Pessoa marcando ponto em um relógio de ponto empresarial

Relógio de ponto digital para pequenas empresas: quais as vantagens?

O relógio de ponto digital para pequenas empresas da Oitchau pode oferecer diferentes vantagens para este tipo de organização.

Tais benefícios se aplicam tanto na questão de gestão de jornadas até para políticas internas de gestão de pessoas.

Essa ferramenta é de grande auxílio em diferentes tipos de empresas, independentemente do tamanho ou da atividade em que estão inseridas.

Por isso, hoje convidamos você a conhecer mais sobre ela e a entender porque ela é uma solução para sua empresa.

Conheça agora mesmo todos os benefícios do uso de um relógio de ponto do tipo digital na sua empresa.

Conheça sua forma de funcionamento, sua aplicação e como ele pode ser um grande aliado na gestão interna e no cumprimento de leis.

O que é um relógio de ponto digital?

O relógio de ponto é o sistema pelo qual é possível realizar a gestão de tempo dos trabalhadores.

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Nele, eles marcam o horário de entrada e de saída, bem como de início e final dos intervalos.

No caso do relógio digital, trata-se de uma versão mais moderna e que permite acesso por diferentes meios.

Por exemplo, por quiosque de marcação presencial na sede da empresa. Igualmente, por aplicativo de celular para marcação remota.

Pequenas empresas precisam fazer o controle de jornada dos trabalhadores?

A resposta depende de inúmeros fatores. Conforme a lei, somente são obrigadas a fazer o controle de horas dos colaboradores as empresas que tenham 20 funcionários ou mais. Note, porém, que ela não proíbe que as demais empresas o façam.

Além disso, é importante ressaltar que ainda que a lei limite a obrigatoriedade de controle de horas para apenas algumas empresas, a necessidade de remunerar o trabalhador pelo labor extraordinário cabe a todas.

Ou seja, mesmo que a empresa não faça o controle de jornada, o trabalhador ainda assim tem direito a receber pelas horas extras que prestou. E é claro que um sistema de gestão de horas é ideal para isso.

Ainda, existem diversas vantagens que adotar um registro de ponto digital pode trazer para as pequenas empresas. Confira, no tópico abaixo, quais são as principais delas.

Quais são as vantagens do relógio de ponto digital para pequenas empresas?

Abaixo você encontra as 8 principais vantagens que um relógio de ponto em formato digital oferece para a sua empresa.

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Por isso, confira quais são e saiba porque adotar essa ferramenta se tornou indispensável para corporações modernas!

1 – Garanta o correto pagamento das horas extras

Como dito acima, ainda que a lei não obrigue empresas com menos de 20 funcionários a fazerem o controle de horas. 

Ela determina que todos os empregados que extrapolarem o tempo contratual de jornada têm direito ao recebimento de remuneração pelas horas extras.

Sem um controle de ponto isso pode se tornar complicado.

Afinal, como determinar se houve prestação de labor extraordinário? Como contabilizá-lo e garantir que o pagamento ocorra de maneira correta?

Pois bem, a resposta se revela no relógio de ponto digital.

2 – Marcações precisas e com variações

Muitas empresas pequenas adotam sistemas mais simples de marcação de jornada. Por exemplo, os relógios cartográficos ou, então, os livros-ponto.

Contudo, essas não são as melhores soluções.

Além do risco de avarias sobre as marcações, também há a questão referente à precisão no registro. Muitas vezes, o controle manual leva o trabalhador a fazer marcações britânicas (sem variações).

E a lei brasileira desconsidera a validade deste tipo de registro.

Outro ponto relevante é que os sistemas, muitas vezes, não têm a capacidade de fazer o registro com exatidão quanto aos minutos e segundos em que ele ocorreu.

Por outro lado, o registro de ponto digital não encontra este tipo de obstáculo.

3 – Automatize os cálculos de horas

Um dos grandes diferenciais de um relógio digital de ponto é que ele é capaz de, sozinho e de maneira automática, calcular e organizar os dados de registros.

Ou seja, de indicar o trabalho extraordinário e o valor ao qual ele corresponde.

Note que essa é uma capacidade que tende a melhorar – e muito! – a gestão de tempo.

Não apenas ela, mas o próprio trabalho do RH. Afinal, é possível evitar a perda de tempo para a realização de cálculos manuais em tarefas repetitivas.

Do mesmo modo, isso dá mais garantia no que se refere à precisão dos cálculos.

Os sistemas aplicam os adicionais e não passam por perigos de erros ao calcular as horas e os valores correspondentes.

4 – Consulte as horas de jornadas a qualquer momento

Com um relógio de ponto digital os gestores e trabalhadores podem consultar, a qualquer momento do mês, as jornadas até então prestadas. Isso não ocorre na marcação cartográfica ou manual, em livro.

Por isso, o sistema digital dá mais informações e não restringe a época em que é possível ter acesso a elas. Isso é útil para a aplicação de políticas internas e para a organização empresarial.

5 – Evite fraudes ao registro de horas

Com um sistema digital, é possível evitar que um colaborador se passe por outro no momento da marcação de horas.

Por isso, é uma maneira de evitar fraudes, que ocorrem em todos os tipos de empresas: das menores às maiores.

6 – Mantenha os dados devidamente protegidos

O relógio de ponto digital permite à empresa não apenas evitar manipulações nas marcações, mas também protege os dados contra extravios ou rasuras.

Eles ficam na nuvem, com a maior segurança possível.

7 – Geração automática de dados

Além de realizar os cálculos de banco de horas automaticamente, o relógio de ponto digital também tem a capacidade de gerar dados para pagamentos, banco de horas, faltas (justificadas ou não) e período de férias.

Da mesma forma, também gera de maneira automática os cartões ponto e pode interagir com o sistema de holerite digital.

Tudo isso torna sua empresa mais produtiva e automatiza processos burocráticos.

8 – Disponibilidade para diferentes tipos de prestação de serviços

Por fim, o uso de um relógio de ponto digital para pequenas empresas é interessante por permitir, assim, a gestão de tempo e produtividade de trabalhadores internos, remotos e externos.

Desse modo, abarca todos os colaboradores e reúne informações completas para a corporação.

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