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Outstaffing vs Outsourcing: Qual é a diferença?

No RH existem vários modelos de contratação, principalmente para terceirizar profissionais especializados que atuam no modo externo. Assim como funciona no outstaffing vs. outsourcing, que apesar das nomenclaturas e funções similares, apresentam algumas diferenças.

Ambos atuam com profissionais ou escritórios externos que possuem experiência, na área de atuação que a empresa busca um suporte, nenhuma possui vínculo empregatício e nem pagamentos rescisórios.

Essas estratégias apesar das semelhanças, possuem suas singularidades.Mas para identificar as diferenças e qual desses modelos é mais adequado para a sua empresa, vamos tirar suas dúvidas sobre o outstaffing vs. outsourcing. Confira!

O que é outsourcing?

É um modelo de contratação de terceirizados, que atuam com foco na área de contratação do nicho de mercado da empresa. Com o objetivo de ter um trabalho mais especializado e com criação de estratégias que contribuam no aumento da produtividade, na qualidade dos serviços, na organização de tarefas e também na distribuição de ações.

O significado de outsourcing é “fonte de fora” faz todo o sentido com a terceirização, e esse tipo de profissional é exatamente isso, atua fora da empresa mas impacta nas ações internas.

Também pode ser aplicado junto ao BPO Business Process Outsourcing, que significa terceirização de processos de negócio, que mantém o mesmo foco na eficiência de ações na busca de resultados. Como o objetivo principal são as melhorias para gerar novos resultados, podem ser encontrados diversos modelos de outsourcing como: TI, jurídico, marketing, contabilidade.

Como funciona o outsourcing?

Os profissionais de outsourcing estão atualizados sobre uma área em específico, e por conta disso estão mais aptos a criarem as inovações e alterações necessárias nos processos do setor, além de estarem qualificados.

A única questão é que apesar de serem especializados na área, precisam conhecer um pouco mais sobre a cultura organizacional da empresa, para adaptar as atividades de acordo com os segmentos e exigências estabelecidas.

É importante verificar cases, portfólios e referências de mercado antes de fazer a sua contratação, checar a credibilidade, confiança, entregas e ter contato com os profissionais que irão assumir as responsabilidades.

Também pode encontrar várias outsourcing em uma só, pois uma pode indicar outras de especialidade diferentes, como também podem ser feitas parcerias. Como uma de marketing indicar a de T.I. e assim a empresa iria terceirizar duas de uma só vez.

 

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O que é outstaffing?

Outstaffing significa terceirizado, é a extensão de colaboradores, no qual a empresa terceiriza um profissional especializado para trabalhar junto ao seu time de maneira externa, sem vínculo empregatício e sem direitos da CLT.

O foco dessas contratações costumam acontecer quando a empresa precisa de trabalhos temporários para processos, projetos,  demandas específicas e busca um suporte para ampliar os conhecimentos e tarefas que impactam positivamente no crescimento do setor, se torna um ampliador de ações.

Mas assim como no outsourcing, a cultura organizacional precisa estar bem clara, para que o profissional atue de acordo com os seus colaboradores em relação às regras, e identidade da corporação.

 

Como funciona o outstaffing?

Para realizar a contratação é preciso seguir as leis da terceirização, que são a Lei 13.429/17Lei 13.467/17 que citam sobre as responsabilidades, remuneração, requisitos e tempo de trabalho, pois precisa ter prazo e constar que se trata de uma prestação de serviços.

A outstaffing é o braço direito do RH,  porque impulsiona as melhorias nos processos e ações que exigiram a abertura de recrutamento e seleção, o que faz economizar recursos e otimizar o tempo dos processos seletivos, além de contribuir na redução de turnover e retenção de talentos.

Porém como se trata de um profissional, nada impede que a empresa possa querer torná-lo fixo como seu colaborador. Pois um serviço temporário com várias renovações de contrato pode se tornar efetivo. Mas desta maneira a empresa já passaria a ter obrigações legais e realizar mais pagamentos ao contratado.

As vantagens da terceirização é que pode ter os serviços sem vínculos empregatícios, e caso não haja uma boa adaptação e resultados, podem realizar uma nova contratação de outstaffing, sem se preocupar com muitos pagamentos.

O encerramento e renovação podem ser com prazos curtos, por períodos. Assim torna-se mais fácil em caso de novos contratos.

Outstaffing vs. Outsourcing: Qual é a diferença?

Agora que já sabem sobre o funcionamento de cada um, vamos falar sobre as suas diferenças.

Outstaffing é o terceirizado, a empresa contrata apenas um profissional especialista para assumir a área de atividades desejadas, que precisa de um impulsionamento e aperfeiçoamento com prazos determinados e como trabalhador contratado.

Já o outsourcing são os modelos de terceirização, no qual pode ser contratado um escritório que terá mais de duas pessoas para assumirem funções externas para a empresa, como um conjunto de fornecedores da base de conhecimento.

Ambos possuem estratégias e atuações externas sem responsabilidades legais de colaboradores, com prazos temporários, mas o outstaffing envolve projetos pequenos e o outsourcing projetos maiores e que levam mais tempo.

 

Qual devo contratar Outstaffing vs. Outsourcing?

A empresa precisa avaliar qual período de tempo será necessário para o projeto em questão de tempo a ser concluído, número de pessoas, se deseja maior atuação do profissional no dia a dia ou maior distanciamento.

Inicialmente pode começar com o outstaffing se não forem tantas ações e um prazo mais tranquilo de execução. Pode atuar como supervisor ou gerência em contrato temporário.

Agora se forem muitas tarefas e um prazo mais curto de entrega, sem o profissional ter contato direto com os colaboradores, o ideal é contratar o outsourcing.

De acordo com as necessidades, avaliadas pelo RH e gestores da área, poderá descobrir quais desses dois modelos são ideais para a sua empresa. E claro o fator principal é o de recursos, do quanto irá custar e o quanto poderá custear essa contratação.

 

A sua empresa, o modelo ideal é o de outstaffing ou outsourcing?

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