Processo seletivo

Processo seletivo: valorizando o time interno

O processo seletivo é crucial para que a sua empresa possa crescer e desenvolver com qualidade as suas atividades e projetos. E uma das formas de fazê-lo é internamente, usando os colaboradores que já estão na sua empresa.

Isso ajuda na valorização do time interno e no engajamento das suas equipes e pode trazer muitos benefícios à sua empresa. Veja, abaixo, como isso funciona e como colocar em prática dentro da sua empresa.

New call-to-action

O que é recrutamento interno?

Processo seletivo

O recrutamento interno nada mais é do que o processo seletivo que se volta aos colaboradores que já prestam serviços às suas empresas. É o remanejamento dos seus quadros e o uso de quem já está ali para exercer novos cargos.

Nesse caso, a sua empresa tem duas opções:

  • Promover um colaborador para exercer um cargo de gestão dentro do que ele já realiza na empresa, com o direcionamento dele para continuar no mesmo setor ou ramo, apenas dando mais responsabilidades e poderes de mando;
  • Outra possibilidade é usar os colaboradores para redirecioná-los completamente de cargo. Aqui você pode usar outras habilidades que ele tenha, os desejos de carreira do colaborador ou uma competência que se encaixe em mais de um setor.

Isso permite às empresas usar de melhor forma as habilidades dos seus colaboradores. E outra questão crucial é a valorização. Abaixo, leia mais sobre as vantagens de optar pelo processo seletivo interno.

Quais são as vantagens do processo seletivo interno?

São muitos os benefícios que optar por esse tipo de processo de seleção de colaboradores pode trazer à sua empresa.

Considere que uma nova equipe será montada ou que um cargo de gestão está vago. Caso você apenas considere profissionais do mercado, de fora da empresa, qual é a impressão que a sua empresa passará às suas equipes?

A resposta se direciona à falta de valorização dos seus colaboradores e à indicação de que os profissionais que estão fora da empresa são mais importantes que eles, não é mesmo? E isso é muito prejudicial.

Já ao optar pela seleção interna de colaboradores ou ao menos dar a oportunidade de seus colaboradores participarem, a valorização se torna evidente. E com ela se apresentam outras vantagens, como:

  • Melhoria do clima organizacional;
  • Engajamento dos colaboradores;
  • Diminuição da rotatividade de colaboradores;
  • Economia à empresa.

Como valorizar o seu time no processo seletivo? Veja como adotar o recrutamento interno

Processo seletivo

Agora que você já sabe como o processo interno de seleção de profissionais pode ajudar a sua empresa, veja como colocá-lo em prática de forma efetiva.

Divulgue a vaga internamente

O primeiro passo para você usar o processo de seleção interno é divulgar a vaga internamente. Em caso contrário seus colaboradores sequer saberão das novas oportunidades.

Aqui você deve considerar tanto os desejos que seus colaboradores têm em relação às suas carreiras quanto à necessidade da corporação.

Muitas vezes os colaboradores entram na empresa para ocupar em uma vaga com o desejo de alcançar, no futuro, a outro cargo. Isso quer dizer que você não deve apenas permitir a seleção interna para vagas no mesmo setor dos colaboradores.

Considere abri-las para todos. O que importam são as habilidades de cada um dos colaboradores e não o que eles exercem atualmente. Essas são questões a serem analisadas em cada caso.

E como fazer essa divulgação interna? A empresa possui inúmeras opções, como:

  • Sessão em mural ou jornal corporativo;
  • Divulgação em comunicados internos;
  • Chat interno;
  • Divulgação em reuniões.

Envolva as lideranças da área na seleção

Continuando os passos necessários para colocar em prática o recrutamento interno, temos a necessidade de envolver as lideranças nessa seleção. Após receber as candidaturas, convide os líderes das áreas para participarem.

Isso evita surpresas desagradáveis ou que o processo atrapalhe o clima interno da empresa.

Seja claro quanto ao desenvolvimento do processo

Quando você opta pelo processo de seleção interno é crucial que haja transparência com seus colaboradores. Se você os convida e dá espaço para que eles se candidatem, eles precisam saber o que está acontecendo.

Em caso contrário o processo interno pode parecer não ser sério ou apenas se tratar de um recurso falso que não dará as oportunidades prometidas.

Deixe claro quais são as etapas do processo, como análise da candidatura, de habilidades e competências, entrevistas, testes e outras questões. Esclareça para eles tudo o que será analisado e o tempo previsto para que isso ocorra.

Dê feedback ao final do processo de seleção

O processo seletivo interno também envolve o feedback aos colaboradores ao final da seleção. Você deve responder perguntas como: quem foi selecionado? O que motivou a seleção? Por que um colaborador foi escolhido em detrimento de outro?

Todas as pessoas que se candidataram à vaga merecem esse retorno. Elas devem saber exatamente o que a fez não ser selecionada e quais foram os seus pontos altos que foram levantados durante a seleção.

Isso permite aos seus colaboradores saberem como eles podem melhorar e quais são as habilidades que eles devem adquirir para que seja possível conquistarem a vaga dos sonhos.

New call-to-action

A sua empresa também pode oferecer capacitação para ajudar o colaborador a, no futuro, encontrar a vaga que eles sempre quiseram. Isso ajuda no engajamento ao mesmo tempo em que permite ao colaborador aumentar a qualidade das atividades.

Use o feedback não apenas durante a seleção

A sua empresa precisa considerar utilizar o feedback sempre e não apenas em momentos em que existem em vagas e cargos em aberto. Isso lhe permite conhecer melhor os seus colaboradores e o que eles sonham para suas carreiras.

Ao abrir uma nova vaga a sua empresa já pode se atentar a quais são os possíveis colaboradores que se interessariam por ela. Outro ponto que se repete do item anterior é que isso pode levar a corporação a dar a capacitação necessária.

Isso significa que a sua empresa ajudará a criar as oportunidades para que o colaborador realmente siga o caminho com o qual ele sonha em sua carreira. E isso ajuda a dar conexão entre os colaboradores e a empresa.

 

Com essas dicas você poderá realizar o recrutamento interno de forma a valorizar os seus colaboradores e dar chances para eles, seja no mesmo setor ou em outros. Isso trará inúmeros benefícios à corporação e melhorará o clima organizacional.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau