Recrutamento interno: como fazer e as principais vantagens

O recrutamento interno se volta para os colaboradores que já fazem parte de uma empresa. Com isso, oportuniza que eles mudem de áreas, conforme seus interesses e habilidades, ou obtenham promoções.

Tão importante quanto o recrutamento externo, essa é uma estratégia não apenas de ocupar um cargo em vacância, mas também de valorizar os trabalhadores que já compõem os quadros empresariais.

O que é recrutamento interno?

Ele é um processo de seleção realizado dentro da própria empresa para preencher vagas em aberto. Ou seja, ao invés de voltá-las às candidaturas externas, a empresa passa a oferecê-las a quem já faz parte de seus quadros.

Portanto, neste caso o recrutador não se volta para fora da empresa, mas sim para dentro dela. Ao fazê-lo, busca colaboradores com interesses e habilidades que sejam compatíveis com as necessidades do cargo vacante.

Este recrutamento pode se dar de duas maneiras. Uma delas é para a escolha de colaboradores que assumirão cargos de chefia, de modo a serem promovidos hierarquicamente. A outra se refere à mudança de cargo, em si.

Tanto em um quanto em outro caso o recrutamento interno exige a realização de um exame admissional. Ele tem como objetivo atestar o bom estado de saúde do colaborador. Também, que ele é compatível com o novo cargo.

Como funciona o recrutamento interno?

recrutamento e seleção

O recrutamento interno se volta para dentro da empresa. Por isso, ele inicia com a abertura de uma vaga e com a divulgação do processo seletivo para ocupá-la.

Junto à divulgação da vaga, a empresa também deve esclarecer quais são as necessidades do cargo e as exigências que ele possui. Igualmente, deve determinar a forma de candidatura, as etapas do processo e o prazo para se candidatar.

Superada esta fase, cabe aos recrutadores analisarem as candidaturas e o que cada candidato tem a oferecer ao cargo que deverá ser ocupado. Em outras palavras, há a análise da relação entre o que a função requer e as habilidades do colaborador.

Outros pontos que podem fazer parte do processo de seleção interno correspondem à avaliação do desempenho que atualmente o colaborador apresenta. Igualmente, a análise do seu alcance de metas e de feedbacks que recebeu.

Por fim, os colaboradores cujas candidaturas se destacaram devem passar por entrevistas e outros procedimentos seletivos. Ao final, a empresa divulga quem foi o escolhido para ocupar o cargo e inicia a transição de função.

Processo de seleção interno: Passo a passo

Existem algumas etapas que fazem parte do processo de seleção interno e, por isso, são indissociáveis do recrutamento interno. São elas:

  • Identificação do cargo que está ou que ficará vago. Isso inclui a análise de quais são as habilidades e competências necessárias e quais podem ser interessantes, adicionalmente, para o seu exercício. Neste ponto, a empresa pode se antecipar para analisar se existem, nos seus quadros, colaboradores com o perfil ideal para ocupá-lo;
  • Divulgação da vaga, de modo que todos os colaboradores saibam do processo seletivo que terá início e de suas exigências. Isso inclui o esclarecimento quanto às habilidades desejáveis, quanto aos requisitos (tempo de empresa, formação acadêmica, etc.), assim como do prazo pra a apresentação de candidaturas;
  • Análise de candidaturas, onde cada candidato é analisado em relação às habilidades e capacidades, bem como ao desempenho que apresenta até então no cargo que ocupa atualmente. Neste ponto, mesmo quem não tem ótimas avaliações pode ser uma opção para outras funções, onde suas habilidades podem ser melhor utilizadas e valorizadas;
  • Seleção de candidaturas de acordo com o que a função a ser ocupada exige. Uma boa estratégia é utilizar softwares de análise de currículos, que também são úteis para seleções externas. Com isso, é possível identificar necessidades da função e habilidades do candidato que sejam compatíveis e ideais;
  • Entrevistas e outros procedimentos de seleção;
  • Divulgação do candidato selecionado;
  • Procedimentos de transição, com treinamento e capacitação do colaborador em relação ao cargo que passará a ocupar.

Tipos de recrutamento interno

Existem diferentes tipos de recrutamento interno e cada um deles serve para situações específicas. Conheça os principais:

  • Promoção: busca recrutar colaboradores que serão promovidos para cargos hierarquicamente mais altos. Acompanha aumento de responsabilidades e de salários;
  • Transferência lateral: não altera o grau hierárquico, mas a função. É interessante para situações em que habilidades de um colaborador são úteis em outros cargos;
  • Sucessão: trata-se do planejamento quanto à ocupação de um cargo que, em breve, ficará vago. Neste caso, geralmente a função possui uma série de responsabilidades bem específicas que, por sua vez, requerem conhecimentos igualmente pontuais;
  • Transferências de filiais: quando a empresa se prepara para uma expansão, ela também pode fazer uso do recrutamento interno. Nesta hipótese, geralmente envolve a transferência de localidade.

Quais as vantagens de ter recrutamento interno na sua empresa?

O recrutamento interno é capaz de trazer uma série de vantagens.

Por isso, o ideal é que tanto ele quanto o recrutamento externo sejam praticados na empresa de modo alternado. Conheça seus principais benefícios.

Prática do plano de carreira

Um dos benefícios em utilizar o recrutamento interno é porque isso permite à empresa colocar em prática o plano de carreira.

Por exemplo, ao escolher um colaborador para ocupar um papel de chefia, ela pratica os passos que estão previstos em suas políticas internas.

Isso também é importante porque gera confiança em relação aos colaboradores e transparência.

Valorização dos colaboradores

Ao optar pelo recrutamento interno em detrimento do externo, a empresa demonstra aos seus colaboradores que lhes dá valor.

Essa valorização fica clara pela preferência aos trabalhadores que já estão ali ao invés de buscar fora da empresa pessoas para ocuparem funções importantes.

Redução da rotatividade

O recrutamento interno ajuda na redução da rotatividade.

Trabalhadores que se sentem valorizados e que percebem que possuem chances de crescimento dentro da empresa tendem a se manter ali ao invés de buscar oportunidades fora dela.

Engajamento

Colaboradores que se sentem valorizados também tendem a se mostrar mais engajados em suas atividades.

Isso acontece especialmente porque eles querem demonstrar trabalho e que merecem oportunidades melhores dentro da empresa.

Economia de recursos

O recrutamento interno é menos custoso que o recrutamento externo. Neste caso, não há necessidade de uma nova contratação, mas de uma adaptação de cargos, o que não requer tantos investimentos.

Adaptação mais rápida

Um colaborador que já faz parte da sua empresa a conhece e sabe como ela funciona, qual é a sua estrutura, quem são os gestores e qual é a cultura que a organização pretende promover.

Isso tudo faz com que a adaptação do colaborador no recrutamento interno seja mais rápida do que na seleção externa, onde tudo será novidade para o profissional.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau