Prescrição trabalhista: saiba o que é POP e como aplicar

A legislação e as leis trabalhistas são sempre atualizadas para se adaptar aos cenários atuais de tecnologia e modernidade. Os formatos de trabalho foram mudando, agora temos modelo híbrido, home office e presencial, por isso a prescrição trabalhista se adaptou.

A legislação e as leis trabalhistas são sempre atualizadas para se adaptar aos cenários atuais de tecnologia e modernidade. Os formatos de trabalho foram mudando, agora temos modelo híbrido, home office e presencial, por isso a prescrição trabalhista se adaptou.

E com isso, as empresas precisam estar sempre antenadas em relação às novas mudanças, para seguir as leis e aplicar regras de maneira correta, além do tratamento legal no ambiente de trabalho, que são adaptados pelo setor de recursos humanos.

New call-to-action

Por isso, reunimos as principais informações em relação à prescrição trabalhista e o procedimento operacional padrão, para elaborar e aplicar de maneira correta na sua empresa. Confira.

O que é um procedimento operacional padrão?


Conhecido como POP, é o detalhamento de todas as necessidades contidas em uma operação, que determina as ações de uma tarefa, sendo assim um roteiro com padronização para ser seguido durante a execução dos processos.

E esse procedimento também é uma prescrição trabalhista, que mantém o foco em seguir um padrão de qualidade em todas as etapas e em qualquer projeto operante. Vamos a um exemplo:

Uma franquia que terceiriza serviços para escritórios de RH, padroniza como será feita a integração, treinamento e entregas de tarefas e que devem ser seguidas igualmente para todos os clientes, mudando apenas o objetivo da empresa.

Se cada franquia decidir trabalhar de um jeito, cada cliente será atendido de uma maneira e será como se várias empresas diferentes estivessem atendendo esse cliente, agora quando se usa o POP, independente da localização ou franquia, o tratamento e forma de trabalho será a mesma, porque tem o padrão a ser seguido.

Assim o POP  é um documento, com instruções que mantém todas essas diretrizes como um passo a passo a ser seguido, de maneira intuitiva e objetiva.

 

Como elaborar o POP? 

Existe um passo a passo definido para fazer a elaboração do POP da sua empresa, que envolve distribuição de tarefas, nomeações, muita organização e principalmente objetividade.

 

  • Escolha o nome do procedimento

    Assim tornará mais fácil identificar qual POP se trata, na hora de partir para a aplicação, correção ou alteração das informações.

  • Localização

    Para identificar onde será aplicado o POP, exemplos: no setor de RH, na área administrativa, em melhoramentos na escala de limpeza, na flexibilização de horários ou em projetos específicos, quanto mais objetivo melhor.

  • Escalar responsáveis e tarefas

    É o momento de definir quais ações precisam ser feitas com um planejamento estratégico, para assim criar um cronograma de tarefas com prazos a serem entregues e por fim, quem será responsável por cada tarefa  e especificar cargos e funções.

  • Responsável pelo monitoramento

    Terá um colaborador responsável pela elaboração da POP, e também pelo controle e monitoramento das ações, para chegar se todas as entregas estão consistentes em relação ao procedimento padrão que foi estabelecido.

  • Analise recursos

    Checar se será necessário utilizar um orçamento para ter recursos materiais, para a execução do procedimento, é preciso listar tudo o que será utilizado, seja itens físicos ou digitais, pois tudo terá um custo e tempo de dedicação.

  • Documentação direcionadora

    Deixar acessível manuais, estatutos ou guias que estabeleçam comportamentos adicionais ao POP, como segurança ou parte técnica, por exemplo.

  • Legendas

    Se houver muitas siglas ou termos técnicos, é preciso ter uma cor, símbolo ou sigla que exemplifique em uma parte do documento o que está sendo dito. Para tornar a comunicação acessível na hora de realizar o procedimento.

  • Etapas do POP

    Espaço para colocar todas as etapas que precisam ser cumpridas no POP, quais são as tarefas, o cronograma, os respectivos responsáveis e todas as ações contidas no procedimento.  o momento de detalhar para finalizar a prescrição trabalhista.

  • Figuras visuais

    Momento de colocar dados mais visuais para a execução de tarefas, como uso de gráficos, fluxogramas que indiquem o nível de dificuldade e complexidade de cada tarefa, deixando visível que precisarão de mais atenção e tempo de execução.

  •  Determinar revisão periódica

    É preciso constar no documento de quanto em quanto tempo, será necessário fazer uma análise e revisão nas ações e entregas realizadas, para checagem da padronização e possíveis alterações para evitar falhas.

     

Quem deve elaborar um POP? 

O colaborador é responsável por todos os setores da empresa, pois este terá experiência e conhecimento hábil para conseguir direcionar todas as tarefas, porque possui mais vivência no setor e tem expertise por diversas áreas.

New call-to-action

Qual a diferença entre POP e It?

O POP traz uma visão mais ampla sobre o processo e a gestão de um todo, já o IT é a Instrução de Trabalho e tem menos foco gerencial, priorizando orientações e as aplicações, que podem ser contidas na POP para manter uma técnica superior.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o Blog da Oitchau.

Veja também: Demissão sem justa causa

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau