Relógio de ponto online

Relógio de ponto online é a melhor opção para empresas?

O relógio de ponto online representa uma tecnologia que é uma grande aliada das organizações. Neste sentido, inclusive, no mercado há diversas ferramentas desenvolvidas para atender às especificidades dessas empresas. Entre elas, uma das mais essenciais é a escolha do software ideal para o RH.

O uso desse sistema fornece benefícios como redução de custos, aprimora a segurança do negócio, contribui na condução de processos, aumento da qualidade de produtos e serviços, otimiza tempo operacional e possibilita uma análise antecipada e estratégica dos dados gerados.

Sob este contexto, a seguir, neste artigo vamos apontar mais funções e benefícios, além de  mostrar como a implementação do relógio de ponto online pode contribuir para a criação de um diferencial competitivo para os negócios. Acompanhe!

Por que a adoção de um relógio de ponto online é importante para a empresa?

No geral, conforme um negócio cresce, maiores e mais complexos se tornam os relatórios, cadastros e planilhas que devem ser trabalhados pelos colaboradores.

Com o transcorrer do tempo, as atividades se tornam extensas ao ponto de ser necessário contratar vários profissionais para executá-las, e muito provavelmente eles se sobrecarregarão com operações estressantes e detalhadas, o que aumenta a probabilidade de erros.

planilha Controle de Horas e Folha de Ponto

É nesse cenário que as plataformas de ponto online se tornam essenciais para o desenvolvimento de uma empresa, pois a aquisição de uma ferramenta adequada a sua realidade, propõe diversos benefícios para a gestão de pessoas e otimiza as tarefas, o que acaba proporcionando mais resultados positivos para a organização.

Quais são os seus benefícios?

1. O relógio de ponto online reduz as falhas humanas

Uma das principais vantagens da tecnologia consiste na minimização dos erros cometidos pelos profissionais. É inevitável que pessoas cometam erros de cálculos ou atrasem algumas entregas, principalmente, em trabalhos estressantes e que precisam de muito cuidado.

No entanto, pequenos deslizes no registro da jornada de trabalho podem causar onerosos problemas legais, acarretar pagamentos abaixo ou acima dos valores, etc — mas não é qualquer método que resolverá esse contratempo.

As chances de erros são eliminadas somente com ferramentas automatizadas como o relógio de ponto online, pois elas entregam todas as fórmulas necessárias para a gestão das rotinas de RH. Com isso, o usuário deverá apenas incluir os dados que deseja calcular. Além disso, também realiza entregas de forma automática ou emitirá alertas sobre prazo, se necessário.

2. Processos mais inteligentes

Como várias operações serão mecanizadas, a velocidade dos processos da companhia será multiplicada, o que aumenta a eficiência e produtividade do setor. A automação das operações também permite que os colaboradores se concentrem nas suas atividades principais, o que aumenta a produtividade e qualidade do trabalho.

Além de otimizar os processos organizacionais, a integração do relógio de ponto online com o sistema já utilizado pela empresa agrega valor às práticas de captação, identificação e retenção dos talentos e perfis mais adequados ao negócio, sempre objetivando aliar as políticas de Recursos Humanos do negócio à sua estratégia de crescimento.

3. Dados mais seguros e confiáveis

A segurança é fornecida de diversas formas. Uma delas consiste no sistema robusto de segurança fornecido junto ao software, o que impede que terceiros ajam de má-fé e subtraiam, deletem ou alterem dados da empresa.

Outra forma de garantir a segurança consiste na organização e centralização das informações. Quando uma organização utiliza somente planilhas Excel para controlar os dados, é possível que dados sejam perdidos ou extraviados, como também que ocorram erros no momento de salvar o documento no computador. Ou simplesmente sejam levados quando o colaborador que operacionaliza é desligado da empresa, sem deixar nenhum histórico registrado e passível de poder ser auditado.

Com a integração do REP com o relógio de ponto online, esse tipo de risco desaparece ao realizar cópias de segurança e salvamentos automáticos, além de centralizar e organizar automaticamente os documentos, o que torna mais fácil a sua procura e acesso.

4. Refina a tomada de decisões na empresa

O sistema tem o objetivo de auxiliar na tomada de decisão de forma rápida e segura. Nele, as informações são coletadas, processadas e transformadas em diversos relatórios e indicadores, os quais possibilitam medir e acompanhar os resultados.

De acordo como que é levantado, a empresa terá como realizar um plano de ação que permita demonstrar o impacto do desempenho dos talentos profissionais no resultado geral da organização. Além disso, os dados são atualizados em tempo real, o que permite que o gestor altere rapidamente as suas decisões caso os resultados alcançados não sejam os desejados.

5. O relógio de ponto online abre o caminho para a implementação de People Analytics

Não se trata de uma realidade de grandes empresas ter alguém que faça a análise dos dados gerados por plataformas de ponto online. A necessidade de se antecipar na compreensão dos motivos para os principais problemas das organizações tem tornado cada vez mais vitais. Sem a adoção de um sistema digital, não será possível o reconhecimento desses colaboradores de forma assertiva e muito menos a mensuração dos resultados para entender o que os torna engajados, produtivos e felizes no ambiente de trabalho.

6. Permite que os recursos sejam customizados

É plenamente possível customizar planilhas de Excel e utilizá-las na empresa, entretanto, elas não são capazes de apresentar os recursos adequados para realizar atividades típicas de um departamento. Por exemplo, ferramentas básicas conseguem gerar alertas de férias a vencer, como também gerenciar férias coletivas, controlar afastamentos, entre outras funcionalidades mais complexas.

7. Permite que os recursos sejam customizados

É plenamente possível customizar planilhas de Excel e utilizá-las na empresa, entretanto, elas não são capazes de apresentar os recursos adequados para realizar atividades típicas de um departamento. Por exemplo, ferramentas básicas conseguem gerar alertas de férias a vencer, como também gerenciar férias coletivas, controlar afastamentos, entre outras funcionalidades mais complexas.

Além disso, o relógio de ponto online cruza as informações necessárias, mantém um histórico inteligente de dados e agrega todos esses dados em uma plataforma única que pode ser acessada de qualquer.

Considerações

Por fim, podemos concluir que a adoção desse método é sim uma boa opção para as empresas, pois seus benefícios garantem a produtividade, segurança e agilidade de diversas operações, além de auxiliar a tomada de decisões do gestor.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau