Tanto a empresa como o colaborador sabem na hora o quanto será pago.
Quando integrado ao REP da empresa, o ponto digital apresenta total segurança no momento do registro de ponto. As informações sobre a jornada de cada colaborador também são interpretadas e consolidadas automaticamente, facilitando a rotina do RH e eliminando o risco de fraude no controle de ponto.
Relógio de ponto x ponto digital: qual é o melhor
É interesse de toda empresa proteger o seu orçamento e garantir que os colaboradores recebam uma remuneração justa pelo trabalho prestado. Também é interesse de todo colaborador acompanhar sua jornada de trabalho e saber exatamente o quanto receberá ao final do mês.
Sob esse ponto de vista, o ponto digital representa segurança para as duas partes. Além disso, é o melhor recurso para garantir que ambos sejam atendidos em suas necessidades e tenham certeza de que suas informações estão sendo computadas corretamente.